domingo, 25 de setembro de 2011

Muricy também erra /Por Fernanda Salgado

Sem Neymar, Santos perde de 3 a 2 para o Figueirense, na Vila Belmiro



Crédito da foto: Site do Santos F.C.

Confesso que meu texto hoje será puro “achismo”, opinativo ao extremo. Por que o Santos perdeu de 3 a 2 para o Figueirense e quebrou uma série de quatro vitórias seguidas e oito jogos invictos? Ausência do Neymar? Óbvio que sem ele, as coisas se complicam e muito. Mas, ontem, eu acho que o técnico Muricy Ramalho errou na escalação e nas alterações do Peixe e isso foi decisivo para a derrota do time da Vila Belmiro.

Adriano não pode ser reserva de um meio de campo que tem Henrique e Ibson. Os dois chegaram há dois meses, não justificaram as contratações, porém, parecem intocáveis. Adriano está longe de ser um jogador técnico. Mas, com ele no time, a defesa fica menos exposta ao contra-ataque, como ocorreu ontem. Com ele em campo, duvido que o Julio Cesar teria passado com tanta facilidade pelo Pará, como aconteceu no lance que originou o pênalti que decretou a vitória do Figueira.

Muricy errou nas substituições. Apesar do Felipe Anderson ter realizado uma partida apática, eu não gostei dele ter saído, o Santos perdeu o meio de campo. Diogo entrou para fazer esta função, mas ele joga mais perto da área, acaba sendo um primeiro atacante. E também não teria sacado o Alan Kardec, que é um atacante alto, “trombador”, necessário nas jogadas aéreas. Sacaria o Henrique para a entrada do Adriano e o Ibson para colocar o Pará, deslocando o Danilo pro meio para ajudar Felipe Anderson na armação das jogadas.

Além da falha coletiva, houve um erro individual do goleiro Rafael, que levou um frango no primeiro gol do Figueirense, marcado de falta. Tem que falar de todos os equívocos, claro, o próprio arqueiro falou depois do jogo e disse que pode ter sido determinante para a derrota. Talvez, mas crucificá-lo não leva a nada. Assim como ele falhou, contra o América-MG, na rodada passada, foi o melhor santista em campo. Elogios? Borges, sempre ele, né? Mandou mais um para as redes e está na artilharia isolada, com 19 gols em 22 jogos.

Você deve estar pensando: “Fernanda, e o time adversário, os méritos deles, não contam”? Lógico que Bruno Vieira, Wellington Nem e Júlio César fizeram uma excelente partida, mas eles também tinham desfalques importantes, o goleiro Wilson, o Elias, o Maicon e o Túlio não atuaram. Com a equipe completa, o Figueirense tem o melhor time entre os menores do Brasileirão. Ele, o Atlético-GO e o Ceará são agremiações que, apesar do pouco poder financeiro, fazem um campeonato muito bom. O Ceará caiu de produção depois da saída do técnico Vágner Mancini.

Não acreditava no título, agora, muito menos, porém, não vou ficar enchendo o peito e com gosto dizer: “tá vendo, eu disse.” Não sou dessas de falar que eu antecipei, que eu sei mais que você, que eu sou a melhor, quem me conhece, sabe. O Muricy tem que usar o restante da competição para achar a formação ideal pro Mundial. Elano já está liberado para treinar com bola, quem será que sai para ele entrar? Henrique e Ibson, vão continuar no time mesmo sem mostrar futebol para isso?

O próximo jogo é contra o Fluminense, sábado que vem (1º), em Volta Redonda, para o duelo, o lateral esquerdo Léo está fora, pois tomou o terceiro amarelo. Pará deve substituir o guerreiro da Vila que, fez um gol, ajudou muito no apoio ontem, mas continua sendo uma avenida na defesa, ontem foi à vez do bom lateral direito Bruno Vieira deitar nas costas dele. Esse descanso será bom para o Léo descansar.

Siga-me no twitter: @Fe_Salgado

Nenhum comentário: