segunda-feira, 19 de julho de 2010

9o. Rodada do Brasileirão por Nyelder nosso colaborador










Nyelder Rodrigues - nosso colaborador, estudante de jornalismo, nessa foto junto com Paulo Vinicíus Coelho ( ESPN Brasil ) 

Notas rápidas do Brasileirão - 9ª rodada – jogos de sábado



Vasco 3x1 Atlético/PR: PC Gusmão se manteve em alta. A vitória vascaína sobre o sofrível Atlético Paranaense - que ainda teve contra a expulsão de dois atletas ainda no primeiro tempo - começou a ser desenhada aos 19 minutos, quando o jovem Jonathan, da meia lua e com falha do goleiro Neto, abriu o placar. A partir de então, o Vasco melhorou e, com as duas expulsões do lado atleticano, passou a dominar a partida, que antes era melhor para o Atlético Paranaense.

Vitória 3x2 São Paulo: novamente o tricolor paulista não agradou e jogou mal. Enquanto isso, o Vitória aproveitou-se do mando de campo e da desorganização adversária, atacando e criando as melhores chances, mesmo com o mau estado do gramado.

Apesar de vencer por apenas um gol de vantagem, a equipe baiana foi melhor durante toda partida, tendo o São Paulo apenas corrido atrás do placar. O principal destaque da partida foi o lateral-esquerdo Egídio, autor dos cruzamentos que resultaram nos dois primeiros gols do Vitória.

Notas rápidas do Brasileirão - 9ª rodada – jogos de domingo, 16h

Corinthians 1x0 Atlético/MG: o início corintiano na partida foi tão bom que, logo nos primeiros minutos, Dentinho foi derrubado na área. Pênalti marcado por Wilton Pereira Sampaio, que Chicão errou, chutando para fora. Mas o domínio corintiano não parou por aí. A forte pressão durou até em torno dos 20 minutos, quando o time tirou um pouco o pé do acelerador, mas sem perder o controle da partida. Já o Atlético Mineiro se viu dominado na maior parte do tempo, sem reação, criando algumas oportunidades apenas em erros do sistema defensivo corintiano. Assim foi o primeiro tempo.

O panorama da partida não mudou muito no segundo tempo, apesar das alterações promovidas tanto por Vanderlei Luxemburgo como por Mano Menezes. Os mineiros criaram algumas chances, mas o controle corintiano continuou, resultando em gol apenas aos 35 minutos. Em jogada pela esquerda, Jorge Henrique passou para Danilo na entrada da área. De primeira, o meia só rolou para Bruno César no bico direito da área. Bruno teve tempo de ajeitar, olhar para o gol e chutar. A bola desviou no atleticano Jairo Campos, enganou Fábio Costa e colocou o Corinthians na liderança isolada do Brasileirão com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder, o Fluminense

Inter 2x1 Ceará: foi difícil, mas o colorado superou o ferrolho cearense. Pacientemente, o leve 4-2-3-1 de Celso Roth - com Taison, D’Alessando e Giuliano na linha de 3 meias - conseguiu abrir o placar aos 15 minutos, em cobrança de pênalti de Alecsandro. A penalidade foi marcada após movimentação em que D’Alessandro, na esquerda, passou para Giuliano na entrada da área, que avançou e foi derrubado já dentro da área.

Mas a dificuldade em furar o paredão do Ceará continuou, inclusive no segundo tempo. O Ceará, ao contrário de como defende, foi um time ofensivamente ineficaz. Mesmo assim, conseguiu o empate no segundo tempo, após chute desviado no caminho e que Abbondanzieri não conseguiu segurar.

Atlético/GO 0x1 Flamengo: um jogo bom em Goiânia, graças à postura de buscar o jogo, adotada por ambas as equipes, criando várias chances. Mas foi o Flamengo quem marcou. Diego Maurício fez boa jogada, invadindo a grande área e sendo derrubado por Gílson. Na cobrança, Petkovic marcou.

No segundo tempo, os goianos voltaram pressionando, fazendo com que o Flamengo jogasse mais recuado, tentando explorar os contra-ataques. A pressão durou até a metade do período, deixando o jogo em banho Maria até próximo de seu fim, quando o Atlético voltou a pressionar, alçando bolas na área carioca. Contudo, os atleticanos não marcaram e o Flamengo terminou a partida com os três pontos e dentro do G-4. Já os goianos continuaram na lanterna.

Avaí 4x2 Palmeiras: na reestréia de Felipão no comando do alvi-verde, o torcedor não esperava um revés. O Avaí, desde o começo, mostrou-se disposto ao ataque. No entanto, quem abriu o placar foi o Palmeiras, em cobrança de falta de Marcos Assunção, que o goleiro Renan rebateu, sobrando para o lateral Gabriel Silva marcar. Os catarinenses continuaram ofensivos, porém, dando espaços ao contra-ataque palmeirense. Mesmo com os riscos, o Avaí conseguiu virar o placar ainda no primeiro tempo e antes de uma expulsão. Pará aplicou um carrinho em Márcio Araújo e foi expulso.

Na volta para o segundo tempo, o Palmeiras – em vantagem numérica - se lançou ao ataque e logo empatou a partida. A pressão esfriou após paralisão, causado pela fumaça de sinalizadores. No retorno, o Avaí voltou melhor e conseguiu o empate em pênalti duvidoso marcado sobre Roberto, aos 45. O Palmeiras, apostando tudo para empatar, acabou levando o quarto, em saída totalmente precipitada do goleiro Deola, deixando o gol aberto para Roberto ampliar, de fora da área.

Botafogo 1x1 Guarani: ruim. Assim pode ser resumido o jogo de hoje no Engenhão. Enquanto o Botafogo tentava tomar as rédeas da partida, o Guarani apenas esperava ações ofensivas adversárias para armar contra-ataques. E mesmo nesse ritmo, o Guarani abriu o placar, aos 41 minutos, em um erro geral da defesa – principalmente de Fábio Ferreira e Danny Moraes.

Contudo, o próprio Danny Moraes, em cobrança de escanteio, empatou o jogo, aos 48. No intervalo, Joel trocou Fahel por Jobson, que colocou lenha na fogueira. Mas durou pouco. O segundo tempo foi fraco e com muitos passes errados, terminando sob vaias da torcida.

Cruzeiro 1x0 Guarani: o Cruzeiro está empatado com o Flamengo em quase todos os critérios, menos um: cartões vermelhos. A equipe mineira tem mais cartões que os cariocas e, por isso, não chegou ao G-4.

Estreando na Arena do Jacaré – que receberá os jogos do Cruzeiro e do Atlético enquanto o Mineirão estiver fechado – o Cruzeiro abriu cedo o placar segurou o jogo a partir daí, tanto que as melhores chances da partida foram do Goiás, que buscava o empate. Mas com dois gols corretamente anulados, o Goiás não conseguiu reverter o placar. Um dos destaques do jogo foi o cruzeirense Gilberto que, como meia ao lado de Roger (meia Dunga, meia, e não lateral!), fez boa atuação e o gol da vitória.

Prudente 2x0 Grêmio: partida fácil de resumir: só deu Grêmio. O de Prudente. Quase que de cabo a rabo, o jogo foi dominado pelos prudentinos, que só perderam o domínio na expulsão de João Vitor - que colocou a mão na bola e recebeu o segundo cartão amarelo – mas continuaram sendo perigosos. Apesar do controle da partida, o gol do Prudente saiu em cobrança de falta rasteira de Paulo César, que acertou o chute no pulo da barreira.

Só em torno dos 30 minutos do segundo tempo que o Grêmio (o de Porto Alegre) passou a ter o jogo mais em mãos, tentando o empate com bolas alçadas na área. Mas a pressão gremista resultou em gol adversário: Wanderley ampliou o placar para o Prudente.

O destaque da partida foi o goleiro Victor, que fechou o gol e ainda defendeu um pênalti.

Santos 0x1 Fluminense: um grande duelo, principalmente do ponto de vista tático. O alvinegro praiano, como de praxe, foi pra cima e controlou boa parte da partida, com Robinho pela direita e Neymar pela esquerda, com André centralizado. O Fluminense, que levou certo perigo no início da partida, se limitou a defender-se no restante do primeiro tempo, com Gum, André Luis e Leandro Euzébio na zaga e Diguinho marcando Robinho.

Mesmo com a pressão, o primeiro tempo terminou zerado. Na volta para o segundo, o Santos continuou pressionando, obrigando Muricy a fazer mudanças no Flu. Rodriguinho saiu para entrar Alan. Mais veloz, o time ainda criou algumas chances, explorando o contra-ataque. E aos 32, Mariano passou para Alan que, livre, marcou o gol da vitória tricolor.

Em desvantagem, o Santos cresceu e aumentou mais ainda a pressão sobre o Fluminense, que resistiu até o fim e conseguiu, além da vice-liderança, serem ovacionados pelos tricolores presentes na Vila Belmiro como “time de guerreiros”.

3 comentários:

Mari/horadapelota disse...

olá ! Parabéns pelo blog !
o jogo botafogo x gurani, mostrou o quao ruim é essa zaga do botafogo, e que com esse time o 3-5-2 não vai dar certo nunca !!
comecei o meu blog ha pouco tempo... se puder dar uma força lá : www.horadapelota.blogspot.com

obg e bjs

Manuel Oliveira disse...

Entrei aqui pela 1ª vez.
Visitem o meu blog e se gostarem poderemos fazer parceria.

Cps.

Blog do Manuel

Antônio Boaventura disse...

Nyelder,

Tudo bem contigo? Sou amigo do Cacá que apresenta o Top Sports e editor-chefe do sítio Clube do Esporte Notícias. Gostaria de colaborar conosco?

Atenciosamente,

Antônio Boaventura
(11)9836-2417 - antonio.boaventura@yahoo.com.br