terça-feira, 5 de junho de 2012

Colocar a culpa no Neymar é fácil!/Por Fernanda Salgado

Brasil perde e o torcedor culpa o jogador do Peixe


Parecia que a seleção brasileira tinha reencontrado o caminho das boas vitórias ao bater à Dinamarca e os Estados Unidos. Parecia... Diante do México, o Brasil voltou a jogar mal e para a maioria da torcida a culpa da derrota foi do Neymar. 

O craque do time será o mais cobrado sempre, é natural. Porém, tenho certeza de que os torcedores que o avacalharam pelas redes sociais após o revés contra os mexicanos fizeram isso por conta da rivalidade clubística. A torcida e a imprensa têm que pedir uma resposta ao técnico Mano Menezes antes de qualquer atleta. Ele está no comando do Brasil há quase dois anos e vem fazendo um trabalho fraquíssimo. 

O amistoso de sábado contra a Argentina terá um peso enorme para a continuação do treinador à frente da seleção canarinha. Mas, claro, se perder, os torcedores vão colocar na conta do craque santista. E sabem para quem vai sobrar a tarefa de trabalhar o psicológico de Neymar quando ele voltar? Ao técnico do Santos. 

É chato repetir que futebol é um esporte coletivo, sempre o mais do mesmo. Quando um time vai muito bem todos devem ser elogiados, quando vai mal da mesma forma. É fato que na seleção o Neymar está longe de ser o mesmo atleta que é jogando pelo Santos. O mesmo acontece com o Messi, por exemplo. O grande problema das seleções é a falta de tempo para treinar. Não questiono posicionamento diferente, pois jogador bom joga em qualquer posição. 

Um detalhe que não vejo as pessoas citarem é que Neymar está visivelmente desgastado fisicamente. É nítido isso desde os jogos contra o Vélez. Ele é um ser humano, jogar mal faz parte. É um crime culpá-lo pelos tropeços da seleção e do Peixe, assim como é exagero elogiá-lo e dizer que só ele é o responsável pelas vitórias. 

Pergunta para qualquer torcedor do Santos o que eles preferem: ver o Neymar jogando bem no seu time, destruindo os adversários ou atuar bem com a amarelinha? Claro que eles se importam com o que menino faz vestindo a camisa do alvinegro praiano. Os mesmos que criticam o Neymar por jogar mal na seleção são os mesmos que não estariam ligando para isso se ele arrebentasse no time que torcem.

Infelizmente, o amor pela seleção acabou. Quando perde, serve para as pessoas que gostam de futebol colocar para fora toda a raiva que estão sentindo no momento. As vitórias são usadas para comemorar com os amigos, bebendo uma cerveja. Torcedor quer saber do time dele, a seleção é um passatempo. A realidade é que 90% do povo pouco se importa com a seleção. Só na época da Copa do Mundo para sair mais cedo do trabalho!



Nenhum comentário: