terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tião da Bandeira/Marcelo Rocha


Sebastião Pereira, 50 anos, morador de São Caetano do Sul, também conhecido como Tião, para os amigos e, Tião da Bandeira, para um grande número de esportistas do mundo inteiro.

Detentor de um hobby, no mínimo, diferente, Tião da Bandeira peregrina na busca de convencer o Guinnes Book, a registrar a sua paixão. Ele coleciona autógrafos de campeões mundiais, medalhistas olímpicos e detentores de recordes mundiais, em uma enorme bandeira do Brasil, medindo aproximadamente 3,60 x 2,80m.

Com cerca de 350 autógrafos, Tião chegou a receber uma oferta de compra do Museo Olimpico de Barcelona, por ser a única bandeira nacional que registra o autógrafo de um número variado de atletas de diversas modalidades esportivas.

"não existe dinheiro que pague a emoção de homenagear o seu país", "muitos atletas estrangeiros ficam assustados quando peço para eles autografarem a bandeira do Brasil"
Ídolos como Björn Borg (tenis), Maria Sharapova, Rafael Nadal, (tenis) Michael Schumacher (F1), Pelé, Lionel Messi (futebol), Joaquim Cruz (atletismo), são alguns dos famosos a registrarem seus nomes na bandeira, porém, ela possui nomes pouco conhecidos do grande público, mas que entraram na história dos esportes:

Sandro Dias (Brasil), penta campeão mundial de skate, Vishy Anand (India), atual campeão mundial de xadrez, Mequinho, o maior enxadrista da história do Brasil, que teve o seu auge em 1977 quando foi superado por um "tal" russo, Anatoly Karpov, uma lenda desse esporte.

A coleção surgiu por acaso, em um evento de tenis no Brasil em 2007, Grand Champion de Tenis. "O objetivo era pegar o autógrafo do Guga, mas ele não foi ao evento por ter feito uma cirurgia no quadril".

Momentos difíceis marcam essa trajetória.

"cheguei a ficar escondido debaixo de uma Van por umas seis horas no Desafio das estrelas de Kart 2008 na cidade Florianópolis, quando encontrei o Felipe Massa, ele me ajudou a chegar junto do Michael Shumacher, pois ele me reconheceu do Grande prêmio do Brasil ocorrido na semana anterior". 

"também fui atropelado na rua Oscar Freire, em São Paulo, para pegar o autógrafo da Maria Sharapova"

O espanto de atletas estrangeiros ao virem a bandeira do Brasil no momento do autógrafo, fez com que Tião criasse um critério para evitar a tietagem e, dar um status especial à peça. Desde então, apenas campeões mundiais, medalhistas olímpicos ou, detentores de recordes mundiais, podem assinar a bandeira.

O técnico de basquete da seleção brasileira, o argentino Rubén Magnano, medalhista de ouro na Olimpíada de Atenas em 2004, defendendo a Argentina, chegou a comentar em uma preleção para os jogadores do Brasil, o exemplo da bandeira: "vocês estão vendo a importância de uma medalha olímpica? Eu autografei a bandeira do seu país, vocês ainda não".

Próximos objetivos: Nelson Piquet, Tiger Woods, Arthur Zanetti, Michael Jordan, Usain Bolt são alguns dos sonhos de Tião.

Quer conhecer mais histórias? Visite o site  www.tiaodabandeira.com.br

Marcelo Rocha
Radialista e jornalista
www.marceloamfm.com.br

Nenhum comentário: