domingo, 22 de agosto de 2010

Premier League por Gilmar Siqueira










Gilmar Siqueira - Nosso colaborador


Começa a Premier League


Esta primeira rodada da Barclays Premier League, temporada 2010-2011, teve seu início no sábado (14), com a maioria dos jogos acontecendo. O primeiro foi o duelo entre Tottenham e Manchester City, duas equipes que com certeza irão brigar no “Top Four” esta temporada. Foi uma partida muito movimentada, com estreias pelo lado do Manchester City, foram estas, o lateral-esquerdo Aleksandar Kolarov, o volante Yaya Touré e o meia espanhol, David Silva. Já os “spurs” mantiveram a base da temporada passada. O time visitante foi pressionado durante toda a partida, destaque para seu goleiro, o inglês Joe Hart, que fez uma partida excelente e, pelo visto ganhou a posição do consagrado goleiro irlandês Shay Given. Pelo lado do Tottenham, vale destacar o galês Gareth Bale, que jogou como meia pela esquerda (o tradicional Winger) e fez uma partida muito boa, porém, parou em Joe Hart. Mesmo sendo um grande jogo, não foi este que saiu do zero.

Uma partida que merece muito destaque nesta rodada, mesmo não envolvendo times que vão brigar pelo título ou pela vaga na Champions League foi Wigan x Blackpool. Este jogo marcou o retorno do Blackpool à primeira divisão após 39 anos. Os “tangerines”, como são conhecidos, venceram o Wigan por 4×0, com gols marcados por Taylor Fletcher, Harewood (2 vezes) e Baptiste. Mesmo com a esmagadora vitória, o técnico Ian Holloway disse que eles deveriam “manter os pés no chão”, pois era apenas o primeiro jogo. Mas obviamente ele não escondeu a satisfação com seus jogadores.

Voltando a falar de times do “Top Four”, ainda no sábado, porém em horário diferente, o Chelsea goleou o West Bromwich Albion, recém-promovido à Premier League e atual vice-campeão da League Championship, por 6×0 jogando em Stamford Bridge. Obviamente os “blues” começaram pressionando, tanto que, aos seis minutos, após uma cobrança de falta e falha do goleiro Scott Carson, Malouda fez o primeiro. Depois o W.B.A tentou descontar, mas faltou qualidade. No fim do primeiro tempo com cerca de 46 minutos, Drogba, o artilheiro da última edição do campeonato fez seu primeiro gol e o segundo do Chelsea. O início da segunda etapa se desenrolou como a primeira, uma pressão do Chelsea e poucos contra-ataques pelo lado do West Bromwich. O técnico Di Matteo pouco pode fazer por sua equipe, tanto que, aos 10′, após escanteio e falha da defesa, a bola sobrou para Didier Drogba, que fez o segundo dele e o terceiro do Chelsea. Depois de sofrer o terceiro gol, pouco fez o W.B.A, a equipe ficou “entregue”, tanto que, aos 18′, depois de uma bela troca de passes entre Anelka e Ashley Cole, a bola foi passada para Lampard que fez o quarto dos “blues”. E só dava Chelsea, cinco minutos após o gol de Lampard, Drogba completou seu “hat-trick” em falha do zagueiro Tamas. Depois disso, ninguém mais acreditava que um outro gol poderia sair, mas Malouda conseguiu esta proeza aos 45′ do segundo tempo, após passe de Anelka. Esta realmente foi uma grande vitória dos atuais campeões da Premier League, inclusive esta foi a maior vitória de estreia da história da competição.

Sem dúvida o clássico da rodada aconteceu no domingo, a partida entre Liverpool x Arsenal no Anfield Road abrilhantou ainda mais a primeira rodada. O Liverpool já veio com seus novos jogadores em campo, Jovanovic e Joe Cole já começaram como titulares, o atacante Fernando Torres não estava com ritmo de jogo, pois acabara de se recuperar de lesão, portanto ficou como opção para Roy Hodgson. O atacante titular foi David Ngog. Pelo lado dos “gunners”, o treinador Arsene Wenger já chegou de contrato renovado até 2012 e com o desfalque do capitão Fabregas. O holandês Robin Van Persie, que também se recupera de lesão ficou no banco. Outra ausência sentida foi a do volante brasileiro Denilson, também lesionado. O Arsenal teve a estreia do zagueiro francês Koscielny e do atacante Chamakh. O jogo começou com um Liverpool pragmático e sem posse de bola, meia e capitão Gerrard se encarregou muito da marcação ao lado de Mascherano e apoiou pouco o ataque. Mesmo com uma efetiva possessão de bola o Arsenal tinha deficiência no “passe final”, tanto que pouco finalizou, ai ficou clara a ausência de Cesc Fabregas. O lance mais polêmico da primeira etapa foi a entrada duríssima de Joe Cole no jovem Koscielny na lateral do seu campo de ataque, ou seja, totalmente desnecessária. O árbitro Martin Atkinson não teve dúvidas e sacou o cartão vermelho. Agora os “reds” o perderão por 3 jogos, já que a regra da Premier League diz que, se um jogador levar vermelho direto, ele fica suspenso por três partidas. O regulamente também prevê a anulação do cartão, caso seja pedido do clube e o lance seja calmamente analisado. Mas não foi o caso, o Liverpool não irá recorrer. Na segunda etapa todos previam mais um domínio do Arsenal, mas com apenas um minuto de jogo, Ngog marcou para o Liverpool. Mesmo perdendo o jogo e com um homem a mais, o Arsenal perdeu suas iniciativas e os “reds” passaram a controlar a partida. Diante disso, Arsene Wenger lançou mão de Wilshere e Ebouè para colocar Rosicky e Walcott, porém, pouco adiantou. Apenas Rosicky teve uma oportunidade de cara com Pep Reina, após bela jogada, mas o goleiro espanhol fez uma grande defesa. Com o fim próximo, o treinador do Arsenal tirou Diaby, seu único volante para colocar Van Persie. Mas, o Liverpool seguia se defendendo muito bem. O time da casa só não contava com uma falha clamorosa do goleiro Reina que, após um cruzamento de Rosiky, a bola resvalou na trave, bateu nele novamente e foi para o fundo do gol. Assim o Arsenal conseguiu empatar a partida.

A rodada teve seu fim com a partida entre Manchester United x Newcastle. Em uma partida memorável de Paul Scholes, o time da casa venceu por 3×0. O atacante Berbatov também teve uma esperada boa partida, inclusive fez um dos gols. Ao lado de Scholes no meio-campo, o volante Fletcher também teve uma boa atuação e marcou o segundo gol da equipe. O terceiro ficou a cago do veterano Ryan Giggs, que entrou no lugar do português Nani.

Os demais resultados da rodada foram:

Aston Villa 3×0 West Ham

Blackburn 1×0 Everton

Bolton 0×0 Fulham

Sunderland 2×2 Birmingham

Wolverhampton 2×1 Stoke

Nenhum comentário: