terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Paulistão 8o. Rodada por Brune, nosso colaborador

Muita Folia, Pouco Futebol


A frase-título desse texto resume esse fim-de-semana do futebol paulista. Em pleno reinado de Momo, sobraram boleiros nos camarotes e passarelas do samba e faltou futebol em campo. A rodada começou na sexta, onde o Santo André bateu o Mirassol (2x1) e chega à 3ª colocação, Barueri venceu o Monte Azul (1x0) e o São Caetano foi surpreendido pelo Rio Branco (1x2), e o time de Americana agora respira um pouco na tábua de classificação, sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento.


No sábado, Corinthians arrancou empate contra a Portuguesa (1x1) em jogo marcado por um frangaço do goleiro Felipe. Em Itu, o São Paulo jogou pro gasto e venceu o Ituano pelo placar mínimo, com gol de Rogério Ceni que converteu pênalti sofrido por Marlos, que mostrou-se boa alternativa pro ataque tricolor na Liberta, mas o time fecha a rodada fora do G4, à 1 ponto do Corinthians. Palmeiras foi à Ribeirão Preto e empatou (1x1) com o vice-líder Botafogo e segue fora do G4, à 2 pontos do 4º colocado.


Em Campinas, a Ponte Preta perdeu para o Sertãozinho (2x3), que já sonha em sair do “G4 do mal”, estando à 1 ponto de sair da zona de rebaixamento. O Mogi Mirim recebeu o Oeste, apanhou feio (1x3) e agora amarga a indesejada posição de “1º entre os últimos”, está na 17ª posição e puxa a fila para a segundona. Em Jundiaí, Paulista e Bragantino empataram (2x2) num típico jogo de meio de tabela.

Isolado no domingo, o jogo entre Santos e Rio Claro, pelas campanhas dos dois times até então, trazia a expectativa de vitória fácil do time da baixada, com expectativas de goleada e grande apresentação de Robinho, Neymar, Ganso e Cia. Ledo engano. Quem foi ao Pacaembu esperando assistir um baile alvinegro decepcionou-se ao ver um Santos desencontrado, descompassado, atravessando o samba. No primeiro tempo, a falta de eficiência santista assistiu, perplexa, ao gol do Rio Claro, e as equipes desceram para os vestiários com esse placar. Na volta ao segundo tempo, o time da Vila Belmiro continuava apático, e o técnico Dorival Júnior decidiu apostar todas suas fichas no ataque: sacou o estreante lateral esquerdo Uesley Santos (garoto da base) e o volante Germano, e pôs em campo Madson e Giovanni. Boa aposta. Pouco depois, o eterno ídolo G10 fez excelente lançamento para Neymar, que bateu cruzado, o goleiro espalmou e André (que substituiu o meia Marquinhos, contundido, ainda no 1º tempo) completou pro gol vazio. Restando poucos minutos para o fim da partida, a torcida santista que já se via aliviada por livrar-se de derrota para um dos lanternas do campeonato, “foi surpreendida novamente” quando o habilidoso Neymar aplicou um drible desconcertante, chutou cruzado, o goleirão defendeu e, como num replay do primeiro gol santista, a bola sobrou livre, dessa vez para Giovanni cabecear a fazer a alegria na apoteose santista, que assegura a liderança da tabela, como vemos a seguir:

1 – Santos ---------------- 19 Pts

2 – Botafogo ------------- 17 Pts
3 – Santo André --------- 15 Pts
4 – Corinthians -----------15 Pts

5 – São Paulo ------------ 14 Pts
6 – Ponte Preta ---------- 14 Pts
7 – Palmeiras ------------ 13 Pts
8 – Barueri --------------- 12 Pts
9 – São Caetano --------- 11 Pts
10 – Bragantino --------- 09 Pts
11 – Portuguesa --------- 09 Pts
12 – Ituano --------------- 09 Pts
13 – Oeste ---------------- 09 Pts
14 – Mirassol ------------ 09 Pts
15 – Paulista ------------- 08 Pts
16 – Rio Branco --------- 08 Pts

17 – Mogi Mirim -------- 08 Pts
18 – Sertãozinho --------- 07 Pts
19 – Rio Claro ------------ 04 Pts
20 – Monte Azul --------- 04 Pts

Nenhum comentário: