terça-feira, 12 de junho de 2012

Duelo alvinegro histórico sem favorito/ Por Fernanda Salgado

Santos e Corinthians começam, na 4ª feira, decidir quem vai à final da Libertadores




Não gosto de ficar em cima do muro, mas desta vez ficarei. O confronto histórico entre Santos e Corinthians pela Libertadores não tem favorito. As duas equipes vivem um momento de instabilidade e não apresentam o bom futebol do começo da temporada, por isso qualquer prognóstico para o confronto é puro chute. Sou jornalista, não sou vidente. 


Eu disse que a parada de vinte dias seria boa para o Santos, continuo achando isso. Porém, o time só vai conseguir treinar junto hoje, muito pouco tempo. Só na hora do jogo saberemos se estou com a razão. Se o Ganso jogar na quarta-feira, o Peixe terá uma leve vantagem. Falei também, no começo da Libertadores, que essa era a edição da competição com mais chance de ser vencida pelo Corinthians, não mudei de opinião. E não tem como mudar, o time está invicto e levou apenas dois gols. Tem que ser muito respeitado. 


O alvinegro praiano tem mais jogadores que desequilibram. O time do Parque São Jorge um esquema tático mais equilibrado. O que pesa contra o Timão é o trauma da Libertadores. O psicológico influencia e muito. Os jogadores e o técnico Tite podem falar que não, mas a pressão em cima deles é grande. Ao contrário do Santos que venceu a competição ano passado.


Outro fator que pode ser desfavorável ao time de São Paulo é que o Neymar está sendo muito cobrado e criticado pelas duas últimas derrotas da seleção brasileira. Se ele estiver inspirado e quiser descontar as críticas em cima do Corinthians, o Peixe passará para final.


A seu favor o alvinegro da capital terá a arbitragem. Os fatos mostram que, historicamente, o time é beneficiado pelos árbitros brasileiros. Não entendi porque o fraquíssimo Marcelo de Lima Henrique, um árbitro confuso, com histórico de atrapalhar andamentos de jogos, foi escalado para uma das partidas. Se é para colocar um árbitro daqui, que fosse o Wilson Luiz Seneme. Já o juiz do segundo duelo, Leandro Vuaden, é um bom árbitro, gosta de deixar o jogo correr e não marca faltas bobas. Penso que um juiz de fora seria melhor para a lisura do espetáculo.


O Corinthians não vence o Santos há cinco jogos. São dois empates e três vitórias do Peixe. Acredito que serão dois jogos dificílimos. O time que passar será no sufoco. O Santos acertou ao mandar seu jogo na Vila Belmiro e o Corinthians no Pacaembu. O retrospecto das duas equipes jogando em seus domínios é excelente. 


Esperemos os jogos, que as partidas sejam disputadas lealmente e que vença o melhor dentro das quatro linhas, sem qualquer ajuda extra-campo. 

Nenhum comentário: