terça-feira, 12 de março de 2013

CHAMPIONS LEAGUE/RENATO CORDONI

No jogo mais aguardado da semana, Barcelona de Messi precisa quebrar tabú de mais de 50 anos para seguir vivo na Champions. 


Nesta terça (12/03) Barcelona e Milan se enfrentam valendo uma das vagas nas quartas de finais da UEFA Champions League. Este será o confronto de volta das oitavas; no jogo de ida em San Siro, o desacreditado Milan surpreendeu com um esquema defensivo bem armado, minando as chances dos espanhóis, aproveitando os contra-ataques e abrindo a ótima vantagem de 2 a 0. Agora Messi e cia tem a difícil missão de derrubar o ferrolho italiano no Camp Nou.

O retrospecto de confrontos entre as duas equipes aponta uma pequena vantagem do Barcelona. Foram 16 jogos no total, sendo cinco vitórias do Milan, cinco empates e seis dos espanhóis. Contando apenas Liga dos Campeões a vantagem Catalã é ainda maior com seis triunfos contra quatro dos italianos e mais quatro empates - 14 jogos - ou seja, 43% de aproveitamento, enquanto os rubro-negros têm apenas 29%.

Porém, o Milan perdeu apenas quatro dos últimos 14 jogos entre as equipes. Além disso, os espanhóis só conseguiram vencer os rubro-negros italianos por dois ou mais gols de diferença duas vezes em toda a história dos confrontos: 2 a 0 em San Siro e 5 a 1 no Camp Nou, ambas pela Liga dos Campeões de 1959, há quase 54 anos atrás.

Para provar que não está em má-fase, o espetacular Barcelona de Xavi, Iniesta e do gênio Lionel Messi vai precisar quebrar mais um tabú se quiser continuar na luta para voltar ao topo e conquistar a quarta Champions League em menos de uma década. Já o gigante Milan de sete títulos europeus tenta superar suas limitações na temporada e provar que muitas vezes a tradição e o peso da camisa são suficientes.

Barcelona x Milan, mais um duelo de gigantes para a história do maior campeonato de clubes do mundo.

Nenhum comentário: