terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que esperar para a temporada 2010-2011 do inglês?

                                                   
 
                                              Gilmar Siqueira, colaborador do Blog Futbolleiros.


A temporada 2010-2011 da Barclays Premier League promete ser uma das mais disputas desde sua criação em 1995, pois, além de contar com os sempre favoritos Chelsea, Manchester United e Arsenal em boas condições, contará também com o Manchester City e seus bons reforços milionários, o Tottenham com seu elenco fortíssimo e, logicamente o gigante Liverpool, que pretende fazer uma temporada de recuperação, devido à fraca participação anterior, onde os "reds" conseguiram apenas uma vaga para a Uefa Europa League.
Sem dúvida nenhuma o Liverpool está fazendo o que a maior parte de sua torcida esperava, após a demissão do treinador Rafael Benítez, o time contratou reforços de peso como Joe Cole e Milan Jovanovic, além de manter suas estrelas principais, o campeão do mundo Fernando Torres e seu capitão Steven Gerrard. Agora sob o comando ex-treinador do Fulham, Roy Hodgson, todos esperam uma eventual briga tanto pelo título inglês, quanto pelo título da Europa League.
A grande promessa deste campeonato com toda a certeza é o milionário Manchester City, que trouxe grandes jogadores como Yaya Touré, David Silva e Alexandar Kolarov. Os “skyblues” também irão contar com a volta do brasileiro Robinho. Poucas dispensas foram feitas como, por exemplo, a do meia Martin Petrov, que rumou ao Bolton. Quanto ao brasileiro Sylvinho, seu contrato expirou e ele deixou a cidade de Manchester.
O Tottenham, por enquanto, só conta com a chegada do brasileiro Sandro e do goleiro croata Pletikosa. Além do retorno de Robbie Keane, que estava emprestado ao Celtic. Os “spurs” não só contam com um bom elenco para esta temporada, como também contam com aquele que foi eleito o melhor treinador do último campeonato, o inglês Harry Redknap, que acredita muito no potencial da equipe.
Não se pode fazer “previsões” e dar “pitacos” para o início de um campeonato inglês sem se falar do todo poderoso Manchester United que, mesmo não adquirindo grandes jogadores (e nem perdendo), conseguiu manter um excelente elenco, contando principalmente com o retorno de Michael Owen, que se recuperou de uma lesão. Sem dúvida uma grande contratação do United foi o atacante mexicano Javier Hernández, conhecido como “Chicharito”. Ele inclusive marcou o terceiro gol da equipe na final da FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra), neste domingo (08) contra o Chelsea.
Já o atual campeão, Chelsea, vem com algumas perdas em seu elenco e conta com a chegada de várias jovens promessas de sua própria base, já que a equipe de Londres é a atual campeã do torneio nacional das categorias de base. Mas, mesmo assim jogadores importantes como Ballack, Joe Cole e Ricardo Carvalho saíram. Este último confirmou ainda hoje (10) sua ida para o Real Madrid. Os “blues” também perderam os brasileiros Belletti e Deco, ambos rumaram ao Fluminense. Contudo as promessas que chegaram e, ao que tudo indica irão ganhar chances na equipe principal são Josh McEachran, que está na base do Chelsea desde os 8 anos, os defensores Bruma e Van Aanholt, o atacante italiano Fabio Borini, etc. Um jogador importante que está para assinar com o Chelsea, inclusive está na Inglaterra, é o midfielder brasileiro Ramires, que atuava no Benfica. Seria ele um possível substituto de Ballack e Deco, pois chega para atuar na mesma função que ambos faziam.
No entanto, com a nova lei do “homework” que estimula as equipes a investirem em suas academias (categorias de base) permitindo cada time ter quantos jogadores com menos de 19 anos puderem, desde que, a imensa maioria seja nascida na Inglaterra ou no País de Gales, iria prejudicar um pouco o Chelsea, que conta com muitos estrangeiros, mesmo na academia.
Falar do Arsenal é sempre complicado, muitas vezes pensamos que a equipe não vai à lugar algum e eles acabam brigando muito. Para a nova temporada Arsène Wenger continua contando com os garotos, mas também contratou o atacante marroquino Chamakh, vindo do Bordeaux e prometendo muitos gols com a camisa da equipe londrina. Quanto à situação do capitão Cesc Fabregas, ao que tudo indica ele irá permanecer na equipe devido á todos os esforços do treinador. Como perda significativa, o time londrino teve apenas o brasileiro, naturalizado croata Eduardo da Silva, que rumou ao Shaktar Donestch, da Ucrânia.
Com relação à outras equipes, temos grandes notícias, como por exemplo, o Aston Villa que ainda ontem emitiu um comunicado oficial dizendo que o treinador Martin O’Neal havia abdicado do cargo. O selecionador que estava no clube de Birmingham desde 2007 disse que não poderia mais trabalhar em clube sem ambição. Ainda mais que a equipe além de não estar em busca de mais contratações está quase perdendo o meia James Milner para o Manchester City. Mesmo com muitos nomes especulados ninguém ainda foi efetivado no cargo.
A primeira rodada começará neste sábado (14) e terá um grande jogo entre Tottenham e Manchester City, em White Hart Lane. Ainda no sábado, o Chelsea irá enfrentar o recém-promovido West Bromwich Albion, em Stanford Bridge. A rodada se encerra na segunda, com o jogo entre o atual campeão da League Championship (Segunda Divisão), Newcastle e o grande Manchester United, no estádio St. James Park.
Bom, estes foram alguns prognósticos desta temporada. Favoritos? Acho que é cedo demais para apontar grandes favoritos, porém, se é para apontar, que sejam Chelsea e Manchester United.
E não se esqueçam, o melhor dos campeonatos europeus, não só o inglês você acompanham aqui, não percam.

Um comentário:

felipe55 disse...

Só não acho que o Liverpool vai bem nessa temporada.Poulsen é fraco,Mascherano deve sair.Chelsea,Manchester City e United devem brigar pelo Titulo,meu pobre Arsenal mais uma vez time do futuro e nunca do presente.
Grande abraço e confiram www.blogdividida.zip.net