sexta-feira, 3 de setembro de 2010

18 Rodada do Brasileirão/por Adriano Tardoque

18o. Rodada por Adriano Tardoque, historiador, amante do futebol e mais novo colaborador do Blog Futbolleiros.

Dentre os destaque desta 18a rodada do Brasileirão, não posso deixar de comentar a ausência do aniversariante, o centenário Corinthians. É incompreensível que diante de um verdadeiro reveillon criado para o evento, o Timão não tenha entrado em campo, local mais indicado para selar sua festa, adiando o jogo. Delongas a parte, o Palmeiras arrancou um empate considerado “heróico”, diante do Fluminense. Emerson abriu o placar para o tricolor carioca aos 15 minutos do 1o tempo, após um bate-rebate iniciado pelo “enrolado” Washington. O bom jogo, oscilou oportunidades perdidas de ambos os lados, até que aos 47 do 2o tempo, um lançamento do círculo central encontra Edinho do lado esquerdo da pequena área, que ajeita de cabeça para Ewerton, que entrou no 2o tempo, dominar e empurrar para o fundo das redes. O Fluminense (38 pontos) mantem a liderança, agora com 4 pontos de vantagem sobre o Corinthians (34 pontos).


Com a vitória de 1 a 0 contra o Grêmio Prudente, com o gol de Maicosuel (nome chato de escrever!), o Botafogo jogou o time paulista para 18o (16 pontos), assumindo a 4a posição (30 pontos), uma vez que o Internacional (28 pontos) empatou sem gols com o Vitória (22 pontos), caindo fora do G4. Joel Santana continua em boa fase no comando do Fogão.

O Grêmio (19 pontos) venceu o Guarani (23 pontos) por 1 a 0 e saiu da zona de rebaixamento, ficando na 16a posição. O Atlético Mineiro (17 pontos), mesmo tendo vencido o “saco-de-pancadas” Goiás (13 pontos – lanterninha!), não saiu da zona da “degola”, e é o 17o colocado.

Na estréia do técnico Silas, o Flamengo (21 pontos – 15o colocado) foi derrotado por 1 a 0 para o Cruzeiro (28 pontos – 6o colocado), em Uberlândia, gol de Robert aos 9 minutos do 1o tempo. O time mineiro apresenta ares de regularidade, enquanto os rubro-negros não se encontram e despencam na tabela.

O São Paulo (22 pontos), respira após a vitória de 2 a 1 contra o vice-lanterna Atlético-GO (14 pontos – 19o colocado), com dois gols de cabeça: um marcado pelo zagueiro Xandão no 1o tempo e o outro pelo controverso Dagoberto no 2o tempo, já que o time goiano havia marcado com Juninho, aos 5 da etapa complementar, após falha na marcação de Jorge Wagner.

O Atlético-PR (24 pontos – 8o lugar ) fez 2 a 1 no Ceará (25 pontos – 7o colocado), na Arena da Baixada, mantendo-se na zona da Sulamericana.

Completando a rodada, o Santos (30 pontos) venceu o Avai (23 pontos – 10o colocado) por 2 a 1, mantendo-se na 3a colocação do campeonato. Neymar abril o placar com 1 minuto de jogo, após chutar uma bola na entrada da grade área, rebatida pela zaga adversária. Aos 38 do 2o tempo, numa jogada iniciada por Neymar com habilidade, deriva em um cruzamento para Marcel que dominou e chutou forte de esquerda, fazendo o segundo gol do peixe. O Avaí, que perdeu inúmeros gols no 2o tempo, diminuiu com Válber aos 42 minutos.


Próximas Rodadas

Sábado: Ceará X Vasco; Corinthians X Goiás; Botafogo X Grêmio.

Domingo: Avaí X Atlético-PR; Palmeiras X Cruzeiro; Flamengo X Santos; Guarani X Fluminense; Atlético-GO X Vitória; Atlético-MG X São Paulo; Internacional X Grêmio Prudente.

Por Adriano Tardoque

Nenhum comentário: