quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cuidado com a Laranja. por Marcelo Guimarães













Marcelo Guimarães nosso colaborador



Cuidado com a laranja...






Às vésperas do mundial da África do Sul, um dos principais passa-tempos é a definição de quais seleções deverão chegar longe na competição. Com uma ou outra divergência, a opinião corrente entre os especialistas (pelo menos os brasileiros) aponta quatro seleções: Brasil, Espanha, Inglaterra e Argentina. Esta última chega à Copa depois de uma sofrida classificação nas eliminatórias. No entanto, boa parte da imprensa brasileira inclui os hermanos no grupo dos favoritos baseando-se na boa fase vivida pelos jogadores argentinos em seus respectivos clubes.

Entretanto, uma seleção vem passando despercebida pelos analistas: a Holanda. A “laranja mecânica”, mesmo em um grupo relativamente tranqüilo, realizou uma excelente campanha nas eliminatórias, tendo vencido todas as partidas disputadas.

Dando seqüência à sua preparação para o Mundial, a equipe enfrentou a seleção Mexicana nesta quarta-feira e venceu por 2x1 em amistoso realizado na Alemanha.

O primeiro tempo mostrou que os ditos favoritos devem ficar atentos. Pode-se ver uma equipe bem entrosada, adepta do futebol coletivo, que valoriza a posse de bola e troca passes em grande velocidade. Quando está no ataque, o time holandês se posiciona em um 4-3-3 e explora bastante as jogadas pelos lados do campo. O êxito de tal postura na partida ocorreu, em boa parte, devido ao talento dos pontas (isso ainda existe?) Kluyt, pela direita, e Afellay, pela esquerda.

No meio-de-campo Van Der Vaart comandava as ações e também teve grande atuação. Mas o grande destaque do amistoso foi o atacante Van Persie, autor dos dois gols da equipe holandesa. Vale destacar o segundo, no qual o jogador do Arsenal acertou um belíssimo chute de primeira após cruzamento pela direita do ataque laranja.

A Holanda teve diversas oportunidades claras de gol e se o placar terminasse 4x0 no primeiro tempo não seria nenhuma injustiça. Na segunda etapa, os treinadores de ambas as seleções aproveitaram para fazer experiências e muitas substituições foram realizadas. Daí, o México cresceu na partida e diminuiu a diferença com Hernandez. A laranja, por sua vez, se viu enfraquecida ofensivamente, em especial após a entrada de Huntellar.

Antes das alterações, no entanto, a Holanda apresentou um futebol que merece ser encarado com respeito. Lembremos ainda que a equipe não contou Scheneider, da Inter de Milão, e Robben e Van Bommel, ambos do Bayern de Munique, pois o trio atuou na decisão da Liga dos Campeões da Europa, realizada em Madri no último sábado.


Por isso, digo: cuidado com a laranja...

Nenhum comentário: