segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Falando de profissões uma ajuda a galera jovem

Galera,
A intenção do blog além das amizades e do futebol é mostrar que as pessoas que curtem futebol não são alienadas e de quebra prestar serviço aos leitores do blog e da comunidade PFC.
E uma das ideias foi falar das profissões onde cada um da comu que esta formado em seu ramo profissional venha aqui falar do seu trabalho e dia - a - dia.
Vou iniciar essa coluna falando da minha profissão que exige muita dedicação e trabalho duro é uma necessidade de conhecer os produtos, o material de que feito, o processo de produção das peças.
Sou Representante Comercial, tenho certeza que o pai da maioria de vocês sonha que o filho seja advogado, médico, engenheiro e etc.
Pois é, não existe profissão inadequada, o que existe é a falta de amor pelo que se faz.
O que faz o Representante Comercial?
Está na própria palavra, ele representa empresas para outros consumidores seja ele Comercio ou alimentando a Industria de matéria prima, ou seja, vendendo os produtos.
Eu especificamente represento ferragens para móveis.
Ai você me questiona, os móveis não são de madeira?
O que compõe o móvel em principal os móveis de alto - padrão são de zamack (ferro), alumínio ou latão.
Entre estas ferragens estão as dobradiças, corrediças, puxadores, aramados e outros.
Existem também nos móveis materiais plásticos, suportes de prateleiras, mata - junta, puxadores (quando se refere a móveis de carregação) e várias miudezas plásticas.
O que é necessário para ser Representante?
Ser maior de idade e que possa constituir uma empresas, com toda documentação que uma contabilidade que virá a ser contratada lhe pedir.
Esses documentos te farão ser um Representante legal de uma empresa, seja ela do ramo que você escolher representar.
Como já disse o que precisa ser feito é conhecer muito bem o produto que está vendendo e procurar conhecer o produto de seu concorrente, especular preços de seu concorrente para saber se você pode brigar de igual para igual no mercado de trabalho.
O escritório de um Representante Comercial em 90% do dia é seu carro, uma vez que fazendo as visitas e fechando pedidos é que seu lucro virá.
Atente bem para seu vestuário, cabelos, hálito e tudo que possa passar de bom a seu cliente.
O Representante Comercial é antes de mais nada aliado de seu cliente, você venderá para ele produto de giro para que você possa em um curto espaço de tempo retirar um novo pedido.
O vendedor ou representante, não pode ser falastrão tem de ouvir e falar na hora propicia.
Acabou aquela história de vendedor que fala mais que a boca e não tem informações técnicas para servir seu cliente.
É importante também saber outras línguas como o Inglês e o Espanhol, uma vez que nós Representantes Comerciais estamos todo ano em feiras e eventos onde se encontra pessoas do mundo inteiro.
Ler é um hábito que nós precisamos muito nessa profissão, os cátalogos de nossas empresas e dos concorrentes tem de ser lidos e interpretados corretamente, para hora que formos questionados por nossos clientes estarmos com a resposta na ponta da língua.
Irá existir momentos que por motivo de lançamento de produtos não saibamos passar a informação, peça desculpas a seu cliente e diga que você irá atrás de informações para suprir a curiosidade do cliente.
Conhecer seus clientes, isso é super importante uma vez que cada pessoa se porta de maneira diferente uma as outras.

Observar atentamente os gostos, o costume de cada cliente lhe fará um aliado forte desta empresa que você está comercializando e também cria de quebra a fidelidade que fará que antes de mudar de produto o cliente entre em contato com você e solicite um desconto para continuar a comprar seu produto e equiparar o valor a concorrência.
Não tocar no assunto, futebol ou religião quando não se conhece a fundo o cliente você pode jogar um cliente em potencial para o espaço. Isso se chama ética.
Quais os cursos universitários que facilitara o Representante?
Não é necessário na verdade um curso superior além do ensino médio, porém o conhecimento é importantíssimo para o crescimento de sua empresa.
Os cursos que são indicados são: Administração de Empresas, com pós em Gestão de negócios.
Marketing, Psicologia e outros cursos.
Importante cursos de vendas com profissionais gabaritados
.
O Caminho das Pedras!
Era tudo um mar de rosas, errado. Para se ter uma carteira de cliente que te sustente é necessário anos de trabalho, nos primeiros 3 anos são os mais críticos para formar sua carteira de clientes.
Essa carteira é sua mina de ouro trate dela como um filho, mostra para seu cliente que você se preocupa com a empresa dele, uma vez que você depende diretamente dela.
Não pense que você não tem patrão, essas empresas são o seu patrão.
Lucratividade!
Nos representantes trabalhamos comissionados cada ramo existe uma politica diferente de comissionamento, existem ramos que te pagam 1% do que você vende.
Ai você me diz, nossa só 1%?
Sim, só que o volume e o valor agregado de cada produto te fará um ganho alto no final de um mês.
Hoje há Representantes com património financeiro maior do que muitas empresas, pra isso exige um bom produto e dedicação.
Amigos, é fácil falar daquilo que se ama quando faz.
Espero que vocês possam conhecer um pouquinho da minha profissão, deixo aberto para perguntas nos comentários, responderei a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Clever!!!
excelente idéia a sua! Muito bom o texto e gostei muito de aprender um pouco sobre a profissão do amigo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Clever,
o anônimo sou eu!!!!
NUNO.