sexta-feira, 11 de junho de 2010

E começou a festa - Africa do Sul 1 x 1 México







Gustavo Román - colaborador e um apaixonado pelo Mundo da bola...


Foi emocionante a abertura da décima-nona Copa do Mundo de futebol. Foi lindo ver a festa de um povo sofrido, de uma nação tão jovem. A felicidade estampada na cara de cada morador, de cada criança era absurda. E, a festa foi mais do que merecida. Porém, como toda partida de abertura, essa foi arrastada, e com poucas oportunidades de gols.


imagen - Globoesporte.com
Com a benção de Nelson Mandela, que mesmo não estando presente no Soccer City, estava em espírito. Mas a comoção parece ter afetado os Bafana-Bafana. O primeiro tempo foi todo Mexicano. Muito mais presente no campo d ataque. Muito mais posse de bola. Especialmente com as investidas de Giovani dos Santos e Carlos Vela.

A equipe da casa falhava muito nas bolas cruzadas. Todas as bolas eram cabeçeadas por jogadores Mexicanos e não pelos defensores Sulafricanos. No final das contas, o 0x0 da primeira etapa foi melhor para os comandados por Parreira.
O segundo tempo foi completamente diferente. Os Bafana-Bafana adiantaram a marcação e com Pienaar mais adiantado passaram a dominar a partida. E, num contra-ataque muito bem executado, com a marca de Parreira, Tshabalala fez o primeiro gol do Mundial. Um golaço diga-se de passagem.

A África continou a perder algumas oportunidades, especialmente através de seu solitário atacante Mphela. Javier Aguirre trocou seus atacantes, Vela saiu para a entrada do veterano Blanco e Franco deixou o campo para ser substituido por Javi Hernandez.

E, com essas alterações passou a pressionar novamente. Em mais uma das muitas falhas da defesa Africana, Rafa Marquez empatou a partida, após Mokoema ter dado condição a 3 jogadores.

Ainda houve tempo para um penalti não marcado em cima de Mphela não marcado pelo árbitro. E, o mesmo atacante perdeu uma grande oportunidade ao finalizar na trave um chutão do goleiro Khune.

No fim das contas, o empate acabou sendo justo, já que um tempo foi dominado pelos Mexicanos e outro pelos Sulafricanos. O resultado mantém os dois na briga e só embola mais um grupo já muito equilibrado...

Um comentário:

Gilmar Siqueira disse...

Vale destacar a excelente partida do jogador mexicano Guardado, que inclusive deu a assistência para o zagueiro Rafael Marques.