quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Visão Feminina 3/Anna Barros


Se não abrir o olho, Flamengo pode virar filme de terror.

Lendo 1981, o Ano Rubro Negro do jornalista Eduardo Monsanto não dá para acreditar que o Flamengo tenha um time hoje em dia tão limitado. Claro que é cruel comparar com aquele timaço de Zico, Adílio, Junior, Andrade, Raul e Lico, mas o Urubu passa por maus bocados no Brasileirão 2012. Flerta seriamente com a Zona de Rebaixamento e cada jogo é um suplício para seus fanáticos torcedores. Aliás, o Flamengo só irá escapar da Segundona graças à sua imensa e apaixonada torcida. O time é confuso, apesar de ter um ótimo técnico, Dorival Junior. E na última partida contra o Grêmio o jovem jogador Adryan salvou o time de uma derrota ao cobrar uma falta à la Zico.

A situação flamenguista lembra um filme de terror: ou Frankestein ou Poltergeist, o fenômeno. O primeiro filme porque é um time disforme. Não tem um padrão tático: Leonardo Moura e Ibson estão irreconhecíveis. Vagner Love ainda faz seus golzinhos. O segundo filme porque não tem jogado tão mal nas últimas partidas e coisas estranhas acontecem ao time da Gávea.

A equipe não tem entrosamento e por mais que seja interessante colocar os garotos como Adryan e Matheus,  não decola. Se perdesse para o time de Luxemburgo, ex-técnico do clube, Dorival cairia. E ainda teve a sondagem de outro desesperado, o Palmeiras, vice-lanterna, que despediu Felipão e não tinha um plano B porque até agora não conseguiu contratar ninguém. Que fase vive o Flamengo! Diria outro.

Vai ser difícil se dividir na próxima rodada entre os jogos Palmeiras e Figueirense em confronto direto para tentar iniciar uma recuperação com vistas à saída da zona da degola e Atlético-GO e Flamengo. O Dragão é o lanterna do campeonato, mas venceu o líder Fluminense e ganhou moral. Isso até lembra um antigo quadro do programa popular Domingão do Faustão: a porta dos desesperados. Esses quatro times vão querer a todo custo fugir dessa maldita porta.

Eu vejo com bons olhos mesclar jogadores experientes com jogadores novatos, ainda mais que a base do Flamengo sempre foi promissora, mas um esquema tático deve ser definido. Improvisar Leonardo Moura no meio-campo,   não me parece uma boa pedida. Ele tem 32 anos e o meio-campo é cérebro de um time de futebol porque é ali que as jogadas são produzidas, é a força motriz de um time de futebol. Se ainda tivesse um Juninho Pernambucano, o Flamengo poderia respirar um pouco mais aliviado. Mas o Reizinho é da Colina. Não há um jogador similar a esse ou a Seedorf, o astro holandês alvinegro. A safra rubro-negra é na verdade uma entressafra. E Ibson foi contratado para criar e se mostra meio sonolento em várias partidas.
Flamengo vai ter que se superar para sair dessa situação incômoda. Dessa vez, não terá Papai Joel para apagar seus incêndios! É só dar tranquilidade para Dorival resolver esse quebra-cabeça... Mas que dá saudade daquela seleção de1981 que foi o melhor time que eu vi jogar, dá... Talvez aquele time só perca para o Barcelona de hoje em dia. Mas de muito pouco...

Grande abraço!
Até a próxima!

Anna Barros

Nenhum comentário: