terça-feira, 14 de setembro de 2010

Premier League por Gilmar Siqueira










Gilmar Siqueira, nosso colaborador...

Premier League: quarta rodada




Mais uma vez a rodada da Premier League foi cheia de gols e de partidas muito emocionantes. A rodada teve seu início no sábado (11) e seu desfecho ainda nesta segunda (13).

West Ham x Chelsea: Como diz uma célebre frase utilizada por muitos, “clássico é clássico, e vice versa”. A partida entre os Hammers e os Blues é um grande clássico de Londres. Nesta ocasião as equipes encontravam-se em lados completamente opostos da tabela, o Chelsea era o líder com 100% de aproveitamento e o West Ham, o lanterna, sem nenhum ponto marcado no campeonato. Com apenas dois minutos de jogo, Drogba caiu pela esquerda e fez um belo cruzamento para Essien marcar o primeiro da partida. Pode se dizer que os torcedores do West Ham sofreram duplamente com o goleiro Robert Green este ano. Primeiro, na falha pela seleção inglesa na Copa do Mundo. Segundo, em uma cobrança despretensiosa de Drogba, o arqueiro tentou praticar uma defesa simples, mas a bola “escorregou” de suas mãos, esbarrou em Upson e, por mais bizarro que pareça, tocou no calcanhar do marfinense Salomon Kalou e entrou, foi o segundo gol do Chelsea. O time de Upton Park não se encontrava em campo, marcava mal, atacava mal, simplesmente foi terrível. Há a exceção de Victor Obinna, que teve cerca de duas chances, ainda no primeiro tempo, porém não claras. O brasileiro Ramires começou pela primeira vez como titular, já que Lampard ainda não havia se recuperado de uma hérnia de disco. No segundo tempo, parecia que o West Ham havia melhorado, destaque para Kieron Dyer, que substituiu Boa Morte. Mas foi uma “falsa recuperação”, tanto que, pouco depois Kalou e Drogba já tinham chances de marcar novamente. Sete minutos antes do final de jogo, Paulo Ferreira fez um belo cruzamento para Essien, o meia ganês fez mais um gol de cabeça. Neste momento 3×0 para o Chelsea. Com 40 da segunda etapa, após uma saída meio atabalhoada de Cech e a tirada da defesa, a bola sobrou para Scott Parker, para diminuir o resultado.

Arsenal x Bolton: Com direito ao gol de número 1000 do Arsenal na gestão de Arène Wenger, o Arsenal venceu facilmente o Bolton de Owen Coyle, mesmo com os desfalques de Walcott e Van Persie. Destaque para a boa partida de Wilshere, que esteve emprestado ao Bolton, o jovem meia foi fundamental na partida. Com 24 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Koscielny fez o primeiro gol dos Gunners, após um desvio de Chamakh. Em resposta rápida, Elmander e Kevin Davies fizeram bela jogada, mas pouco adiantou. Pelo lado do Arsenal, o russo Arshavin estava dando muito trabalho ao lateral Steinsson, mas foi Elmander que empatou o jogo ao 44 minutos, do primeiro tempo. Com 13 minutos do segundo tempo, o marroquino Chamakh acabou aproveitando uma grande vacilo da zaga, ficou na cara de Bogdan e fez 2×1 para o Arsenal. Aos 20 minutos, aconteceu um lance completamente polêmico, o zagueiro do Bolton Gary Cahill foi expulso após uma dura entrada em Chamakh. Mas a impressão passada foi que a expulsão foi injusta, tanto que o Bolton irá recorrer junto à FA na decisão da arbitragem. Com 12 minutos antes do fim da partida, Alexandar Song deu um belo chute, e com um defensor a menos, o time do Reebok Stadium nada pôde fazer. A goleada foi fechada aos 37 minutos, com Carlos Vela em chute de fora da área, sem marcação alguma. Resultado final, 4×0 Arsenal.

Everton x Manchester United: Foi uma excelente partida, mesmo não tendo a presença de Wayne Rooney. Com aquele famoso “4-6-0″ mesmo jogando em Goodison Park o Everton deu um certo trabalho ao Manchester, sobretudo no início da partida. Pouco depois, em mais um partida muito boa de Paul Scholes os Red Devils voltaram ao jogo. Não há também como passar em branco a partida de Nani. O placar só foi aberto pelo Everton aos 39 minutos após um chute de Osman e uma falha bizarra da defesa do United, o meia sul africano ficou livre e teve apenas o trabalho de fazer o gol. Pouco depois o Manchester tentou reverter em um belo lançamento na ponta-esquerda para Giggs, mas a marcação conseguiu evitar. Somente aos 43, após um levantamento de Nani, Darren Fletcher apareceu superando a zaga e fazendo o gol de empate. Com apenas 2 minutos do segundo tempo, após mais um cruzamento de Nani, o sérvio Nemanja Vidic subiu mais do que a zaga e fez o gol da virada. Já com 21 minutos, o português ainda mais participativo, fez uma bela finalização que parou nas mãos de Tim Howard. Pouco depois, Paul Scholes fez mais um lançamento extraordinário para Berbatov disparar no campo de ataque e fazer um belíssimo gol. Ai realmente com 3×1, pareceu que o Manchester tinha saído coma vitória. Mas o que era praticamente impossível começou a aconteceu, aos 46, do segundo tempo, Tim Cahill conseguiu fazer um gol de cabeça na zaga do Manchester. Apenas um minuto depois, em mais uma bola levantada, a bola sobrou para o capitão Mikel Arteta, que empatou o jogo. Em um ataque decisivo do Everton o árbitro Martin Atkinson encerrou a partida, isso resultou na total indignação de David Moyes, que ao lado de seu auxiliar, invadiu o campo para protestar. O treinador escocês já foi punido. Voltando ao jogo, resultado final, Everton 3×3 Manchester United.

O Chelsea continua na liderança com 12 pontos e 100% de aproveitamento. O time de Stamford Bridge é seguido de perto pelo Arsenal, que tem 10 pontos.

Na zona de rebaixamento, o West Ham não tem nenhum ponto marcado. É seguido de perto pelo Everton, que tem apenas 2 pontos.

Seguem os demais resultados da rodada:

Jogos de sábado (11):

Wigan 1×1 Sunderland

West Bromwich Albion 1×1 Tottenham

Newcastle 0×2 Blackpool

Manchester City 1×1 Blackburn

Fulham 2×1 Wolverhampton

Jogo de domingo (12):

Birmingham 0×0 Liverpool

Jogo de segunda (13):

Stoke City 2×1 Aston Villa

Nenhum comentário: