sexta-feira, 9 de abril de 2010

Santos o time da vez!!! Por Claudio Ferreia colaborador












Texto: Claudio Ferreira/ Jornalista e nosso colaborador




E se o Santos não for campeão?





O alvinegro da Vila Belmiro surpreendeu o Brasil neste início de ano. Pela fantástica campanha no Campeonato Paulista e muito pelo futebol encantador apresentado. Mas, e se o Santos não for campeão? O que isso trará de conseqüência para o time e até mesmo para o futebol brasileiro?



A pergunta se torna pertinente porque o esporte é resultado. Em nome disso, treinadores adotam esquemas cada vez mais pragmáticos, como a Seleção Brasileira, por exemplo. O Santos está indo na contramão, jogando com pelo menos seis jogadores ofensivos e no máximo dois volantes – e estes não são brucutus, mas os leves Arouca e Wesley.



Uma forma de jogar que já tinha praticamente acabado nos campos - totalmente voltado para o ataque, com improviso, dribles, tabelas e toques de classe. Se o Peixe conquistar o título, tudo bem, merecido. Então a equipe mostra que tem força e maturidade para conquistar o Brasil. Nada muda e, para o bem de todos os amantes do futebol, continua a encantadora forma de jogar do Alvinegro da Vila Belmiro.



Porém, apesar de ter disparado a melhor campanha, e futebol, do Paulistão, o Santos não pode contar com o título ganho. Vai pegar uma grande pedreira nas semifinais, o maior campeão da década, o São Paulo. A camisa do tricolor e a experiência do elenco vão pesar na disputa. Além disso, a equipe comandada por Ricardo Gomes encaixou na hora certa.



Voltando a pergunta, e se o Santos não for campeão? Será que o técnico Dorival Júnior vai abandonar o esquema do time e se tornar mais defensivo? Guardada as devidas proporções, quando o futebol-arte da Seleção Brasileira perdeu a Copa de 1982 para a pragmática Itália, a forma de se jogar mudou em todo o mundo. A força física, a marcação e o esquema tático passaram a falar mais alto que a técnica e o improviso do jogador.



No futebol, o resultado sempre foi mais importante que o espetáculo em si. Porém, a partir daquela Copa simplesmente ‘ganhar’ passou a ser obsessão de todos os times. O pouco de romantismo que o futebol ainda tinha, acabou de vez. Agora, o Peixe resgata a arte esquecida. Mas, e se não for campeão? Será o definitivo fim do futebol-espetáculo?



Por outro lado, se o Santos conquistar o Paulistão, com toda a certeza, Dorival vai manter o padrão de jogo para a seqüência da Copa do Brasil e por todo o Brasileirão. Pode até ser um novo marco no futebol brasileiro. Outros times podem tentar copiar a forma de jogar do Peixe.



Quem sabe o Santos esteja resgatando o futebol-arte que se perdeu em algum lugar do passado. É esperar para ver...

5 comentários:

Unknown disse...

Bom, eu sou santista e mesmo que não seja campeão continuarei orgulhoso, pois essa geração de meninos esta trazendo um grande resultado tambem fora do campo, com apresentações em varios programas como o do jo, eliana, casseta e planeta , etc. Com isso, a marca Santos fica mais forte dispertando o interesse de patrocinadores. Mesmo que não seja campeão esse time não será esquecido, e tambem tem a copa do brasil , brasileiro etc hahahaah

SANTOS EU TE AMO!!!

ass: henrique

Felipe disse...

e se não for campeão?
o time será lembrado da mesma forma, mas sempre com um "mas", o time que brilhou, mas não venceu.

Cleverson Marcondes disse...

parabéns pelo texto...

Unknown disse...

Parabéns Cláudio pela visão, apesar de ser São Paulino também acredito que a grande vitória será do futebol como um todo se o Santos for campeão.
Com certeza vai ser um resgate mostrando que esse tipo de futebol tipicamente brasileiro ainda é competitivo. TOMARA QUE O BRUNE NÃO LEIA MEU COMENTÁRIO.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto Cláudio. Você teve uma visão muito boa. Apesar de ser São Paulino, se o Santos for campeão quem vai sair ganhando é o futebol brasileiro, será uma maneira de mostrar que o futebol jogado pelo Santos, tipicamente brasileiro é competitivo. TOMARA QUE O BRUNE NÃO LEIA ESSE MEU COMENTÁRIO!!!!