segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mano é o culpado/Por Fernanda Salgado

Técnico da seleção é o principal responsável pela derrota em Londres


O que pouca gente esperava aconteceu. Brasil perdeu a medalha de ouro para o México e adia por pelo menos mais quatro anos a conquista inédita de uma Olimpíada. Coloco na conta do técnico Mano Menezes o revés.

A seleção brasileira que antes de chegar à final enfrentou equipes de pouca tradição foi parada pela seleção do México. Claro que o erro do lateral Rafael aos trinta segundos de jogo prejudicou bastante o time. Mas, o grande culpado da derrota é o técnico. O Brasil não tinha padrão tático. Era bola no Neymar e seja o que Deus quiser. Este foi o esquema da seleção canarinha.O jogo só acontecia pelo lado esquerdo, com Neymar e Marcelo.

Fui a favor da contratação do técnico em 2010, gostava dele, mas, infelizmente, Mano decepciona. O que importa é o desempenho na Copa de 2014, porém o projeto que está sendo feito é ruim, o time joga sem esquema tático, o Brasil parece estar parado no tempo e no espaço e espera que um milagre ajude a conquistar o Mundial sediado em nosso País.

O técnico teve dois anos para mostrar um trabalho, que é fraquíssimo até o momento. E, sinceramente, não vejo perspectivas que na mão dele vá melhorar algo, fazendo com que o grupo chegue forte e entre os favoritos ao hexa. Seleção não joga com o nome apenas, precisa de futebol. Por isso, penso que ele tem que sair. Um gás novo agora traria uma esperança para a torcida brasileira que, a cada derrota, fica mais distante da seleção brasileira.

O se não existe, porém, será que se o ex-técnico das seleções de base Ney Franco comandasse a seleção olímpica não teria conquistado o ouro? Por que a CBF insiste em colocar o treinador da seleção principal no comando da olímpica apenas momentos antes e durante os jogos? Marin e o diretor de seleções Andrés Sanchez podem falar o contrário, mas o fracasso na última partida arranhou ainda mais a sequência do trabalho que o Mano faz.

Felipão ou Muricy são meus favoritos. Apostar em um técnico de fora é um risco muito grande a ser corrido faltando menos de dois anos pro Mundial do Brasil. Não é vergonha ou demérito para o Mano assumir que falhou, que não vem desempenhando seu papel e passar o cargo para outro técnico.

Nenhum comentário: