sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Taça Libertadores/ por Ivo

Salve, salve galera e Feliz Ano Novo!!! Pois é, março já está quase chegando, mas não dizem que o ano no Brasil só começa depois do carnaval? E este ano coincidiu de a primeira semana depois do carnaval também ser a primeira semana importante para os principais clubes brasileiros, afinal de contas a Taça Libertadores e a Copa do Brasil reuniram todos eles nessa rodada, exceção feita a Grêmio e Botafogo. Não querendo desmerecer o título da Taça Guanabara do Botafogo, nem os outros clássicos locais dos estaduais, mas a verdade é que por enquanto estes regionais ainda estão meio previsíveis e modorrentos.


Então pra enfim começar o ano com pé direito o Inter estreou em casa na terça contra o Emelec do Equador. O colorado não jogou bem diante de quase 40 mil espectadores (recorde da libertadores no Brasil em 2010). Errou muitos passes na intermediaria adversária e saiu de campo vaiado no primeiro tempo. O time teve a estréia do goleiro veterano Pato Abbondanzieri ex-Boca Júniors. Ele não teve muito trabalho durante o jogo, mas foi incrível como o atacante Quiroz conseguiu entrar livre entre três os zagueiros no começo do segundo tempo fazendo primeiro gol do time equatoriano. A situação só não se complicou mais porque aos 7 minutos Nei fez jogada individual e acertou o ângulo do goleiro. Golaço que acalmou a torcida e o Inter que estavam prontos pra se perder no jogo. O time do Emelec abusou das faltas e da cera pra parar o jogo e levar o bom empate pra casa. O Inter caia nestas armadilhas, Giuliano não jogava bem, Alecsandro isolado, pouco rendia e o time se enervava. Nei saiu pra entrada de Taison, e aí o jogo começou a melhorar. Andrezinho e Walter entraram no lugar dos apagados Giuliano e Edu. Até que aos 42 do segundo tempo depois de muita pressão uma bela jogada Alecsandro recebeu e marcou garantindo os primeiros pontos para o Colorado na libertadores. Resultado melhor que o futebol apresentado.


Na quarta três brasileiros entraram em campo começando pelo Cruzeiro. Jogo duro como já se esperava já que o time mineiro está no grupo mais difícil da libertadores. Thiago Ribeiro abriu o placar no primeiro tempo, mas o time chileno empatou ainda no primeiro tempo. O segundo tempo mostrou um jogo bem diferente, o caseiro árbitro Oscar Ruiz expulsou dois jogadores da equipe chilena e facilitou a vida do Cruzeiro. Não que os jogadores não merecessem, mas já faz tempo que esse colombiano apita com o nome, assim como o nosso Simon. Por isso o considero árbitro geográfico, duvido que apitaria da mesma forma se o jogo fosse em Santiago. Não demorou e o Cruzeiro fez 3 gols e confirmou a importante vitória por goleada assumindo a vice-liderança do grupo.


Mais tarde depois da novela os grandes campeões de 2009 e donos das maiores torcidas do país entraram em campo para a estréia na libertadores. No Rio, decepção nas arquibancadas: menos de 25000 pagantes viram a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Universidade Católica. O jogo não foi fácil, Flamengo levou bola na trave e tudo. Destaque para Leonardo Moura que fez 1 gol e toda a jogada do segundo. Destaque negativo para Willians que foi expulso com menos de 2 minutos de jogo. Expulsão relâmpago.


No Pacaembu relâmpago foi o susto do Corinthians que tomou um gol com menos de 1 minuto de jogo. O empate também veio rápido aos 10 minutos do segundo tempo, Elias um dos melhores jogadores do elenco e que também é um dos menos badalados. O time jogou acompanhado do nervosismo de praxe de toda a libertadores. Defederico não foi bem e no intervalo foi substituído por Souza. Tão surpreendente quanto a alteração foi a atuação do atacante alvinegro que deu assistência para Elias marcar seu segundo gol e garantir a vitória. Ronaldo não foi aquilo que se espera, mas ainda deu algumas arrancadas e mereceu destaque em vários jornais sul-americanos. Uma vitória pra tirar parte da ânsia e da pressão do centenário.


E por fim na quinta o São Paulo perdeu uma bela oportunidade de confirmar o 100% brasileiro na semana perdendo o jogo pro Once Caldas. Rogério Ceni abriu o placar no 1º tempo chegando ao 11º gol em libertadores e se tornando o maior artilheiro do São Paulo nessa competição. São 88 ao todo. O São Paulo tocou a bola com facilidade no 1º tempo e teve boas oportunidades. Mas na segunda etapa o time da casa voltou ligado e Marcelinho Paraíba que não jogava bem recuou uma bola com peito de presente para Santoya. Ele cruzou e Uribe empatou o jogo. A partir daí o jogo mudou, o SPFC afrouxou demais a marcação e os colombianos controlaram o jogo. A virada veio aos 26 minutos com Moreno depois de uma bela jogada em que Jean e Miranda deram mole na marcação. Fim de jogo 2 a 1 pro Once Caldas. Pro time da casa fica a liderança do grupo. Pro São Paulo fica o recorde de Rogério Ceni e a certeza de que poderia ter conquistado um resultado melhor como todos os outros brasileiros essa semana. E enfim parece que 2010 agora pega no breu. Abraço a todos e bom fim de semana.

Nenhum comentário: