sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UEFA - CHAMPIONS LEAGUE, por Gilmar Siqueira

Ela começou. A Uefa Champions League, melhor competição interclubes do mundo teve seu início na terça (14) a todo vapor. Por falar em começo bom, a foto de Lionel Messi não foi colocada para ilustrar esta matéria por acaso, com os dois gols na partida contra o Panathinaikos ele foi mais uma vez o "homem do jogo". Mas o Barcelona foi quem tomou o primeiro gol, aos 15' Govou, surpreendentemente apareceu livre para vencer Victor Valdés. Um minuto depois, o "baixinho" argentino empatou a partida, em seguida, não há o que mencionar, foi um show do Barcelona, tanto que David Villa, Pedrito e Dani Alves fizeram seus gols. O time venceu por 5x1. Mas teve um problema, acreditem, por diversas vezes ficou tocando a bola sem objetividade, foi ai que aconteceu o primeiro gol do time grego. É mais uma prova de que o Barça joga para "vencer quando quer", coisa que não aconteceu no campeonato espanhol.


A atual campeã Internazionale, estreou também na terça e tudo o que conseguiu foi um empate em 2x2 na Holanda, frente ao Twente. O meia Sneidjer foi quem abriu o placar, mas pouco depois, em um belo gol de falta, Janssen empatou para os donos da casa. Este virou aos 30, com gol contra de Diego Milito. Já no fim do primeiro tempo, Eto'o conseguiu empatar a partida. O time dominou a segunda etapa, mas Rafa Benítez ainda precisa rever muitos conceitos para os próximos jogos. Sem tirar os méritos da boa defesa do Twente, mas a Inter não pode empatar com um time que tem 10 jogadores, em seu time titular, que nem sequer disputaram uma edição da Liga dos Cmapeões.

Já na quarta-feira, o Bayern München venceu e Roma jogando em casa, pelo placar de 2x0. Com direito a um golaço do Thomas Müller e mais um do "eterno artilheiro" Miroslav Klose. O time treinado por Claudio Ranieri veio de uma sonora goleada sofrida no campeonato italiano por 5x1, frente ao Cagliari e entrou para se defender. Mesmo tendo em campo seu capitão Francesco Totti e o atacante Marco Borriello. Como disse muito bem Louis Van Gaal, o time ficou muito atrás e foi até difícil para o time alemão marcar. O Bayern é o atual vice-campeão da competição e ainda teve os desfalques de Frank Ribery e Arjen Robben, nem assim a Roma esboçou alguma reação.

O Chelsea foi à Eslováquia enfrentar o atual campeão do país, o Zilina e não teve difculdades para vencer. Foi um 4x1, praticamente sem dificuldades. Tanto que, nem mesmo Ashley Cole precisou jogar, foi poupado. Já Lampard se recupera de uma lesão. O primeiro gol dos "blues" veio aos 18', com Essien. Pouco depois, o francês Nicolas Anelka fez mais dois gols para ampliar a vantagem. No início do segundo tempo, Daniel Sturridge, fez o quarto do Chelsea e seu primeiro gol em uma edição da Liga dos Campeões. O time da casa só pôde descontar aos 10 minutos, com Tomás Oravec. Foi mais uma grande partida do time londrino na temporada, o adversário não conseguiu se impor muito, até por não ser tão forte assim. Mas o Chelsea.

O "galático" Real Madrid, enfrentou o Ajax, em pleno Santiago Bernabéu e venceu por 2x0. Com um gol contra de Anita e um do argentino Gonzalo Higuain. O time comandado por José Mourinho fez uma boa partida, terminando-a com 35 finalizações efetuadas. O time de Martin Jol teve que aguentar uma fortíssima artilharia vinda de todos os pontos, vale destacar os jovens Angel Di María e Mesut Özil. Além e claro, de Cristiano Ronaldo (CR7) e Higuain, que não só pelo gol foi eleito melhor em campo, ele jogou muito bem.

Já o Milan, com reforços de Ibrahimovic e Robinho o forte Milan recebeu o Auxerre e venceu por 2x0, com dois gols do sueco. A equipe treinada por Massimiliano Allegri começou com um ataque formado por Ibra, Pato e Ronaldinho. Já o atual campeão francês veio para se defender, e ao menos no primeiro tempo, o fez muito bem. A falta de criatividade do Milan deve ser ressaltada, mas também a boa partida de Ronaldinho Gaúcho. O time milanês só passou a ser mais ofensivo quando o capitão Ambrosini saiu lesionado e deu lugar a Kevin Boateng, o ganês deu mais mobilidade ao meio-campo. No segundo tempo a "história" foi outra, o Milan passou a ser bem mais objetivo e a defesa do Auxerre passou menos confiança. O Milan teve a baixa de Pato, em seu lugar veio Robinho. O ex-Santista entrou muito bem e contribuiu ainda mais para a ofensividade do Milan. Os gols vieram aos 20' e 24' minutos, todos explorando facilmente a defesa do time visitante. Daí para a frente, o domínio foi do Milan, que apenas teve o trabalho de controlar o jogo.

O jogo da rodada foi Arsenal x Braga, sem dúvida nenhuma. Os Gunners venceram o time luso por 6x0. Um resultado incrível, ainda mais em uma competição como esta. Foi um verdadeiro massacre, a fraca defesa do Braga deu mais uma prova da pouca confiança passada. Já o Arsenal, mesmo sem o auxílio de Robin Van Persie conseguiu se impor durante os 90 minutos. Os gols do time de Arsène Wenger foram marcados pelo capitão Fabregas (2 vezes), Arshavin, Chamakh e Vela (2 vezes). Ao que parece o time londrino vai "passear" na primeira fase assim como fez na temporada passada. Já o Braga, preocupa muito.



Seguem aqui todos os resultados da rodada:

Grupo A

Twente 2x2 Internazionale
Werder Bremen 2x2 Tottenham

Grupo B

Lyon 1x0 Schalke 04
Benfica 2x0 Hapoel Tel-Aviv

Grupo C

Manchester United 0x0 Rangers
Bursaspor 0x4 Valencia



Grupo D

Barcelona 5x1 Panathinaikos
Kobenhavn 1x0 Rubin Kazan

Grupo E

Byern München 2x0 Roma
CFR Cluj 2x1 Basel

Grupo F

O' Marseille 0x1 Spartak Moscow
Zilina 1x4 Chelsea

Grupo G

Real Madrid 2x0 Ajax
Milan 2x0 Auxerre

Grupo H

Arsenal 6x0 Braga
Shakhtar Donetsk 1x0 Partizan Belgrado

Um comentário:

FutEmpresa disse...

Sem comparação o nível desta competição. Muito bom ver os grandes times. Verdadeiros clubes de futebol!!