quinta-feira, 2 de abril de 2009

Futebol Américano/ por: Paulo de Tarso


Um pouquinho de futebol americano.


O futebol americano é o esporte que mais exige capacidade de estratégia dos técnicos, é com essa frase que inicio um pequeno texto a respeito do esporte mais popular dos Estados Unidos.
Comecei a acompanhar o esporte quando a Rede Bandeirantes, canal aberto, mostrava o Super Bowl, no começo da década de 90. Naquela época o esporte era dominado por dois times de grande tradição na América: Dallas Cowboys e San Francisco 49ers.
Muitos amigos me perguntavam como foi que aprendi as regras desse esporte tão pouco difundido em terras brazucas! Simples, na época tinha o meu nostálgico “Mega Drive” e adorava jogar “Joe Montana”, nome de um dos maiores jogadores da história do futebol americano e que dava o nome a um jogo de vídeo game.
Explicar as regras de qualquer esporte, com letras, é missão quase impossível! Afinal como ensinar alguém a jogar truco com palavras ou então a regra do impedimento com textos?
Mas vamos lá!
A principal forma de pontuação é o Touchdown, jogada que vale 6 pontos mais um ponto de conversão através de um chute. O TD (sigla para touchdown) acontece quando o jogador consegue cruzar a linha final da defesa adversária com a posse de bola. O principio do jogo lembra muito “paint ball” e “bandeirinha”, jogos/brincadeiras que tem como principal finalidade conquistar território adversário!
Uma das regras mais polêmicas e que é muito citada em programas esportivos brasileiras é a possibilidade de intervenção das imagens de TV para mudar a decisão da arbitragem. O técnico, quase sempre, pode desafiar a decisão do juiz jogando um lenço vermelho no campo de jogo, nesse momento o juiz paraliza a partida e imediatamente vai a beira do gramado consultar as imagens da TV. As consequências? Se a reclamação do técnico tiver fundamento a decisão do arbitro é revertida, se o juiz comprovar que estava correto, o técnico que desafiou a decisão do arbitro perde direito a um dos 3 tempos técnicos a que tem direito durante cada um dos tempos.
Termino meu texto afirmando que sou torcedor do SAN DIEGO CHARGERS, time que disputou apenas um Super Bowl (em 1994) e que conta com o astro Ladain Tolmison, melhor running back da NFL nos últimos anos!
O que é Running Back? Isso fica para o próximo texto!

Nenhum comentário: