quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mercado Europeu, por Gilmar Siqueira nosso Colaborador










Gilmar Siqueira

A temporada ainda nem começou na Europa, mas a movimentação e as notícias estão acontecendo de forma muito intensa, devido é claro, às transferências, que nesta pré-temporada, não param de jeito nenhum.


Parece até que a crise pouco afetou clubes como Barcelona, que contratou o lateral-esquerdo brasileiro Adriano, ex-Sevilla e o atacante David Villa, ex-Valencia e suas únicas baixas foram o zagueiro Chigrinski e o atacante Henry. Também o Real Madrid de José Mourinho não parou de contratar jogadores. Trouxe o jovem Pedro León, que fez uma excelente temporada pelo Getafe. Mas, ainda está em busca de mais reforços, Khedira foi muito cotado, porém, parace que ele está mais próximo do Bayern München. Outro que se aproximou bastante do Real foi o lateral-esquerdo do Chelsea, Ashley Cole, mas, o treinador dos "blues", Carlo Ancelotti, veio à público e disse que Cole não iria sair.

Há poucos dias Mourinho disse que sua atual prioridade é a contratação de um zagueiro central. Vários nomes foram citados, tais como, David Luiz (Benfica), Thiago Silva (Milan) e Namanja Vidic (Manchester United).

O Manchester United pouco de movimentou, apenas trouxe o jovem atacante mexicano Abel Hernández. O que mais chamou a atenção nos "red devils" foi o grande interesse em vários jogadores como Balotelli, Sneijder e outros.

O Chelsea trouxe apenas o meia israelense Yossi Benayoun, advindo do Liverpool. Mas, perdeu Belletti (Fluminense), Ballack (Bayern Leverkusen), Joe Cole (Liverpool) e Deco (Indefinido). Possivelmente Ricardo Carvalho também rescindirá seu contrato. Alguns rumores fortes rondaram a equipe londrina como a chegada do atacante Fernando Torres, mas Ancelotti desmentiu. A equipe fez uma real proposta pelo atacante brasileiro Neymar, esta porém foi negada.

Também não devemos nos esquecer do Manchester City, que trouxe mais dois reforços de muito peso, estes são David Silva, vindo o Valencia e Yaya Touré, vindo do Barcelona.

A equipe que mais se movimentou na Inglaterra foi o Liverpool. Primeiramente, chegou ao fim a "era Benítez" devido à temporada ruim no comando dos "Reds" e também as desavenças com os donos da equipe, os empresários estadunidenses Tom Hicks e George Gillet. Para substituir o espanhol foi contratado o inglês Roy Hodgson, que veio de uma excelente temporada pelo Fulham, levando a equipe londrina à final da Uefa Europa League da temporada 2009-2010. Os jogadores trazidos foram o sérvio Jovanovic, vindo do Standard de Liège e o meia-atacante Joe Cole, cujo contrato com o Chelsea não foi renovado. Ao que parece a equipe da cidade dos Beatles vai manter Gerrard e Fernando Torres. Como baixa tiveram Emiliano Insúa que foi vendido à Fiorentina.

Mudando da Inglaterra para a Itália podemos começar citando a Internazionale que perdeu português José Mourinho e trouxe o espanhol Rafa Benítez para o comando técnico. As únicas contratações da atual campeã do campeonato foram o zagueiro Ranocchia, vindo do Bari e que será emprestado ao Genoa e o goleiro Catelazzi, vindo da Sampdoria.

O Milan após a demissão do brasileiro Leonardo contratou o italiano Massimiliano Allegri, vindo de uma temporada regular com o Cagliari. O rumor que mais rondou os "rossoneri" foi a volta de Ronaldinho Gaúcho ao Brasil, isto porém foi negado por dirigentes. A única contratação até agora foi a do zagueiro grego Papasthatopulos, vindo do Genoa.

A Roma contratou os brasileiros Fábio Simplício, vindo do Palermo e Adriano, proveniente do Flamengo. Houveram várias propostas para a saída do atacante montenegrino, Mirko Vucinic, que recusou à todas.

A equipe italiana que mais se movimentou foi a Juventus, isso foi o esperado, pois a equipe nem sequer se classificou para esta edição da Uefa Champions League. Trouxe os atacantes Pepe e Lanzafame, o goleiro Storari, os defensores Marco Motta e Bonucci, os meias Martinez e Inler e perdeu Zebina e Fabio Cannavaro. O treinador Alberto Zaccheroni foi demitido e para seu lugar foi contratado o ex-treinador da Sampdoria Luigi Del Neri.

Estas são as principais transferências que ocorreram na Europa até agora. Muito provavelmente mais transferências irão acontecer, pois os rumores que ocorrem são muitos, como sempre. O que realmente podemos esperar são boas temporadas principalmente de equipes como Juventus e Liverpool que, devido à temporada anterior ruim se modificaram muito a começar pelos seus respectivos treinadores.

O Milan parece que não aprendeu a lição, continua com jogares de idade muito elevada e que não jogam bem há tempos, com relação à isso a torcida deve esperar que a equipe contrate mais reforços.

3 comentários:

Antônio Boaventura disse...

Gilmar Siqueira,

Tudo bem contigo? Sou amigo do Cacá que apresenta o Top Sports e editor-chefe do sítio Clube do Esporte Notícias. Gostaria de colaborar conosco?

Atenciosamente,

Antônio Boaventura
(11)9836-2417 - antonio.boaventura@yahoo.com.br

Manuel Oliveira disse...

Gilmar, sobre o Real Madrid posso dizer que contrataram o argentino Di Maria que jogava no meu time (Benfica) e que apesar do interesse no David Luiz ele não vai sair porque tem uma cláusula de 50 milhões e não sai por menos que isso porque queremos ser de novo campeões e fazer uma boa Liga dos Campeões que dá muito dinheiro.

Abraço.
Visita:
Blog do Manuel

Manuel Oliveira disse...

Gilmar, vi seu comentário lá no Blog e que inclusivé está a segui-lo. Também seus contatos que guardarei. Muito obrigado.

Abraço.