quinta-feira, 8 de julho de 2010

Alemanha x Espanha - por Gilmar Siqueira. Visão do Leitor










Gilmar Siqueira, nosso ouvinte, leitor.


Nesta quarta-feira (07), no Moses Mabhida Stadium, localizado em Durban, ocorreu a semifinal que decidiu a seleção que, no dia 11, no Sccer City, irá enfrentar a seleção holandesa.

imagem - Globoeporte.com
A Espanha já chegou em uam posição que nunca havia estado antes em toda a sua história, já a jovem Alemanha queria provar ao mundo que "os garotos" dariam conta. Porém, para esta partida já veio com o desfalque de Müller, que na partida contra a Argentina tomou seu segundo cartão amarelo. Em seu lugar entrou o meia do Hamburgo Piotr Trochowski. O aparente obejetivo de Joachim Löw era mudar o mínimo possível seu esquema, que havia dado certo em outras partidas.

No caso da Fúria apenas uma troca foi realizada, esta por opção de Vicente del Bosque, Fernando Torres deu lugar ao jovem atacante do Barcelona Pedro Rodriguez. Este, no primeiro tempo jogou aberto pela esquerda, enquanto Iniesta caia pela direita e Xavi Hernández era o homem mais centralizado. David Villa, diferentemente das outras partidas nesta, ele atuou como referência na área.

No início do jogo parecia que tudo iria ser bem equilibrado, as duas seleções conseguiam chegar bem à seus respectivos ataques e, como de costume, a seleção espanhola detinha a maior posse de bola, porém, era pouco incisiva. A Alemanha, quando detinha a posse da bola era pouco incisiva também. Isso deixou a primeira etapa muito amarrada. Destaque foi para a marcação sofrida por Özil que, pouco pôde fazer.

Esta foi a tônica da primeira etapa. Já na segunda as coisas mudaram, a Fúria chegava com muito mais força e, desta vez, era muito concisa em cada ataque. Isso se deve a mudança de posicionamento entre Iniesta e Pedro. Atuando pela esquerda, Iniesta conseguia criar muito mais jogadas ,além é claro, de que ele puxou a marcação de Lahm, deixando espaços inclusive para Capdevila.

A primeira alteração ficou a cargo de Löw, que tirou o lateral-esquerdo improvisado Jerome Boateng pelo jogador de ofício da posição Marcell Jansen. Em seguida,ele tirou Trochowski e coloca Toni Kroos. Porém, mesmo com a troca de peças a partida segue da mesma forma. A seleção espanhola chega com muito poder ofensivo e a Alemanha nem sequer consegue sair em eventuais contra-ataques.

Parecia que o gol espanhol era questão de tempo, a situação se mostrou desfavorável ainda para a Alemanha quando Klose voltava para buscar a bola no meio-campo, impossibilitando eventuais ataques rápidos e efetivos.

O que parecia difícil para Alemanha se tornou pior quando, aos 27' um escanteio foi cobrado por Xavi, a bola veio em direção à Puyol, que live, teve apenas o trabalho de colocar no fundo das redes sem chances para Neuer. 1x0 Espanha.

Foi então que a Alemanha tentou partir para cima, porém, com tantas más atuações nesta partida e o importante desfalque de Müller, a Nationalelf deixava muitos espaços. Em um deles, Pedro Rodriguez recebeu praticamente sozinho, driblou Mertesacker e tinha David Villa na cara do gol, porém, ele foi muito "fominha", tentou dar mais um drible e perdeu a bola.

Joachim Löw partiu para o desespero, tirou Khedira e colocou Mario Gomez, esta foi uma substituição confusa, pois assim ele ficou com dois homens de área e pouca criação no meio-campo. Ainda sim, nada adiantou, parecia que algo impedia a Alemanha de chegar ao gol defendido por Casillas.

Pouco mais perto do fim, Vicente del Bosque lançou mão de David Villa e colocou Fernando Torres, tirou Pedro e colocou David Silva.

O mais incrível é que a Alemanha parecia esgotada em campo, pouco se falou de Podolski que criou apenas uma jogada efetiva, que foi um cruzamento para Toni Kross, que finalizou nas mãos de Casillas. Esta Alemanha não foi nem sombra da Alemanha das outras partidas, méritos é claro da Espanha, que, para muitos enfim mostrou seu futebol e merece realmente estar nesa inédita final contra a Holanda.

6 comentários:

Jonatas Quintino,29 disse...

Eu assisti ao jogo, não sou especialista em futebol tão pouco em estratégia. Vendo os jogos anteriores da Alemanha contra: Inglaterra, Argentina, Australia, Servia e Gana. A impressão que tive foi de que a Alemanha simplesmente " amarelou" para os espanhóis. Por que tanta retranca? O ataque Espanhol é melhor do que o Argentino? Pois a postura contra Argentina foi extremamente ofensiva, contra os Inglêses também.

Cleverson Marcondes disse...

Amigo, a alemanha e um time menos técnico que o da maturidade.
Esse time alemão estará no ponto para a próxima Copa, segura eles.
A Argentina tem uma zaga medonha, nem se compara com a Espanha...

Cleverson Marcondes disse...

Ops, quis dizer que a Alemanha ainda nã está maduro como os espanhois...

Gigante Colorado disse...

Oiii! agradeço a visita no Gigante Colorado e a participação no nosso bolão! Mas assim, o bolão é para os sócios e seguidores do blog, então... O que vc acha de ser nosso parceiro??? :D
Ja etsou seguindo aqui!!!

Beijooo (Gabriela)

Gigante Colorado disse...

Oiii! agradeço a visita no Gigante Colorado e a participação no nosso bolão! Mas assim, o bolão é para os sócios e seguidores do blog, então... O que vc acha de ser nosso parceiro??? :D
Ja etsou seguindo aqui!!!

Beijooo (Gabriela)

Gigante Colorado disse...

Olá :)
O Gigante Colorado agradece do fundo do coração a sua participação no nosso bolão, e como sabe o vencedor ganhará uma camisa oficial (OU NÃO, SE PREFERIR) de seu time, ao final da competição, NO ENTANTO, o que receberemos em troca? AHAM, claro, nem enjeção na testa sai de graça... UAUHAUHAUHA... Para participar necessariamente tem que ser PARCEIRO e seguidor do nosso blog, então viemos propor uma parceria...
E COMO FUNCIONA?
Então...
Trocamos links, ou banners (como preferir) e o seu banner ficará na nossa página de SÓCIOS, dependendo da sua FIDELIADE no blog, da sua participação e tudo mais, seu banner aparecerá na HOME do site (PÁGINA PRINCIPAL), é bem simples, sem mais delongas...
Já estamos seguindo vc, só falta fecharmos a parceria e ver sua foto ali nos nossos seguidores...

O GIGANTE AGRADECE MESMO, DE CORAÇÃO (DE NOVO), É MUITO IMPORTANTE PRA GENTE...

Saudações Coloradas
(Lia)

PS: A 8ª rodada já acabou, e já atualizamos o ranking de pontos dos participantes (até o momento), seu nome já está lá, caso não entre em contato conosco para fechar as regras de participação, iremos retirar seu nome/link das pontuações...


VALEU!