quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Luís Álvaro passou dos limites/Por Fernanda Salgado

Presidente do Santos está fazendo história



O anuncio da permanência de Neymar até o final da Copa de 2014 pegou o mundo de surpresa. Eu acreditava que o craque ficava até o final de 2012, ano do centenário do Santos Futebol Clube. Mas, Luís Álvaro foi ousado, como gosta de dizer Neymar. Está cumprindo com a palavra, quando na época da campanha que o elegeu, disse que o Santos ia vender o espetáculo, não o artista.

O mandatário santista está provando com atitudes que o slogan da sua campanha estava certo: “O Santos pode mais”. E pode mesmo. A permanência do príncipe da Vila Belmiro é um tapa na cara dos dirigentes que na primeira proposta da Europa vendem um jogador que pode render muito mais aqui no país. E que sabendo dirigir um clube, pensando como empresa, tem como captar recursos para conseguir que o sonho vire realidade.

O acordo foi excelente para o Santos e para o futebol brasileiro. Para o Neymar só o tempo dirá. Sou fã assumida deste moleque, mas tenho receio que com o tempo ele perca a motivação de atuar no Brasil. Serei xingada por muitos santistas, que vão dizer: “O dinheiro que ele vai ganhar não é motivação suficiente?” Claro, quanto mais, melhor. Porém, pensem comigo. Ele é disparado o melhor jogador do Brasil e da América. Ele é muito mais jogador que os demais. Tenho receio dele sempre ser o mais gabaritado, pode o acomodar. Ele precisa jogar ao lado dos melhores do mundo, que estão lá fora.

O Peixe abriu mão dos 30% a que tem direito dos contratos futuros de publicidade do atacante e o liberará após o Mundial de 2014. O clube mesmo não recebendo o valor dos acordos, vai lucrar com títulos, cotas de TV, de patrocínio, além de aumentar a torcida e os associados do Santos. A instituição deixará de ganhar agora, mas lucrará lá na frente. Com Neymar no grupo, não tem como não faturar. Sobre os boatos de que o Banco do Brasil vai pagar uma parte dos vencimentos do atleta, prefiro acreditar na palavra do presidente. Segundo ele está sendo feito um acordo para que o Neymar seja o garoto propaganda da estatal.

Teve gente que falou que o Luís Álvaro vai usar o acordo com o Neymar para se reeleger. Hoje, o mandatário do Peixe lança sua candidatura para a eleição que acontece dia 03/12. Mesmo se a renovação não acontecesse, ele vencerá o pleito com muita facilidade. Primeiro porque o mandato dele foi muito bom. Segundo, o Santos carece de uma oposição forte.

Um desejo. Que presidentes de outros clubes se espelhem no que o Santos está fazendo. Espero que o “caso” do Neymar não seja o único, devem existir outros parecidos. Para o bem do futebol brasileiro, para os europeus começarem a perceber que o futebol brasileiro não é qualquer coisa, que não é fácil vir ao Brasil e comprar um atleta, que aqui não tem apenas a matéria-prima, mas também dirigentes capazes de valorizá-la e não vender a preço de banana, como falou o Berlusconi sobre a venda do Kaká ao Milan.

Nenhum comentário: