sábado, 26 de junho de 2010

Copa 2010 - Jogos da Quinta 24-25/6 Grupos E F G e H






Gustavo Román - Apresentador do programa Histórias do Futebol, na Rádio Futbolleiros, comentarista no Top Esporte pela Rede Top Esporte Baixa Santista

Brasil 0x0 Portugal


-Mesmo com os desfalques de Kaká e Elano, Dunga manteve o 4-2-3-1, com a linha de 3 meias atuando em diagonal.

-Já Portugal atuou em um 4-1-4-1, deixando isolado na frente o craque Cristiano Ronaldo. Duda e Dany foram os responsáveis por travar os laterais Brasileiros. Pepe atuou como um terceiro zagueiro, a frente da zaga e Tiago e Raul Meireles também se preocupavam primeiro em marcar para depois atacar. Com isso, a Seleção Lusa foi muito defensiva.

-E, no primeiro tempo, mesmo com a pouca aproximação de Nilmar, a péssima partida de Júlio Baptsita e o isolamento de Luís Fabiano, foi a Seleção Brasileira quem teve as melhores oportunidades.

-Nilmar, inclusive, chegou a mandar uma bola na trave e foi disparado o melhor jogador dos primeiros 45 minutos. Com sua velocidade, ele foi visto não só na frente, mas também ajudou a compor o meio de campo, chegando inclusive a roubar várias bolas.

-No segundo tempo, diante dos inúmeros passes errados e da total falta de criatividade do Brasil, os Portugueses passaram a acreditar na vitória, o que lhes daria o primeiro lugar do grupo e impediria um confronto com a Espanha.

-As entradas de Simão e Pedro Mendes fizeram Portugal ser melhor nos 45 minutos finais. Porém, o excesso de respeito a camisa Pentacampeã do Mundo impediram que eles conseguissem um resultado melhor.

-Pelo lado Brasileiro, comprovou-se aquilo que todos já sabiam. Sem Kaká e Robinho, falta criatividade a Seleção. Dunga tem que torcer para nehum deles ter mais problemas durante a Copa.

-Agora o Brasil se prepara para enfrentar o Chile, como franco favorito, enquanto Portugal terá que encarar a Espanha, e, se tudo correr dentro da normalidade, dará adeus a Copa.

-A lamentar apenas o fato que se fosse uma partida que valesse alguma coisa, o jogo teria tudo para ser muito mais agradável de se ver....



Costa do Marfim 3x0 Coreia do Norte

-Costa do Marfim, precisando de uma goleada para manter vivo o sonho de continuar na Copa, atuou em um 4-3-3, com Yaya Toure atuando mais a frente, como um meia.

-Já a Coreia. voltou a atuar no seu 5-3-1-1, mas mesmo assim esbarrou em suas próprias limitações.

-Uma pena Drogba, Keita, Toure, Eboue terem dado adeus tão precocemente a Copa. Eles devem culpar o azar no sorteio, pois se tivesse caído em qualquer outro grupo, poderiam ter tido uma vida bem maior no Mundial.

-No segundo tempo, Drogba continuou infernizando a defesa Coreana, apesar de não ter marcado seu gol. O time Africano também melhorou muito com as entradas de Romaric e do "carniceiro" Keita.

-Jong Tae-Se, foi o único a se esforçar pelo time Asiático. E quase teve sua luta premiada com um gol. Contudo, fora esse jogador, a Coreia não mostrou a que veio a Africa...



Espanha 2x1 Chile

-Novamente, a Espanha atuou em um 4-2-3-1 com Fernando Torres centralizado e Villa atuando mais a esquerda.

-O Chile, que só precisava do empate e portanto poderia ter sido mais cauteloso, veio em um 4-3-3, tendo Valdivia como armador.

-Adiantando a marcação e atacando como índios, os Sulamericanos conseguriam abafar o toque de bola Espanhol. Toda essa volúpia ofensiva porém não resultou eum uma única oportunidade de gol, já que o artilheiro Suazo ainda se resente de problemas físícos.

-Em um inexplicável avanço dos zagueiros, a Espanha abriu o marcador no contra-ataque com Villa.

-Em desvantagem, Bielsa abriu mais ainda sua equipe. Mas acabou tomando o segundo gol, marcado por Iniesta, após bela troca de passes. Para completar, houve a injusta expuslsão de Estrada, que apenas tropeçou em Fernando Torres.

-Na volta do intervalo, o Chile veio em um 4-2-3. Villar, logo aos dois minutos dimnuiu a desvantagem. E tudo levava a crer que a partida ficaria sensacional.

-Del Bosque, porém, mexeu muito bem em sua equipe. Fábregas e Martinez deram nova vida e um toque de bola muito mais apurado a Fúria que passou a controlar o jogo, sem sofrer grandes sustos.

-Agora a Espanha encara, e deve vencer Portugal, enquanto o Chile terá como adversário o Brasil, e, deve se despedir da Copa...



Suiça 0x0 Honduras

-A Suiça, conhecida por sua defesa quase intransponível, teria que atacar e marcar gols(sim, no plural). Isto pode soar estranho e foi essa incompetencia para atacar que deu a tonica dessa partida.

-Os Europeus entraram em campo em um 4-4-2, mas pouco criaram, mesmo avançando as suas linhas e atacando como podiam, e como sabiam.

-Já Honduras despediu-se da Copa em um 4-2-3-1 e só não teve um resultado melhor porque não soube aproveitar os muitos espaços deixados pelos Suiços na ansia de atacar. Foram pelo menos 3 boas oportunidades criadas e desperdiçadas.

-No final das contas, a eliminação de ambos foi mais do que justo. Seguiram a frente as Seleções que jogaram o melhor futebol do grupo...O que, claramente não foi o caso de Hondurenhos e Suiços..



Holanda 2x1 Camarões


-Novamente, a Holanda jogou em um 4-2-3-1 enquanto Camarões jogava em um 4-2-2. Com maior espaço, especialmente do lado direito do seu ataque, os armadores Holandeses não embolaram tanto o jogo como nas partidas anteriores.

-Van Persie fez um belo gol justamente por sua equipe ter conseguido dar uma qualidade maior aos toques no último quarto do campo.

-A equipe Africana voltou para o segundo tempo em um ousado 4-3-3 e não tardou para que Eto'o, de penalti empatasse a partida.

-A Holanda respondeu com as entradas de Elia, Huntelaar e Robben, que foi jogar bem aberto pela direita. As modificações deixaram a equipe bem mais rápida e incisiva.

-Muito disso deveu- se também a mudança do esquema de Camaraões, que, se por um lado, passou a ameaçar mais na frente, por outro lado abriu de vez a sua retaguarda.

-Robben, aliás mostrou o porque de ser tão importante para a equipe. Foi sua a jogadaça e a conclusão na trave, que Huntelaar aproveitou para marcar o gol da vitória e dos 100% de aproveitamento.

-Agora, a Holanda se prepara para enfrentar a surpreendente Eslováquia nas oitavas. É a grande favorita, sem dúvidas, até porque defende a sua invencibilidade de 22 jogos...



Japão 3x1 Dinamarca

-O Japão veio no 4-1-4-1 noa qual chamam a atenção o grande poder de marcação e a movimentação dos jogadores.

-A Dinamarca, tendo que fugir das suas características, buscando mais o jogo, pela necessidade da vitória, atuou em um 4-2-3-1.

-A qualidade na bola parada praticamente decidiu a partida na primeira etapa. Honda e Endo marcaram e deram uma grane vantagem a equipe Niponica.

-Na segunda etapa, Tomasson perdeu um penalti, mas no rebote acabou marcando dando novas esperanças aos Europeus. Na base da pressão e do chuveirinho, a Dinamarca chegou a ameaçar.

-Mas em uma brilhante jogada de Honda(o nome do jogo) em cima de Romedhal, a bola sobrou para Okazaki que marcou o terceiro gol e deu números finais a partida.

-Com isso, a equipe Japonesa se afirma como uma das melhores surpresas desse mundial e agora se preparam para enfrentar o Paraguai nas oitavas de finais, com boas chances de surpreender...



Eslováquia 3x2 Itália

-Foi sem dúvida nenhuma, a partida mais emocionante da Copa até agora(muito mais pelos últimos 15 minutos de jogo do que pelo restante da partida).

-A Eslováquia entrou em campo atuando em um 4-2-3-1, contando com boa atuação de Hamsik, o meia mais centralizado, que deu vários bons passes para Vittek. Strba foi muito bem na marcação enquanto Stoch e Kucka, são volantes que dão muito dinamismo ao jogo.

-Já a Itália entrou em um 4-3-3, com Iaquinta mais centralizado e Pepe e Di Natale mais abertos pelas extremas.

-De Rossi teve uma atuação muito ruim, pouco ajudado por Gattuso. A má partida de ambos expos ainda mais o frágil(quem diria)sistema defensivo Italiano. E foi numa falha de De Rossi, que Vittek abriu o marcador.

-Lippi voltou do intevalo com Maggio em lugar de Criscito e Quagliarela no de Gattuso. Isso fez a esquipe ficar ainda mais exposta e, novamente Vittek fez 2x0.

-Pirlo veio para o jogo no sacrifício, mas mesmo assim deu mais qualidade a saída de bola da Azzurra. Foi quando Di Natale, com oprotunismo diminuiu a desvantagem. Depois disso, a Itália continuou prescionando, teve um gol bem anulado e outro salvo em cima da linha.

-Mas, em nova falha da zaga, a Eslováquia fez 3x1 e parecia ter matado a partida. Porém, nunca pode se subestimar uma camisa Tetracampeã do Mundo. Quagliarela marcou um golaço e a Azzurra seguiu pressionando, rondando a área Eslovaca.

-Nada disso foi suficiente, e a atual campeã do Mundo foi precocemente eliminada da Copa. Uma geração envelhecida, mal convocada e mal escalada, mas que deu o sangue para tentar o empate. Infelizmente, isso não foi suficiente...

-A Eslováquia, apontada por mim como uma das surpresas da Copa, agora prepara-se para enfrentar, e provavelmente perde para a Holanda naos oitavas de finais. ´Contudo, já deixaram sua marca nesse Mundial...



Paraguai 0x0 Nova Zelandia

-Novamente os Paraguaios entraram em campo em um 4-3-3. com Valdez mais recuado e voltando para compor o meio-campo quando o time perdia a bola.

-A Nova Zelandia atuou em um 3-4-3, porém em nenhum momento se lançaram com determinação para o ataque, em busca do gol que lhes daria a classificação para a próxima fase.

-A partida foi das mais sem graça da Copa até agora, pois se os Neozelandeses supreendentemente não buscavam o gol, os Paraguaios por sua vez não abriam a defesa pois sabiam que o 0x0 garantia o primeiro lugar do Grupo.

-Agora, a equipe Sulamericana se prepara para enfrentar a sensação da primeira fase da Copa, o Japão...

Nenhum comentário: