quinta-feira, 10 de junho de 2010

Análise do Grupo G da Copa







Gustavo Román - Colaborador



Grupo G


Geral


Não há como negar que o Brasil é o favorito destacado do grupo. Única seleção presente em todas as Copas, única Pentacampeã Mundial. Sobram bons jogadores e tradição ao escrete Canarinho. Em tese, a Coréia do Norte será o saco de pancadas da chave. Restam Portugal e Costa do Marfim para brigarem pela segunda vaga. Se os Africanos tem jogadores mais talentosos, os Europeus tem em Cristiano Ronaldo o seu ponto de desequilíbrio...

Brasil

Geral. Pode não ter o futebol dos sonhos dos torcedores. Pode ter deixado de fora nomes mais talentosos. Mas o Brasil é sempre favorito. Ainda mais essa Seleção que venceu tudo que disputou....

Pontos Fortes. Time aplicado taticamente. Defesa quase intrasnponível. Melhor goleiro do mundo. Some-se a tudo isso o poder da bola alta e do contra-ataque Brasileiro e pronto. Esta aí a maior favorita a conquistar a Copa...

Pontos Fracos. Falta de criatividade e de jogadores mais talentosos no meio de campo. A avenida que Michel Bastos deixa as suas costas na lateral-esquerda. A péssima fase de Felipe Melo e especialmente a falta de opções mais talentosas no banco de reservas.

Tradição em Copas. Campeã em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Vice em 1950 e 1998. Terceira em 1938 e 1978. Quarta em 1974. Única a estar presente em todas as Copas.

Campanha nas Eliminatórias. A classificação veio sem sustos, com 3 rodadas de antecipação. Acabou a fase elimiantória como líder da chave SulAmericana.

Esquema Tático. Dunga monta sua equipe em um 4-2-3-1, com destaque para o trio de meias Elano pela direita, Robinho pela esquerda e Kaká centralizado.

Time-Base. Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Robinho, Luís Fabiano.

Prognóstico. Deve acabar com o primeiro lugar do grupo e, no meu bolão, chega a decisão contra a Argentina...

Coréia do Norte

Geral. Escondeu tanto o jogo que parece não saber onde ele está...Brincadeiras a parte, os Norte-Coreanos são, talvez, a equipe mais fraca da competição. Tem apenas dois bons jogadores em seu elenco.

Pontos Fortes. Tem muita correria, velocidade e muita discplina tática. E só. Tem como destaques o meia Hong e o atacante Tae-Se , o "Rooney Asiático".

Pontos Fracos. A defesa é fraca na bola alta e costuma marcar em linha. Os laterais não apoiam. Os volantes marcam mal. Some-se a tudo isso a inexperiencia não só dos jogadores, mas do próprio treinador, que convocou um atacante para a vaga de um goleiro e só depois descobriu que esse jogador só poderá atuar como goleiro na Copa.

Tradição em Copas. Participa de sua segunda Copa. Na primeira, foi bem, terminando na oitava posição, em 1966, quando eliminou a Itália.

Campanha nas Eliminatórias. Na primeira fase, classificou-se ao derrotar a Mongólia. Na segunda fase, terminou em segundo lugar em um grupo que contava com Coréia do Sul, Jordania e Turcomenistão. Na fase decisiva, terminou novamente na segunda posição enfrentando Emirados Árabes, Coréia do Sul, Irã e Arábia Saudita.

Esquema Tático. Kim Jong Hun arma sua equipe em um defensivo 4-5-1, com destaque para o atacante Tae-Se

Time-Base. Myong-Guk, Cha, Pak, Jun-Il e Kwang-Chon, Yong-Hak, In-Guk, Yun-Han, Kyong-Il e Hong, Tae-Se

Prognóstico. Deve acabar na lanterna do grupo com 3 derrotas. Se não for goleado já estará satisfeito...

Costa do Marfim

Geral. No papel, é a melhor seleção Africana. Conta com nomes de destaque no futebol Europeu como Drogba, Kalou, Yaya Touré e Keita. Mas não conseguem formar uma seleção com identidade Nacional e que possa corresponder as expectativas dos nomes que tem...

Pontos Fortes. O talento individual de seus principais jogadores. Drogba, mesmo contundido, é um dos melhores atacantes do Mundo. O meio de campo com Yaya Touré, Keita e Zokora também é muito bom. É um time muito forte fisicamente.

Pontos Fracos. Todos esses talentos individuais juntos não conseguem formar uma equipe. Drogba chega baleado a Copa. O goleiro não passa muita segurança. A vocação ofensiva do time atrapalha mais do que ajuda. O estado psicológico também é motivo de desconfiança.

Tradição em Copas. Vai apenas para a sua segunda Copa. em 2006, foi a décima-nona colocada.

Campanha nas Eliminatórias. Classificou-se sem grandes sustos. Na primeira fase, enfrentou Moçambique, Madasgacar e Botswana. Na fase decisiva, foi a primeira colocada enfrentando Malauí, Guiné e Burkina-Faso.

Esquema Tático. Sven Goran-Eriksson arma sua equipe em um 4-4-2. Como não poderia deixar de ser, o destaque é Didier Drogba.

Time-Base. Boubacar, Eboué, Bamba, Kolo Touré e Boka, Zokora, Yaya Touré, Keita e Koné, Drogba e Kalou.

Prognóstico. Apesar de todo talento individual, vai fracassar mais uma vez. No meu bolão, acaba em terceiro lugar do grupo....


Portugal

Geral. Apesar de ter ido mal nas eliminatórias, tem um time bom. A defesa é forte, o meio é bom e o ataque tem Cristiano Ronaldo. Resta saber se na África, as peças vão funcionar juntas ou se continuarão a se sentir orfãos de Felipão...

Pontos Fortes. A defesa é sólida com a presença de Bruno Alves e Ricardo Carvalho. Raul Meireles e Deco dão o ritmo no meio de campo enquanto Liédson e Cristiano Ronaldo formam uma dupla de ataque de respeito...

Pontos Fracos. O goleiro não é dos mais confiáveis. A instabilidade da equipe também preocupa. E, com o corte de Nani, o treinador se viu obrigado a mudar o seu esquema de jogo. Com pouco tempo para a readaptação, resta ver como os jogadores irão reagir.

Tradição em Copas. Vai para a sua quinta Copa, a terceira seguida. Foi terceira colocada em 1966 e quarta em 2006. Nas outras, não foi bem...

Campanha nas Eliminatórias. Sofreu muito mais do que devia. Terminou como segunda colocada em um grupo que tinha Malta, Dinamarca, Suécia, Albania e Hungria.

Esquema Tático. Até o corte de Nani, Carlos Queiroz usava o 4-3-3. Na falta de tempo hábil para readaptar seus jogadores ao 4-4-2, deve optar por manter o esquema antigo, com destaque para Cristiano Ronaldo.

Time-Base. Eduardo, Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Duda, Pedro Mendes, Raul Meireles e Deco, Simão, Liédson e Cristiano Ronaldo.

Prognóstico. Briga com a Costa do Marfim pelo segundo lugar do grupo. Por isso mesmo, a estréia é de fundamental importancia. No meu bolão, Portugal se classifica em segundo lugar. Mas para nas oitavas...



Confrontos entre essas Seleções

Portugal x Costa do Marfim

Nunca se enfrentaram antes

Brasil x Coréia do Norte

Nunca se enfrentaram antes

Portugal x Coréia do Norte

1966- Prtugal 5x3 Coréia do Norte, gols de Eusébio(4), José Augusto, Pak Seung-Zin, Seung Kook-Yang e Yang Sung-Kook

Brasil x Costa do Marfim

Nunca se enfrentaram antes

Costa do Marfim x Coréia do Norte

Nunca se enfrentaram antes

Brasil x Portugal

1966- Portugal 3x1 Brasil, gols de Eusébio(2), Simões e Rildo.


Amanhã voltaremos com a análise do Grupo H e os confrontos do meu bolão, das oitavas até a grande Decisão...




Nenhum comentário: