quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Leão ainda ruge/Por Fernanda Salgado

Técnico contratado pelo São Paulo não acabou para o futebol


Desde o anúncio da contratação do técnico Emerson Leão feita pelo São Paulo ouço e leio vários comentários criticando o nome escolhido, alguns até preconceituosos, dizendo que ele acabou para o futebol, é péssimo para o grupo, bom apenas para realizar trabalhos curtos.

Mesmo com a eliminação do time na copa sul-americana, não mudo minha opinião, ele teve apenas dois dias para treinar, sem cornetagem, são-paulinos. Ele não é um excepcional treinador, não é um exímio conhecedor de tática, mas não é um qualquer, tem seu nome no esporte. Pode sim dar certo no tricolor, por que não?

O contrato é de dois meses, até o final do ano, mas tenho certeza que o Leão vai trabalhar com vontade, tem muita chance dele levar o time à conquista da vaga para a Libertadores da América. No mercado, tem algum técnico disponível que seja melhor que ele? Não vejo nenhum nome capaz de chegar para o lugar dele. O erro do time paulista foi ter contratado o Adilson Batista às pressas, poderia ter esperado o Dorival Junior, sonho da diretoria são-paulina desde a época que ele estava no Santos. Naquele momento, o técnico estava balançando no Atlético-MG.

Leão tem um jeito autoritário, mas tem histórico positivo, até no próprio São Paulo. Para quem não lembra, ele quem montou o time tri-campeão mundial, em 2005. Foi campeão Paulista naquele ano. No Santos, formou a equipe vencedora de 2002, com Robinho e Diego. Os meninos, na época, o elogiaram, diziam que ele foi fundamental para a conquista do Brasileiro que tirou o Peixe da fila, o tinham como paizão da molecada. Têm os que argumentem que ele não gosta de trabalhar com jogadores de fora do país. Em 2008, o meia Molina era o homem dele no limitado time do Santos, que chegou até as quartas de final da Libertadores, e o Peixe foi eliminado prejudicado pela arbitragem num jogo contra o América do México.

O mundo do futebol precisa de pessoas como Emerson Leão, Felipão, Muricy Ramalho e Luxemburgo. Eles são da “velha safra” de treinadores, mas entendem de bola, são vitoriosos. As coletivas com eles são diferenciadas, sempre é esperado algo impactante, fogem da mesmice.

Óbvio que neste momento é incógnita, afirmar que ele ficará pouco ou muito tempo na equipe é precoce. Mas, eu acho que o torcedor e alguns jornalistas têm má vontade com o treinador. Emerson Leão ficou 14 meses longe do futebol, ele já mostrou no Santos que tem capacidade de trabalhar com jovens, característica do tricolor. Meu feeling diz que ele não vai apenas passar pelo clube, o trabalho dele vai ser estendido para o ano que vem, ele vai calar a boca de muita gente. Deixa o homem trabalhar, pô.

Nenhum comentário: