sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rodada da Libertadores/ Visão do nosso leitor/ por Ivo...









Ivo, nosso leitor e coloaborador




Salve, salve galera futbolleira última semana decisiva para os clubes brasileiros antes da parada da copa do mundo, e pra começar bem um jogão no Morumbi na quarta entre São Paulo e Cruzeiro.


Talvez os celestes não tenham achado um jogão pelo que aconteceu logo com um minuto de jogo quando Kleber foi expulso num lance com Richarlyson. Muitos vão dizer que o árbitro foi rigoroso demais, que o são paulino enfeitou demais, e etc. O lance é discutível, mas é indiscutível que um jogador profissional e com certa rodagem como Kleber não pode fazer uma jogada forte daquela e ser expulso com 1 minuto de jogo. Independente de o lance ser ou não pra vermelho o fato é que ele assumiu o risco de ser expulso ao abrir o braço daquela forma pra impedir a chegada do jogador tricolor.

E mais, pra quem fala que ele só quis proteger a bola ou que nem falta foi, vale lembrar que apesar de não ter “acertado em cheio” ele olhou Richarlyson antes e esticou o braço pra cima, quando o natural quando se quer proteger uma bola é esticar o braço na altura do peito pra impedir a chegada da marcação. Também não serve como defesa dizer que ele está sendo perseguido pelas arbitragens, desde que voltou ao Brasil ele só participou de duas libertadores com o Cruzeiro e uma Sul Americana pelo Palmeiras, ou seja, tirando os jogos em que ele estava suspenso e não atuou e os que foi poupado, ele deve ter feito uns 20 jogos internacionais no máximo, em três anos. Convenhamos ninguém fica marcado pelas atuações em apenas 20 jogos em três anos.

A partir deste primeiro minuto o São Paulo foi senhor do jogo, a defesa do Cruzeiro que já tinha demonstrado instabilidade no jogo da ida teve outra péssima noite. Júnior César fez uma das melhores partidas com a camisa do São Paulo e após uma bela jogada na esquerda ele tocou pra Hernanes abrir o placar aos 23 do primeiro tempo. Foi um baile do São Paulo que só não fez mais por que Fábio estava em mais uma noite inspirada. No Segundo tempo Fernandão continuou justificando sua contratação e deu mais uma assistência a Dagoberto que definiu o placar aos 8 do segundo tempo.

Graças ao confuso regulamento só 1 dos quatro times que entraram em campo na quinta não poderia ser adversário do São Paulo na semi: o Universidad de Chile. E a quinta mostrou tudo que a libertadores tem de pior e de melhor. Mais cedo o Inter conseguiu se garantir na semifinal ao perder para o atual campeão da libertadores, o Estudiantes, por 2 a 1. O colorado parecia assustado no primeiro tempo e com 20 minutos, com dois cochilos da zaga já perdia por 2 a 0. No segundo tempo após a entrada de Giuliano, o time brasileiro foi pra cima e quando os argentinos já comemoravam a vaga, soltando fogos e fazendo fumaça no estádio, eis que o próprio Giuliano fez o gol aos 43 minutos do segundo tempo, garantindo a classificação. Um espanto para os argentinos que não conseguiram a vaga dentro de campo e apelaram ao final do jogo. Uma selvageria que impressionou até os jornalistas passionais do Diário Argentino “Olé”. Assim o Inter revive a final de 2006 contra o São Paulo, sendo que dessa vez Jorge Wagner e Fernandão estão do lado tricolor, é esperar pra ver como o ídolo colorado irá se comportar.

E por fim o Flamengo fez até um bom jogo contra a Universidad de Chile. Pressionou e fez um gol no fim do primeiro tempo. Na saída para o intervalo cenas que não são vistas nem na segunda divisão do meu campeonato sergipano, torcida jogando pedras e até bola de golfe nos jogadores do Flamengo, uma vergonha!! No segundo tempo “La U” voltou bem e o jogo foi bem aberto com chances pros dois lados. Aos 28 minutos Montillo fez um golaço (uns acham que foi falha do goleiro Bruno) e empatou o jogo. A missão ficava mais difícil, mas logo em seguida Adriano completou a noite inspirada do “Império do Amor” (sic) e marcou um golaço após bela assistência de Leonardo Moura. A partir daí drama até o fim, Willians foi expulso, o Flamengo reclamou dois pênaltis, reclamou dos acréscimos, mas no fim o time chileno ficou com a vaga pra enfrentar o Chivas do México.

Pro Flamengo fica a certeza de que dava pra ir mais longe se não tivesse feito um jogo terrível no Rio de Janeiro. Pro São Paulo e pro Inter serão os dois meses mais longos da história desses clubes, pois a Libertadores só volta em 28 de julho. Agora é curtir a Copa, um abraço a todos e bom fim de semana.

Nenhum comentário: