segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Neymar 1 x Flamengo 1/Fernanda Sallgado

Flamengo e Santos empatam numa noite de Neymar




Flamengo e Santos ficaram no empate por 1 a 1 no Engenhão. Com o resultado, o time comando pelo técnico Vanderlei Luxemburgo perdeu a chance de encostar-se aos líderes e vê a chance de ser campeão mais distante. O Santos que foi ao Rio de Janeiro para passear, já que a equipe do técnico Muricy Ramalho não aspira nada neste Brasileirão, viu o príncipe Neymar tomar pra si os holofotes da partida.

O alvinegro praiano desde o primeiro minuto atuou com a proposta de jogar mais recuado, esperou o Flamengo, mandante do duelo, ir pra cima. Com o Durval jogando pela esquerda, melhorou o sistema defensivo. Ele faz o papel de um falso zagueiro, protegendo a zaga santista, que é tão criticada pela torcida, principalmente o Edu Dracena, que falhou no gol de cabeça do Deivid, mas em minha opinião ele é criticado além da conta.

O primeiro tempo foi morno, sonolento, eu diria, esteve longe de ser aquilo que aconteceu no último Santos e Flamengo. Neymar e Léo Moura se destacaram. Ao contrário da primeira etapa, o segundo tempo foi bastante movimentado. Neymar deu um show à parte. Foi ele o autor do primeiro gol, de pênalti, sofrido pelo Alan Kardec. Ele bateu com categoria.

Depois do tento assinalado pela equipe santista, o time ficou mais recuado, explorou os contra-ataques do rubro-negro. Até que quando todos achavam que o Santos ia segurar a vitória magra, o bom lateral Junior César cruzou na medida para o criticado Deivid marcar de cabeça. O resultado foi justo, apesar da monotonia do primeiro tempo, o Flamengo foi melhor que o Peixe. Na segunda etapa, o alvinegro mostrou mais vontade. No final da partida, o Santos até fez um gol, numa falta cobrada pelo Neymar, Edu Dracena marcou de cabeça, mas foi anulado. O zagueiro santista estava um pouquinho à frente da defesa flamenguista.

Mais uma vez a arbitragem foi lamentável. Teve um pênalti em cima do Neymar não assinalado, Alex Silva teve um gol mal anulado. Pra variar, os juízes não marcaram algumas faltas em cima do Neymar. Que ele começou a carreira caindo em toda jogada, é verdade, mas isso não pode ser usado como justificativa nos erros que vêm sendo cometidos. Ele tem apanhado muito, contra o Galo, ele foi expulso (corretamente) e quem bateu nele o todo jogo, saiu de campo como herói pela torcida do Galo.

Quero deixar aqui meu repúdio com o que disse o técnico Vanderlei Luxemburgo, na última falta em cima do Neymar. O microfone da TV que transmitiu a partida capturou: "nem encostaram nele". A falta existiu. Ele como homem do futebol, com a história que tem, perdeu a chance de ficar quieto. Ele trabalhou com o Neymar no início da carreira do atleta, é adepto ao futebol-arte, deveria evitar falar este tipo de coisa.

Flamengo com 52 pontos, em 4ª lugar, vai lutar pela vaga na Libertadores, não briga mais pelo título. Com 42 pontos, na 9ª colocação, o Santos pode começar a preparação para o Mundial de Clubes, apesar de achar que já deveria ter sido feito. Danilo e Neymar são dois atletas que têm que ser poupados rapidamente, estão visivelmente desgastados por causa do excesso dos jogos pelo Santos e pela seleção de base e principal.

Neymar – É encantador ver o carinho da torcida brasileira por ele. Em todo lugar que o Santos vai jogar, os estádio enchem com fãs do príncipe da Vila Belmiro. Como eu o admiro, como profissional e como pessoa. A cada dia ele me cativa ainda mais, falta pouco para se tornar ídolo. Ele não foge do pau, tem gana, vontade de jogar, dar show. No intervalo do jogo, o lateral Léo Moura trocou a camisa com ele e disse e a repórter, que daria para o filho da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, que é fã do atacante santista. Neymar deixou de ser um jogador marrento e está se tornando ídolo nacional

Nenhum comentário: