sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Gorduchinha - A bola da Copa de 2014/ Osmar Santos

Desde 1970, a FIFA passou a batizar a bola de futebol que é utilizada na Copa do Mundo e, de lá pra cá, México (Telstar), Alemanha (Telstar e Chile), Argentina (Tango), Espanha (Tango España), México 86 (Azteca), Itália (Etrvsco Unico), EUA (Questra), França (Tricolore), Japão-Coréia (Fevernova), Alemanha 2006 (+Teamgeist) e África do Sul (Jabulani), batizaram a bola do mundial com um nome que melhor representou o espírito esportivo de cada país.

Há pouco mais de um ano, em 28/07/2011, uma campanha vem se destacando nas redes sociais e em reportagens de rádio e TV, "Gorduchinha 2014", é uma homenagem a um dos mais famosos bordões do artista plástico e ex-locutor esportivo, Osmar Santos, o "Pai da Matéria". Criada pelo publicitário Delen Bueno, amigo e fã de Osmar, Gorduchinha "nasceu" em um almoço, em um Shopping de SP, numa conversa descontraída entre os amigos, quando conversavam sobre a última bola da Copa, a Jabulani.

Delen, sugeriu à Osmar, "que tal se a bola da Copa de 2014 se chamasse Gorduchinha?", a ideia foi prontamente aceita pelo ex-locutor que recebeu um aviso: "Osmar, prepare-se, você terá que viajar e batalhar muito, como você fez nas Diretas Já". Osmar Santos foi um dos principais protagonistas, do movimento popular que lutava pelo direito ao voto, na década de 80, em pleno regime militar, época em que ficou conhecido como "a voz das diretas".

Sites como o UOL, promoveram enquetes para saber da opinião dos brasileiros sobre a preferência das propostas, considerando também outros nomes que foram sugeridos como a Caramuri e Samba, esse último, sugerido pelo ex-técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira.

Ao todo, mais de 5 milhões de acessos nas redes sociais e no site:www.gorduchinha2014.com.br, números expressivos que contam com o apoio importante de personalidades, não apenas do esporte como os ex-jogadores Raí, Zico, Marcos-Palmeiras, o técnico Felipão, além do maestro João Carlos Martins, o cartunista Maurício de Souza, Ivete Sangalo, o publicitário Washington Olivetto que, inclusive, vislumbrou uma outra característica da campanha: "não se trata de uma homenagem ao Osmar Santos, é uma homenagem à bola".

Na última quarta feira, 08/08/2012, Osmar recebeu outro importante apoio, a Câmara Municipal de São Paulo, de forma unânime, aderiu à campanha durante evento realizado na abertura da sessão. Segundo o vereador Gilberto Natalini (PV), articulador da campanha na Casa, a adesão dos parlamentares é uma maneira de homenagear tanto Osmar Santos como o futebol e a cultura brasileira. "Queremos chamar a opinião pública e conseguir mais adesão ainda. É um reconhecimento ao trabalho do Osmar, que emocionou todos nós durante décadas", disse.

São muitas as homenagens recebidas por Osmar Santos nos últimos meses e que tomam uma parcela considerável do seu tempo, dele, que também comemorou recentemente outra grande marca: 10 anos de carreira nas artes plásticas. Suas pinturas, feitas diretamente com as mãos sobre as telas, demonstram que a arte não o abandonou após o grave acidente automobilístico sofrido em dezembro de 1994. O dom de emocionar ouvintes de todo o pais com a sua voz marcante, agora pinta flores, animais e paisagens, provando que ainda consegue surpreender a todos e que, em 2014, depois de exatos 20 anos, a Gorduchinha poderá retornar aos gramados do Brasil, com toda a força e emoção, igual ao momento mágico do futebol, na hora do: "Eeeeeee queeeee Goooool !!!!

Marcelo Rocha
Radialista e Mestre de Cerimônias

www.marceloamfm.com.br


Nenhum comentário: