segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pitacos da rodada 26- Domingo de gala para Diego Sousa/Por Gustavo Román

Flamengo 2x1 América-mg


-Foi muito mais na raça e na vontade do que na organização. Mas pelo menos, o Flamengo conseguiu a vitória e saiu da esquina.
-Luxa foi cauteloso ao extremo ao escalar 3 volantes e Renato abreu como armador central. Some-se a isso mais uma pífía atuação de Botinelli e, se o Coelho tivesse descido para o vestiário com pelo menos 2x0, não seria nenhum exagero.
-Acuado, o treinador rubro-negro apostou em Diego Maurício, Tomás e Deivid. Contudo, manteve o esquema 4-2-3-1, passando Thiago Neves para a esquerda, Diego para a direita, Tomás como armador central e recuando Renato. Deu certo não só pela melhoria técnica desses que entraram, mas também pelo crescimento de Léo Moura, que carregou o time para a frente.
-A vitória veio num lance irregular (Devid estava impedido) e a dois minutos do fim. Se não foi uma atuação para comemora, ao menos a vitória quebrou o jejum e dá alguma perspectiva de melhora, desde que Luxa se convença a mudar o esquema e, principalmente, que Ronaldinho não pode atuar como atacante.


Atlético-pr 1x1 Fluminense

-Em um jogo marcado por polêmicas da arbitragem, o empate acabou sendo ruim para ambos. O Furacão segue seu calvário na zona do rebaixamento e o Tricolor perdeu uma oportunidade de se aproximar do topo da tabela. Menos mal para os cariocas que o gol de Fred veio nos acréscimos e salvou uma tarde onde o futebol não foi convidado a aparecer.


Santos 2x3 Figueirense

-A grande zebra da rodada. Mesmo jogando em casa, o Peixe não conseguiu render o esperado contra a bem armada equipe de Floripa. Vale destacar a grande atuação do atacante Júlio César do Figueira, que acabou premiado com dois gols.
-Com duas partidas a menos, e podendo chegar aos 41 pontos, ainda não descartaria o Santos da briga pelo título. Contudo, vale ressaltar que o Mundial vem se aproximando e a motivação de ter que correr atrás dos demais não pode ser a mesma do que se o time já estivesse na liderança. Por isso, na minha opinião, o Alvinegro Praiano é carta fora do baralho na briga pelo trofeú.


Botafogo 2x2 São Paulo

-Um primeiro tempo impressionante do Bota. Com Maicossuel aberto pela esquerda e Elkesson pela direita, o time de Caio Júnior deixou sem função os volantes do São Paulo. Ao baterem de frente com os laterais, os meias do time carioca levavam sempre vantagem. E chegaram com naturalidade e justiça ao 2x0. Loco Abreu ainda teve a bola do jogo, mas desperdiçou oportunidade incrível de fazer 3x0 e acabar com o jogo.
-Sofrendo sem um camisa 9 e com mais uma atuação ruim de Marlos, Adilson colocou Henruique e Rivaldo. Com criatividade no meio e presença de área (combinada com o cansaço do meio de campo do Botafogo), o Tricolor passou a mandar no jogo. E, quando empatou o jogo já nos acréscimos, a justiça estava sendo feita. Rivaldo ainda teve a chance de matar o jogo para os paulistas, mas sua bola saiu por pouco. Ninguém merecia sair derrotado do Engenhão, em mais um grande jogo deste campeonato.
-As duas equipes deram mostras de que irão brigar pelo campeonato até o fim. Porém, se Luís Fabiano estrear em forma, vejo o São Paulo com mais possibilidades.


Cruzeiro 0x3 Vasco

-Difícil saber o que se passa com o Cruzeiro. De time candidato ao título a ameaçado pelo rebaixamento. Na partida de ontem, apenas Montillo parecia querer e buscar jogo. Foi muito pouco contra o líder do campeonato.
-Sem Éder Luís, Cristovão Borges optou por Felipe Bastos na cabeça da área e adiantou Diego Sousa. E o meia foi o grande destaque da partida. Com uma atuação irrepreensível, com direito a três gols (sendo um golaço), ele foi o grande nome de um cada vez mais encorpado e com pinta de campeão Vasco.
-Se mantiver a regularidade que lhe faltou na reta final do campeonato de 2009, o camisa 10 tem tudo para ser o grande maestro do time (como já havia mostrado no post anterior). Contudo, mesmo se houver uma queda de produção de seu craque, o time parece maduro o suficiente para continuar na trilha do sucesso.


Corinthians 1x0 Bahia

-Mais do mesmo no Pacaembu. Um Timão que não jogou bem e ganhou contra um Bahia que perdeu algumas oportunidades e acabou saindo derrotado e não conseguiu se afastar da zona do rebaixamento.
-Preocupa, e muito, a queda de produção do Corinthians. Tudo bem que o time ainda é o vice-líder do campeonato, mas, mesmo com muitos desfalques ontem, assusta a fase atual de Alex, Emerson e de outros jogadores chaves.
-Para a Fiel, isso pouco importa. Mesmo jogando mal, a equipe segue na briga. E o jogo de domingo que vem, contra o Vasco, no Rio de Janeiro, será uma prova de fogo para vermos onde extamante esse time conseguirá chegar.


Avaí 1x2 Grêmio

-Se o Grêmio continua a jogar feio sob o comando de Celso Roth, ao menos as vitórias que dão um pouco de tranquilidade, estão aparecendo.
-Ontem, o que decidiu a partida foi a maior qualidade técnica de atletas como Douglas e Escudero. Com isso, o Tricolor se afasta da zona da degola, mas sabe que não irá conseguir brigar por nada além da Sulamericana.
-Já o Avaí, deve retornar no ano que vem a Série B. Com apenas 22 pontos e com um elenco muito limitado, não vejo como ter esperanças de salvação. A partida de ontem, por ter sido em casa e contra um adversário que também não vinha bem, talvez tenha sido o último suspiro...


Inter 2x1 Atlético-mg

-A vitória aconteceu mas não foi justa. O empate teria sido um retrato mais fiel do que foi a partida no Beira-Rio. Com a volta dos seus Argentinos, o Inter foi um time superior tecnicamente, mas que sentiu demais a ausência do seu artilheiro Leandro Damião.
-O Galo brigou, lutou e parece ter tudo para escapar do rebaixamento. Porém, quando a fase não ajuda, a bola não entra e o seu zagueiro acaba desviando uma bola nos pés do atacante adversário (gol legal, diga-se de passagem).
-A moral da história é que o Inter precisa jogar mais do que vem jogando para chegar a Libertadores. E o Atlético tem que se ajudar a sair da fase zicada em que se encontra.


Atlético-go 1x1 Palmeiras

-É impossível, em um campo grande como o Serra Dourada, um time que tenha dois jogadores a mais não conseguir tocar a bola e inverter as jogadas. Pior. Torna-se inadmissivel um time com tal vantagem tomar um gol.
-Pois o Palmeiras conseguiu tudo isso. Mais uma vez o time saiu na frente em uma bola parada de Marcos Assunção, que o zagueiro Henrique desviou. E, com dois jogadores a mais, acabou sofrendo o empate e só não tomou a virada porque o Dragão perdeu outras duas boas oportunidades.
-Todos os méritos do mundi vão para o time Goiano que nunca se entregou e sempre acreditou na igualdade. Porém, fica difícil não acreditar em algum tipo de boicote contra o técnico Felipão...


Ceará 3x2 Coritiba

-Vitória conquistada muito mais na base da eficiência do que do merecimento. O grande nome do jogo foi o goleiro do Vozão, Fernando Henrique, que praticou pelo menos quatro grandes defesas.
-Quando teve suas oportunidades na frente, o Ceará marcou. Vale destacar o golaço de bicicleta de Roger. E os três pontos deram um certo alívio para a equipe que segue ameaçada de rebaixamento.
-Pelo lado do Coxa, fica a lição de que, se quiser buscar uma vaga na Libertadores, tem que não só ser mais eficiente nas conclusões, como também melhorar a performance como visitante.

Gustavo Román

Nenhum comentário: