domingo, 29 de agosto de 2010

Calcio serie A, temporada 2010-2011 Gilmar Siqueira/colaborador

Mais uma grande temporada está para começar no campeonato italiano. Equipes que sempre irão brigar continuam muito boas. A atual pentacampeã, Internazionale continua sendo a favorita para o hexacampeonato. O time perdeu apenas jogadores de pouca relevãncia em seu elenco. Trouxe boas promessas como o brasileiro Phillipe Coutinho e o meia-atacante francês do Parma, Biabiany. Mas, principalmente manteve seus excelentes destaques: Júlio César (melhor goleiro da Europa), Maicon (melhor defensor), Seneijder (melhor meia) e Diego Milito (melhor atacante e melhor jogador de toda a Europa). Esta é uma equipe com poucos pontos fracos, em termos de elenco quase nenhum. O problema pode ser o desgaste devido à quantidade de competições em alto nível. O novo treinador, Rafael Benítez, vindo do Livepool tem a difícil missão de substituir simplesmente José Mourinho que fez a melhor campanha da história do time de Milão na temporada passada. O esquema tático é o que pode facilitar para o novo trabalho, pois, Benítez também utiliza muito o 4-3-3 e o 4-2-3-1.


A atual aquipe vice-campeã Roma, mostrou o "peso de sua camisa" na temporada passada, onde apenas perdeu o títutlo para a Inter na derrota para a Sampdoria por 2x1, o elenco era um pouco limitado e, na Roma sempre há problemas financeiros. A equipe da capital tende a lutar novamente pelo título, agora conta com os reforços dos brasileiros Adriano e Fábio Simplício. O "imperador" que veio do Flamengo, luta por uma recuperação em sua carreira. Quanto à qualidade técnica que ele apresenta ninguém duvida, mas veremos qual será seu comportamento nesta temporada. O treinador ainda é o torcedor da equipe, Claudio Ranieri, que evoluiu demais desde sua chegada à Roma. No comando da Juventus, tinha fama de "retranqueiro" e de certa forma com razão. Mas na Roma, por vezes colocou 3 atacantes, algo que foi surpreendente para todos. Além de Vucinic e do craque Franceso Totti, Ranieri poderá colocar o brasileiro Adriano também. Enfim, o elenco é um pouco inferior ao da Inter, mas isso não tira os "giallorossi" da briga.

A Juventus agora comandada por Luigi Del Neri, está buscando uma grande recuperação nesta temporada, após o fracasso na temporada anterior, o qual, deixou a equipe fora da Champions League. Isso para uma equipe como a Juventus, é um desastre. O time perdeu jogadores que não foram nada bem na temporada passada, como por exemplo, o ex-capitão da "Azurra", Fabio Cannavaro. Mas contou com os reforços de Simone Pepe, vindo da Udinese. Quagliarella, vindo do Napoli e entre tantos outros, que chegaram para reforçar vários setores do time de Turim. Ainda não é possível dizer que a Juventus é favorita ao título, como Roma e Inter, porque é um time em formação, pouco entrosado ainda que contenha bons jogadores. Se começar bem, pode brigar sim, mas a partir do início do returno.

O Milan também está em busca de renovação, mesmo tendo se classificado para a Liga dos Campeões na temporada passada. A diretoria trouxe o treinador do Cagliari, Massimiliano Allegri, que é muito confiável e pode fazer uma boa temporada com o time milanês. Também não pode ser considerado favorito ao título, pois como a Juve tem parte do elenco em formação, com alguns jovens reforços e muita esperança. Sobretudo em Alexandre Pato, promessa da temporada, além da possível chegada de Ibrahimovic.

Enfim, não há como prever uma temporada fraca, ou pouco movimentada em um campeonato de alto nível e com grandes estrelas, como é o campeonato italiano. É também impossível desconsiderar times como Sampdoria, que só não está na Liga dos Campeões graças aos "play-offs", onde foi eliminada pelo Werder Bremen. O Genoa é outra grande equipe que se reforçou muito bem e, caso os "favoritos" não se cuidem, devem tomar muito cuidado.

Nenhum comentário: