quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reclamações justas ou hipocrisia? Por Fábio Coca (@_FabioCoca)


Hoje vivemos no futebol uma fase difícil de entender. Jogadores que conseguem manter uma pequena regularidade, nem que seja de finalizações de média distância, são considerados craques. Balack, Lampard, Figo, Rooney, entre outros são, ou foram, tratados como jogadores diferenciados por parte da imprensa, técnicos e torcedores, quando na minha opinião são atletas meramente burocráticos, o que eles fazem em campo é nada mais que o básico e, se destacam em seus campeonatos truculentos e com uma carência de talentos individuais absurda e, quando aparece algum jogador diferente dos citados, muitas vezes são podados por seus técnicos.

Sou do tempo onde jogávamos com 3 atacantes, vi craques em campo que faziam jogadas sensacionais e não havia tanta reclamação, vi Zico, Maradona, Platini, Pita, João Paulo, Dener, Renato Gaúcho, Muller, Romário, Zidane, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Djalminha e muitos outros atletas que, com puro talento definiam partidas com habilidade e recursos técnicos que, se usados em direção ao gol, são o diferencial do esporte.

Hoje, quando os poucos jogadores diferenciados que nos sobraram no Brasil partem para cima e fazem jogadas diferenciadas, nossos técnicos e atletas adversários reclamam de “falta de respeito. Estamos vendo isso acontecer ultimamente com Neymar, Lucas, Ganso e a mais recente de todas foi com o chileno Valdívia e o seu “Chute no Ar”, que não é um drible espetacular, mas é um recurso usado pelo atleta que dá certo na maioria das vezes.

Mas hoje, mais uma vez, vemos o grande zagueiro Chicão reclamar de atacantes, reclamou do chapéu do Neymar, que foi provocativo, mas não era para toda a choradeira que foi feita e agora, reclama que o Valdívia “brinca” quando o time está ganhando.

Será que ele reclamava quando o Ronaldo fazia algo parecido? Até quando nossos atletas vão podar o nosso próprio futebol, em vez de exaltar a grandeza dos nossos craques. Finalizo com o comentário do atacante Loco Abreu, que diferente de outros jogadores, disse o seguinte sobre o adiamento do jogo do Botafogo contra o Santos:

“Para mim ficou legal, eu gosto de jogar contra os craques. Quarenta anos depois anos vou poder dizer aos meus filhos que enfrentei craques como Neymar, Ganso, Arouca, sem contar que com o adiamento, talvez na quinta-feira sendo folga, eu possa ficar com meu filho no aniversário dele e tomar meu chopinho”.


Siga no Twitter @_FabioCoca

Nenhum comentário: