domingo, 6 de junho de 2010

Análise do Grupo D da Copa







Gustavo Román - Colaborador

Hoje, vamos analisar as seleções que estão no Grupo D da Copa do Mundo.




Geral

Sem Dúvidas, a Alemanha é a grande favorita do grupo. Se der a lógica, deve ficar com a primeira colocação, apesar de todos os desfalques por contusão. A briga pela segunda vaga do grupo deve ser boa. Gana é considerada por muitos como a melhor seleção Africana. A Sérvia é a herdeira dos resultados da antiga Iuguslávia até no bom futebol. E a Austrália não pode ser discartada, ainda mais depois da boa Copa que fez em 2006. A luta vai ser intensa...



Alemanha

Geral. Apesar de muito desfalcada pelas seguidas contusões(inclusive a sua estrela, o meio campista Ballack), tem camisa e tradição de sobra. O técnico Joachim Low manteve a mesma base que foi vice da última Eurocopa, quando assim como agora, o grupo deixou a Alemanha desacreditado. Mas quem pode duvidar da força Germanica...



Pontos Fortes. O meio de campo, que não conta com um volante propriamente dito. Isso aumenta a qualidade do passe e faz a bola chegar ao ataque com mais eficácia. Na frente, Klose quer voltar a ser o artilheiro das últimas duas Copas. E o Brasileiro Cacau surge como uma boa alternativa. Tem a seu favor o peso da camisa...



Pontos Fracos. Muitas contusões enfraqueceram a qualidade do elenco que já não era das melhores. A situação dos goleiros também preocupa. O meio de campo, justamente por contar com meias atuando como volantes costuma dar muita liberdade para o adversário. E Klose vive uma péssima fase...



Tradição em Copas. Uma das mais tradicionais. Vai para a sua décima-sétima Copa. Foi campeã em 1954, 1974 e 1990. Vice em 1966, 1982, 1986 e 2002. Terceiro Lugar em 1934, 1970 e 2006. Quarta colocada em 1958.



Campanha nas Eliminatórias. Foi a vencedora de um grupo que também contava com Liechenstein, Finlandia, Rússia, Azerbaijão e País de Gales.



Esquema Tático. Lor arma sua equipe em um 4-2-3-1, com meias atuando como volantes e apenas Klose isolado na frente.



Time-Base. Wiese, Boateng, Mertsacker, Westermann e Lahm, Traschi, Schweinsteiger, Ozil, Trochowski e Podolski, Klose.



Prognóstico. Deve se classificar em primeiro lugar nessa fase. Depois, provavelmente, passa pelas oitavas mas no meu bolão, apesar de toda a tradição, para nas quartas...



Austrália

Geral. Apesar da nítida evolução que apresenta, seu estilo de jogo ainda é muito parecido com o Britanico de tempos atrás, com muia força física, marcação e bolas altas. Mas pode incomodar...



Pontos Fortes. O meia Cahill pode comandar o time na primeira fase. Seu futebol é feio, mas cirúrgico. O sistema defensivo é seu ponto forte.



Pontos Fracos. Justamente por seu estilo de jogo com muita marcação e força, peca na parte técnica. Seus atacantes também não saõ dos melhores e costumam desperdiçar as poucas chances criadas.



Tradição em Copas. Vai para a sua terceira Copa. A melhor partcipação foi em 2006 quando ficou em décimo-sexto lugar(1974, a Austrália terminou a Copa em décimo-quarto lugar, mas a Copa era disputada por apenas 16 seleções)



Campanha nas Eliminatórias. Passou a jogar as eliminatórias pela Ásia. E mesmo assim conseguiu sua vaga de forma direta. Passou por Catar, China e Iraque na primeira fase e por Uzbequistão, Catar, Barein e Japão na fase decisiva.



Esquema Tático. Pim Verbeek monta sua equipe em um 4-4-2, que varia para um 4-5-1 com o recuo de Kewell quando o time perde a bola.



Time-Base. Schwarzer, Willshire,Neill, Moore e Chipperfield, Culina, Emerton, Valeri e Cahill, Kewell e Bresciano.



Prognóstico. Pode até brigar pela segunda vaga do grupo. Mas no meu bolão, acaba na lanterna da chave...



Sérvia

Geral. Herdeira dos resultados da antiga Iuguslávia, parece ter herdado também seu bom futebol. Tem um estilo de jogo vistoso e ofensivo e tem tudo para ser uma das agradáveis surpresas da Copa.



Pontos Fortes. Como tem uma equipe bastante técnica, tem bom toque de bola, com destaque para Stankovic e para o gigante Zigic. A defesa também é muito sólida e conta com Ivanovic e Vidic.



Pontos Fracos. Mostrar que pode ser confiável também em grandes competições. Os laterais ficam muito presos a defesa e Zigic se atrapalha com a bola no chão.



Tradição em Copas. Vai para a décima-primeira Copa. Seus melhores resultados foram os quarto lugares de 1930 e 1962, ainda com nome de Iuguslávia.



Campanha nas Eliminatórias. Surpreendeu a todos ao terminar com a primeira colocação em um grupo que também contava com a França, Romenia, Áustria, Ilhas Faroe e Lituania.



Esquema Tático. Radomir Antic arma sua equipe em um 4-4-2, com destaque para Stankovic



Time-Base. Stjkovic, Ivanovic, Vidic, Lukovic e Kolarov, Milijas, Krasic, Stankovic e Jovanovic, Pantelic e Zigic.



Prognóstico. Briga de igual para igual com Gana pela segunda vaga do grupo. Mas pelo seu histórico de não ir bem em grandes comeptições, aposto que termina essa fase na terceira colocação da chave.



Gana

Geral. Na teoria, é a melhor equipe Africana que disputa a Copa. Mas não poderá contar com seu melhor jogador, Essien, que contundido não jogará o Mundial. Mesmo assim, a equipe é muito boa e deve brigar pela segunda vaga do grupo.



Pontos Fortes. A equipe é basicamente a mesma que jogou a Copa de 2006. Tem bons jogadores em todos os setores, que jogam nos principais campeonato Europeus. A velocidade de Gyan no ataque também costuma ser fatal.



Pontos Fracos. Ficou sem seu líder com a contusão de Essien. Sua defesa continua marcando mal e em linha, o que, em uma Copa pode ser fatal. Costuma desperdiçar muitas oportunidades de gol também.



Tradição em Copas. Chega a sua segunda Copa. Em 2006, foi o décimo-terceiro colocado.



Campanha nas Eliminatórias. Foi a vencedora de um grupo que também tinha Lesoto, Líbia, Gabão, Benin, Mali e Sudão.



Esquema Tático. Milovan Rajevac arma sua equipe em um 4-2-2-2, com destaque para a velocidade de Gyan no ataque.



Time-Base. Kingson, Sarpei, Mensah, Quartey e Pantsil, Annan, Appiah, Addo e Muntari, Gyan e Amoah.



Prognóstico. Se conseguir ajeitar a sua defesa e não desperdiçar tantas chances na frente, tem tudo para se classificar para as oitavas de final como segunda colocada do grupo. A briga direta, na minha opinião, é com a Sérvia...



Confrontos entre essas Seleções



Sérvia x Gana

Nunca se enfrentaram antes



Alemanha x Austrália

1974- Alemanha 3x0 Austrália, gols de Overath, Cullmann e Muller



Alemanha x Gana

Nunca se enfrentaram antes



Sérvia x Austrália

Nunca se enfrentaram antes



Gana x Austrália

Nunca se enfrentaram antes



Alemanha x Sérvia

1954- Alemanha 2x0 Iuguslávia, gols de Horvath e Ranh

1958- Alemanha 1x0 Iuguslávia, gol de Rahn

1962- Alemanha 0x1 Iuguslávia, gol de Radakovic

1974- Alemanha 2x0 Iuguslávia, gols de Breitner e Muller

1990- Alemanha 4x1 Iuguslávia, gols de Mathaus(2), Klinsmann, Voller e Jozic

1998- Alemanha 2x2 Iuguslávia, gols de Mihajlovic(Contra), Bierhoff, Mijatovic e Stojkovic





Amanhã voltaremos com a análise do Grupo E...

Nenhum comentário: