quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Corinthians x Libertadores: Agora vai! Por Fernanda Salgado

                             Timão começa a busca pelo título, amanhã, na Venezuela




Corinthians e Libertadores são duas palavras que não cabem na mesma frase. A última experiência do time do Parque São Jorge, na competição, foi um fiasco; não conseguiu passar do inexpressivo Tolima e sequer chegou à fase de grupos da Taça Libertadores da América. Mas, este ano, as coisas serão diferentes. É minha aposta.

O time treinado pelo Tite chega ao torneio mais importante da América sem holofotes, sem pressão e com um time montado, que joga junto há um ano. O timão, além de não perder elementos, contratou o meia Douglas que foi a principal.

Tite arma o Corinthians do jeito que a competição pede. A equipe alvinegra não é tecnicamente brilhante, porém é um time consciente, tranquilo, joga do jeito que o técnico gosta, controla bem uma partida. No clássico de domingo contra o São Paulo, isso foi mostrado muito bem pela equipe.

O Santos, ano passado, mostrou que mesmo com jogadores excepcionais como Neymar e Ganso, para vencer uma Libertadores, é necessário ter raça e vontade antes de qualquer coisa. O time treinado pelo Muricy não foi exímio jogando bola, mas soube jogar com o resultado; deu para o "gasto".

Apesar do Timão não se dar muito bem em Libertadores, acredito que, este ano, a coisa tem tudo para ser diferente. Não sou vidente, por isso não dá para afirmar que a equipe será a vitoriosa, mas as chances são boas. Vejo o torcedor corintiano cobrando menos o título, não tem aquela pressão de anos anteriores, isso ajudará o grupo. O time está entrosado, pronto. Entrosamento e condicionamento físico são importantes para o desempenho de uma equipe. O problema do time é a defesa, principalmente nas bolas áreas. O Tite precisa corrigir isso. Mesmo que o título não venha, tenho certeza que o Corinthians não vai fazer vexame nesta edição.

No geral, se tivesse que apostar num campeão, apostaria num time brasileiro. Além do Corinthians, o Fluminense, o Internacional e o Santos chegam fortes. O time de Porto Alegre mostrou semana passada que vem brigando pela taça, montou um elenco qualificado. O Flamengo e o Vasco são os únicos times do país que não coloco fé. Os problemas extra-campo vão atrapalhar os times cariocas.

Nenhum comentário: