quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O ÚNICO TETRACAMPEÃO PAULISTA/Luiz Carneiro


Em minha primeira participação aqui no Futbolleiros, falei que o Corinthians havia conquistado alguns tricampeonatos paulistas. O Palmeiras também tem um tricampeonato em sua galeria de conquistas, assim como o Santos já o fez em três oportunidades. Porém, nenhum deles conseguiu alcançar o tetra, façanha exclusiva do Paulistano.

É bem verdade que os tempos eram outros. Como diria Felipão, do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, mas o fato de o tetracampeonato dos alvirrubros do Jardim América não será apagado da História do Campeonato Paulista.

A primeira das quatro conquistas ocorreu em 1916, na primeira participação do Palestra Itália e do Santos no campeonato. A partida que deu o título ao Paulistano foi justamente na Vila Belmiro, com uma impiedosa goleada por 5x2. À época, o atacante santista Pintanella teria dito ao jornal A Tribuna que o árbitro Irineu Malta faria de tudo para que o Paulistano vencesse. Não houve maiores repercussões e o título foi para o Jardim América.

O ano seguinte viu pela primeira vez Paulistano, Palestra e Corinthians na mesma liga, e o campeonato foi disputado entre o Palestra, que terminou com 25 pontos e o Paulistano, que chegou aos 27. A única derrota alvirrubra foi justamente para os palestrinos, por 1x0. O jogo que deu o bicampeonato ao Paulistano, vitória sobre a AA Palmeiras por 3x0. O ano de 1917 marcou a estreia de Friedenreich no Paulistano, vindo do Ypiranga.

Já em 1918, quase não temos um campeão paulista em razão da Gripe Espanhola, que matou cerca de 4700 pessoas na capital. Os jogos que não influíam no resultado foram cancelados e só se tem notícia da morte de um jogador, Octavio Egydio, da AA Palmeiras. Na última rodada, já em janeiro de 1919, o Corinthians tinha 23 pontos contra 24 do Paulistano. Precisava vencer e torcer por um tropeço dos alvirrubros. Os corinthianos bateram o São Bento por 4x1, porém, o Paulistano goleou impiedosamente a AA Palmeiras por 7x0, com 4 gols de Friedenreich e levantou o tricampeonato.

O tetra veio em 1919, em um ano eufórico para o futebol brasileiro. Pela primeira vez conquistamos o Campeonato Sul-Americano e oito dos onze titulares brasileiros jogavam em São Paulo. Na disputa caseira, o primeiro Trio de Ferro disputou o título rodada após rodada, porém, o Corinthians acabou perdendo seu ritmo no segundo turno, enquanto o Palestra sofria duas derrotas inesperadas e fatais em casa: 1x0 para o Corinthians e 2x1 para o Paulistano. Na rodada final, o Paulistano venceu o Corinthians facilmente por 4x1 e, pela primeira vez, os cronistas esportivos tiveram uma área reservada a eles, dada a importância do jogo.

Depois dessa série de títulos, o Paulistano ainda conquistaria os títulos de 1921, 26, 27 e 29, mas nos anos 20 Corinthians e Palestra começavam a tomar o lugar do alvirrubro em força e torcida. No fim de 1929, para fugir da “ameaça” do futebol profissional, o Paulistano encerrou sua história no futebol, tendo como um de seus maiores feitos esse tetracampeonato paulista, jamais igualado nem pela Academia, nem pelo Santos de Pelé e nem pelo Corinthians, tri em três oportunidades.

Nenhum comentário: