quinta-feira, 27 de maio de 2010

Amistosos da Semana - Analise das Seleções que vão a Copa - por Román


 





Gustavo Román - Colecionador, históriador e um estudioso do Mundo da Bola. Nosso maior colaborador...





-Caros amigos, vou fazer uma breve análise das Seleções que irão disputar a Copa do Mundo e que aturam nesse meio de semana(até quarta feira, apenas os jogos que foram televisionados). As partidas que serão analisadas nesse post são as seguintes. Japão 0x2 Coréia do Sul, Inglaterra 3x1 México, Portugal 0x0 Cabo Verde, Argentina 5x0 Canadá, Grécia 2x2 Coréia do Norte e Holanda 2x1 México




Japão

-Análise da partida. Mesmo jogando em casa, decepcionou seus torcedores, com mais uma derrota para seus rivais Sul-Coreanos. O time até teve mais posse de bola, criou mais chances, mas como toda Seleção Japonesa, não soube finalizar e transformar as oportunidades em gols.

-Análise Tática. O Japão jogou no 4-4-2, com dois laterais que não apoiam muito, dois volantes que saem mais pro jogo, dois meias de criação e dois atacantes.

-Pontos Fortes. Mostrou bom passe, posse de bola e vocação ofensiva. Criou chances.

-Pontos Fracos. A defesa baixa teve problemas nas jogadas aéreas. Pela vocação ofensiva do time, a retaguarda também fica desprotegida nos contra-ataques, o que acabou sendo fatal. Com a mesma facilidade que criou oportunidades, as desperdiçou. Nakamura, que deveria ser o grande craque e cérebro do time, não esteve bem, não conseguindo organizar as jogadas.

-Prognóstico. Como está em um grupo difícil, com Camarões, Holanda e Dinamarca, o futuro deve ser negro para os Japoneses, que provavelmente serão eliminados na primeira fase da Copa.



Coréia do Sul

-Análise da partida. Os fanáticos torcedores Sul-Coreanos podem ficar felizes, o time parece pronto para a Copa. Fou superior ao seu adversário e jogou com extrema velocidade e objetividade.

-Análise tática. A Coréia jogou no 4-2-3-1, com apenas um atacante, 3 meias e 2 volantes.

-Pontos Fortes. Para poder colocar em prática a velocidade que é característica dos times Asiáticos, adiantam a marcação, pressionando a saída de bola do adversário com até 4 jogadores durante toda a partida. Park-Ji-Sung atuou muito bem, como meia aberto pela direita, marcando até gol. Foi o grande destaque individual da equipe.

-Pontos Fracos. Também por característica, a Seleção Coreana não costuma manter muito a posse de bola, o que contra adversários mais qualificados, pode ser fatal. A velocidade alucinante que a equipe imprime também muitas vezes atrapalha, pois a equipe não consegue mudar o ritmo da partida. A defesa não inspira confiança, especialmente nas bolas altas.

-Prognóstico. Provavelmente vai brigar com a Nigéria e com a Grécia pela segunda vaga do grupo. Tem boas chances de pelo menos avançar as oitavas de final da Copa.



Inglaterra

-Análise da Partida. Mesmo sem os jogadores do Chelsea, o English Tem mostrou que tem elenco e que é um dos favoritos na África do Sul.

-Análise Tática. Jogou no seu tradicional 4-4-2. Com dois homens atuando mais centralizados e dois wingers pelos lados do campo.

-Pontos Fortes. Além da força do elenco, mostrou ter alternativas para seu sistema de jogo. Por exemplo, com Crouch, o time fica mais forte nas bolas altas. Conta também com as boas fases de Gerrard e Lampard no meio de campo.

-Pontos Fracos. O Goleiro(qualquer que seja o escolhido) não inspira confiança. Tem bons laterais, que deixam espaço as costas. Falta marcação no meio, justamente pelas características ofensivas do time. Tem também a fama de amarelar nas fases decisivas dos Mundiais.

-Prognóstico. É uma das favoritas. No meu bolão, chega a Semifinal da Copa, mas vai disputar o terceiro lugar. De qualquer forma, salvo uma catástrofe, vai longe na África do Sul...



México

Análise da Partida. Um primeiro tempo muito bom, quando inclusive foi melhor do que a Inglaterra, tendo criado mais oportunidades. Caiu muito de produção na segunda etapa.

-Análise tática. Jogou em um 4-2-3-1, com Franco como referencia na frente e Vela e Giovani dos Santos se aproximando dele pelos lados do campo.

-Pontos Fortes. A velocidade e habilidade de seus atacantes levou a loucura a defesa da Inglaterra. O capitão Torrado dá segurança ao meio de campo e Rafa Marquez pode tanto atuar como volante ou como zagueiro com a mesma desnvoltura.

-Pontos Fracos. Desperdiça muitas oportunidades no ataque. O goleiro reserva não passa confiança e a defesa é fraca(com execeção de Marquez)

-Prognóstico. Briga com França e Uruguai por duas vagas. No meu bolão, passa em segundo lugar, mas cai logo nas oitavas de final.



Portugal

-Análise da Partida. Fraca. É o minímo que se pode falar depois de um empate sem gols contra a fraca Seleção de Cabo Verde. O jogo foi realizado em ritmo de treino e com os principais jogadores sem inspiração nenhuma. Abre o olho Portugal!

-Análise Tática. Surpreendetemente, Portugal jogou em um 4-2-1-3, com dois volantes, Deco na ligação com o ataque, Nani e Cristiano Ronaldo pelos lados e Liédson como referencia, centralizado.

-Pontos Fortes. Nome por nome, é uma das principais Seleções na Copa. Deco, Nani, Liédson e especialmente Cristiano Ronaldo, se inspirados, podem levar o time longe na competição.

-Pontos Fracos. Esquema tático confuso. Lateral-esquerdo improvisado, Pepe(se conseguir se recuperar) deve jogar como volante. Defesa lenta e goleiros que não inspiram confiança. O treinador parece não ter o comando do grupo.

-Prognóstico. Teoricamente, seria a segunda força do grupo(atrás do Brasil). Disputa com Costa do Marfim a segunda vaga do grupo. Hoje, apostaria nos Africanos...



Argentina

-Análise da Partida. Ok, os chatos de plantão vão dizer que o Canadá é uma seleção muito fraca. E realmente é. Mas que a Argentina mostra que vai chegar forte a Copa, não há dúvida. Mesmo com Jonas Gutierrez de lateral direito e Otamendi de zagueiro. Mesmo sem Messi, Milito e Cambiasso. Maradona parece ter achado um time. Só falta acertar a defesa.

-Análise Tática. Jogou em um 4-4-2, com dois laterais que quase não apoiam. Di Maria joga pela esquerda, Maxi Rodriguez pela direita e Palleta fez a ligação. Mascherano foi o único volante.

-Pontos Fortes. Do meio para a frente, é talvez o melhor time do mundo. Conta com Messi, Milito, Higuain, Aguero, Tevez, enfim muita gente boa. Qualquer um pode resolver a qualquer momento uma partida. E todos, sem exceção, vivem ótima fase.

-Pontos Fracos. A defesa. Maradona tem preferido jogar com zagueiros como laterais(Otamendi e Heinze), com isso, jogadas em velocidade podem ser fatais. A zaga também é baixa para os padrões atuais. E a falta de definição de um esquema tático pode diminuir o brilho de estrelas como Messi.

-Prognóstico. Mesmo com todos os problemas, mesmo com Maradona, é um dos grandes favoritos. No meu bolão, chega no mínimo, na semifinal...



Grécia

-Análise da Partida. Muita correria do lado Asiático, pouca imaginação no Europeu. E a bola foi maltratada na maior parte do tempo. Acho que não preciso dizer muito mais sobre o jogo...

-Análise Tática. Jogaram no 4-5-1, com apenas Charisteas a frente. No meio, muitos jogadores mas pouca inspiração.

-Pontos Fortes. Deveríamos aqui falar da defesa Grega, mas nem isso funcionou direito...

-Pontos Fracos. Abusa das jogadas aéras no ataque. Quase nenhuma imaginação no meio de campo. Defesa falhando muito...

-Prognóstico. Não deve passar da primeira fase



Coréia do Norte

-Análise da Partida. Muita correria do lado Asiático. Precisa colocar mais a bola no chão e ter mais a posse de bola, especialmente contra adversários superiores tecnicamente.

-Análise tática. Jogou no 4-5-1, com dois meias que chegam no ataque e Tae-Se como referencia na frente.

-Pontos Fortes. Muita correria, velocidade. Hong-Jo é bom armador, mas o craque do time é o atacante Tae-Se. Time bem treinado nas bolas paradas.

-Pontos Fracos. Defesa marca em linha e frágil nas bolas aéreas. Apesar de ter muita velocidade, peca por fazer muito a ligação direta.

-Prognóstico. Não será o saco de pancadas que todos esperevam, mas mesmo assim cai na primeira fase.



Holanda

-Análise da Partida. Enquanto teve pernas e todos seus titulares, a Holanda foi muito superior. Perdeu u caminhão de gols e deixou de golear seu adversário. Com as mudanças no segundo tempo, caiu muito de produção e quase cedeu o empate no final.

-Análise Tática. Como de costume, jogou no 4-3-3. com dois atacantes abertos pelos lados que também voltam para ajudar a compor o meio de campo.

-Pontos Fortes. Com todos os titulares em campo, foi um massacre. Van Persie mostrou seu oportunismo. A defesa e o meio de campo estiveram seguros e pouco foram importunados.

-Pontos Fracos. Os reservas, quando entraram, não conseguiram manter o mesmo ritmo. O esquema ofensivo também preocupa pois dá espaços na defesa. O preparo físico também precisa melhorar até a Copa.

-Prognóstico. Deve ir longe na Copa. No meu bolão, para nas quartas de final, perdendo para o Brasil. Mas pode surpreender.



México

-Análise da Partida. Com muitas mudanças em relação ao time que perdeu para a Inglaterra, não conseguiu manter o padrão no primeiro tempo. Quando apelou para os jovens Vela e Giovanni dos Santos, o time melhorou.

-Análise Tática. Jogou da mesma maneira, em um 4-3-3.

-Pontos Fortes. No primeiro tempo, só a atuação do goleiro Ochoa que salvou o time de um resulatdo pior. Depois, Vela e Giovanni dos Santos deram outra vida ao time, que passou a chegar com rapidez e qualidade nao frente. Poderia ter conseguido o empate.

-Pontos Fracos. Com tantas alterações, fica difícil ter um entrosamento, pois não podemos esquecer que o México fará a partida de abertura da Copa. Os reservas não mantiveram o nível dos titulares.

-Prognóstico. Continuo apostando que passa para a segunda fase da Copa, mas não vai mais longe do que isso...

4 comentários:

João Vitor disse...

Ótimas as análises do Guga,gostei,escreveu bem o que viu!
Abraços,pessoal!

Cleverson Marcondes disse...

Román sempre o Cara... Parabéns....

Jonatas Quintino,29 disse...

Bela análise, gostaria de ver uma análise semelhante das seleções da Italia, Alemanha e do Paraguai.

Cleverson Marcondes disse...

Valeu amigo, acompanhe na sexta - feira as 20:00hs com Gustavo Román e Gad Costa, História do Futebol.
Rádio web Futbolleiros, aqui mesmo no Blog. só ficar ligado fica o pedido da análise.