segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A MOEDA CAIU EM PÉ/ Luiz Claudio Carneiro

Em meio a mais de 100 anos de história do futebol no Brasil, inicio minha coluna lembrando o ano em que a moeda caiu em pé. Sim! Os anos 30 em São Paulo foram dominados por Corinthians e Palestra Itália. Os alviverdes foram campeões em 1932, 33, 34, 36, 40 e 42. Já os alvinegros em28, 29, 30, 37, 38, 39 e 41. 

Caçula do Trio de Ferro, o São Paulo ainda não havia sido campeão, o que era motivo de piada entre corintianos e palestrinos, que sempre diziam que o São Paulo só seria campeão paulista no dia em que a moeda caísse de pé,uma vez que ou dava Corinthians ou dava Palestra.

As rodadas finais do campeonato de 1943 tinham clássicos marcados entre os três.  Na antepenúltima rodada, Corinthians, 30 pontos e São Paulo, 28. Vitória tricolor por 2x0. A rodada seguinte tinha Santos x São Paulo marcado para a Vila Belmiro. Goleada tricolor por 4x1.

O Corinthians precisava vencer seu penúltimo jogo para continuar na briga – o Derby contra o Palmeiras –, mas foi derrotado por 3x1. A situação era emocionante. São Paulo, 32 pontos; Palmeiras e Corinthians, 30 na última rodada.

Jogando em casa, o Corinthians goleou a Portuguesa Santista por 6x1. No dia seguinte, o Pacaembu receberia o duelo entre Palmeiras x São Paulo. Uma vitória palmeirense deixaria os três empatados com 32 pontos, o que forçaria um Supercampeonato entre os três.

Aos 6 minutos de jogo, Junqueira, do Palmeiras, acerta uma tesoura em Sastre, do São Paulo, que fica sem condições de jogar. Sem substituições à época, o argentino fica em campo fazendo número, e o time segurando o empate. Com o resultado, o São Paulo conquistava seu primeiro título paulista, e, no vestiário, o meia Luizinho teria dito “A moedinha caiu em pé, hein?”

A festa pelo título tricolor contou com desfile pelas ruas de São Paulo com direito a carro alegórico com uma enorme moeda... em pé!

SÃO PAULO: King; Piolim e Virgílio; Zezé Procópio, Zarzur e Noronha; Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Pardal. Técnico: Joreca.

PALMEIRAS: Obderdan; Junqueira e Osvaldo; Brandão, Og e Dacunto;Caxambu, Gonzales, Cabeção, 

Villadoniga e Canhotinho. Técnico: Armando delDebbio.

Local: Pacaembu – Data: 03/10/1943 – Juiz: Carlos de Oliveira Monteiro – Renda: Cr$ 552.577,00 – Público: 42.143.

Nenhum comentário: