terça-feira, 8 de junho de 2010

Análise do Grupo E da Copa

 





Gustavo Roman - Colaborador

Hoje, vamos analisar as seleções que estão no Grupo E da Copa do Mundo




Geral

É, na minha opinião, o grupo mais equlibrado da Copa. Claro que a Holanda é a favorita para ser a primeira colocada, não só pela tradição mas também pelo futebol que vem apresentando nos últimos amistosos. Dinamarca e Camarões devem brigar pela segunda vaga em igualdade de condições. E, como zebra, mas não tanta surpresa assim, surge o Japão, que já chegou em outras Copas com mais possibilidades de seguir adiante. Como se nota, o bicho vai pegar...


Holanda

Geral. É a grande favorita do grupo. Tem jogadores muito bons e que vivem excelente fase do meio para a frente. E conta com a torcida de todos que gostam de um futebom vistoso e ofensivo.

Pontos Fortes.A quantidade de bons jogadores de meio campo e ataque. Como não levar em consideração um time que conta com Sneijder, Robben, Kuyt, Van der Vaart, Babel, Elia etc. Os últimos resultados provam que a equipe deve ser levada a sério...

Pontos Fracos. O goleiro não passa confiança e a defesa costuma falhar muito. Até pelo seu DNA ofensivo, o sistema defensivo costuma ficar muito exposto, o que em uma Copa, pode ser fatal...

Tradição em Copas. Vai para sua nona Copa. Foi Vice-Campeã em 1974 e 1978.

Campanha nas Eliminatórias. Classificou-se com sobras, vencendo todos seus jogos contra MAcedonia, Islandia, Noruega e Escócia.

Esquema Tático. Bert Van Marwijx monta sua equipe seguindo as tradições Holandesas de atuar em um 4-3-3 com dois atacantes mais abertos pelos lados do campo.

Time-Base. Stekelenburg, Heitinga, Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst, Van Bommel, De Jong e Sneijder, Kuyt, Van Persie e Robben.

Prognóstico. Deve acabar como primeira colocada do grupo e passar com tranquilidade pelas oitavas de finais. Para, porém, no Brasil, nas quartas...


Dinamarca

Geral. Daquele famoso time que encantou o mundo em 1986(a Dinamáquina) ou até do que só parou no Brasil na Copa de 98(dos irmãos Laudrup) nada restou. Hoje, a Dinamraca é uma seleção pragmática, defensiva e sem imaginação. Mesmo assim, briga pela segunda vaga do grupo...

Pontos Fortes. A organização tática da equipe é seu ponto mais forte. Todos os jogadores sabem exatamente o que fazer. Como conseuquencia dessa organização, o sistema defensivo é muito forte.

Pontos Fracos. A falta de criatividade de um time "engessado", sem improviso. E os gols perdidos pelo seu atacante Bendtner podem fazer falta.

Tradição em Copas. Vai para a sua quarta Copa. O melhor resultado foi em 1998, quando terminou em oitavo lugar. Porém, nunca foi eliminada na primeira fase.

Campanha nas Eliminatórias. Teve uma campanha sólida, vencendo um grupo que também contava com Hungria, Portugal, Malta, Albania e Suécia.

Esquema Tático. Morten Olsen arma sua equipe em um 4-4-2, abusando das bolas cruzadas para a área em busca de Tomasson e Bendtner.

Time-Base. Sorensen, Jacobsen, Kiaer, Agger e Jakobsen, C.Poulsen, J.Poulsen, Rommedhal e Jorgenssen, Tomasson e Bendtner.

Prognóstico. Apesar da organização tática, deve acabar em terceiro lugar da chave e não se classificar para a próxima fase...


Japão

Geral. É a mais fraca seleção Japonesa das últimas Copas. Depende quase que exclusivamente do talento do meia Nakamura, que já não apresenta o mesmo futebol de antes. Em um grupo complicado como esse, isso não deve bastar para brigar pela classificação...

Pontos Fortes. Como toda esquipe Asiática, tem muita velocidade e discplina. O talento de Nakamura em um bom dia e as bolas paradas de Honda podem decidir ao seu favor.

Pontos Fracos. A defesa é baixa e tem sérios problemas nas bolas altas. Os atacantes costumam perder muitas oportunidades. E a má fase de seus principais jogadore também pesa contra.

Tradição em Copas. Vai para a sua quarta Copa seguida. O melhor resultado foi em 2002, quando jogando em casa acabou na nona posição.

Campanha nas Eliminatórias. Na primeira fase classifiocou-se em um grupo que contava com Tailandia, Barein e Omã. Na fase final, passou com tranquilidade enfrentando Uzbequistão, Catar, Austrália e Barein.

Esquema Tático. Takeshi Okada escala sua equipe em um 4-2-2, contando apenas com Nakamura na aramação das jogadas.

Time-Base. Narazaki, Uchida, Nakazawa, Túlio Tanaka e Nagatomo, Hasebe, Endo, Matsui e Nakamura, Tamada e Honda.

Prognóstico. Com uma seleção enfraquecida, não deve dar muito trabalho aos adversários. Deve terminar na lanterna do grupo.

Camarões

Geral. Tem alguns bons jogadores e um excepcional atacante, no qual estão depositadas todas as esperanças da seleção. Se Eto'o for bem na Copa, Camarões tem grandes chances de ir longe. Caso Contrário pode dar um adeus precoce...

Pontos Fortes. Eto'o sem dúvidas, se estiver inspirado, pode desequilibrar a favor dos Camaroneses. A seleção também conta com jogadores de bom porte físico.

Pontos Fracos. A eterna desorganização do futebol Africano. Uma defesa que não inspira confiança, um goleiro que é capaz de defesas maravilhosas e frangos inesquecíveis. E, se Eto'o estiver num mal dia ou bem marcado, a seleção não tem outras opções ofensivas...

Tradição em Copas. Vai para a sua sexta Copa. Seu melhor resultado foi o sétimo lugar na Copa de 1990.

Campanha nas Eliminatórias. Na primeira fase, passou por Cabo Verde, Ilhas Maurício e Tanzania. Depois, na fase final, eliminou Togo, Marrocos e Gabão.

Esquema Tático. Paul Le Guen arma sua euqipe em um 4-4-2, com destaque para Eto'o na frente e para o veterano Geremi na defesa.

Time-Base. Kanemi, Geremi, R.Song, Bassong e Assou-Ekotto, A.Song, Makoum, Nguemo e Emana, Webo e Eto'o

Prognóstico. Se tudo correr bem, deve brigar pela segunda vaga do grupo com a Dinamarca. E, no meu bolão, consegue a classificação em segundo lugar da chave...

Confrontos entre essas Seleções

Camarões x Dinamarca

Nunca se enfrentaram antes


Holanda x Japão

Nunca se enfrentaram antes

Camarões x Japão

Nunca se enfrentaram antes

Holanda x Dinamarca

Nunca se enfrentaram antes

Dinamarca x Japão

Nunca se enfrentaram antes

Holanda x Camarões

Nunca se enfrentaram antes

Ainda hoje voltaremos com a análise do Grupo F....

Nenhum comentário: