domingo, 6 de junho de 2010

Análise do Grupo C da Copa







Gustavo Roman - Colaborador

-Hoje, vamos anlalisar as seleções que estão no Grupo C da Copa do Mundo.




Geral

Assim como o Grupo B, esse também tem um favorito destacado. Tem também uma grande zebra e 2 equipes brigando pela segunda vaga. A Inglaterra assume o papel de protagonista. Pela enésima vez ouvimos dizer que é a melhor geração Inglesa, que dessa vez vai, blá-blá-blá. Não acredito muito na Argélia. Portanto acho que a segunda vaga será disputada entre Eua e Eslovenia...



Inglaterra

Geral. No papel, tem uma das melhores seleções da Copa. Quem pode duvidar de Lampard, Gerrard, Rooney e Terry. O problema é que sempre que tem muitas expectativas, o time não corresponde. Para tentar mudar esse quadro buscou o treinador italiano Fábio Capello.



Pontos Fortes. A qualidade do seu meio de campo é extraordinária. Rooney também vivia o melhor ano de sua carreira até se machucar. Glen Jonhson resolveu o problema da lateral-direita. Além disso, o caminho até as semifinais não deve ser dos mais complicados...



Pontos Fracos. Capello não conseguiu achar um goleiro que lhe desse confiança. As muitas contusões e as condições físicas defeicente de algumas de suas estrelas pode jogar contra também.



Tradição em Copas. Vai para a sua décima-terceira Copa. Foi campeã em 1966, jogando em casa.Além disso, só conseguiu ficar em quarto lugar, em 1990.



Campanha nas Eliminatórias. Terminou como líder, em um grupo que também contava com Andorra, Croácia, Cazaquistão, Bielorússia e Ucrania.



Esquema Tático. Capello monta seu time em um 4-4-2, com dois "wingers" bem abertos. É o típico novo futebol Ingles.



Time-Base. Green, Glen Johnson, Carragher, Terry e Ashley Cole, Barry, Lampard, Gerrard e Lennon, Rooney e Heskey.



Prognóstico. É minha aposta para ser a primeira colocada do grupo. Como o caminho até as semifinais não é dos mais complicados, deve ir passando de fases até enfrentar o Brasil. No meu bolão, termina a Copa em quarto lugar.



EUA

Geral. Com a mesma camisa de 1950, os Americanos tentam surpreender o mundo mais uma vez. E já mostraram do que são capazes ao derrotar a Espanha na Copa das Confederações do ano pasado e quese vencer o Brasil na decisão. Tem em Donavan seu principal jogador e em Altidore seu artilheiro.



Pontos Fortes. O sistema defensivo e a disciplina tática. Quase não leva gols e seu contra-ataque é mortífero. Donovan, em sua última Copa quer levar o time o mais longe possível.



Pontos Fracos. Por jogar de maneira defensiva, pode acabar se complicando contra a Argélia e a Eslovenia. Apenas um atacante na frente também parece ser muito pouco.



Tradição em Copas. Vai para a sua nona Copa, a sexta seguida. Seu melhor resultado foi em 1930 quando terminou em terceiro lugar. Em 2002, acabou na oitava posição.



Campanha nas Eliminatórias. Eliminou Barbados na primeira fase. Depois acabou em primeiro lugar, em um grupo que tinha Cuba, Guatemala e Trinidad e Tobago como adversários. No hexagonal final, terminou com líder enfrentando México, El Salvador, Trinidad e Tobago, Costa Rica e Honduras. Classificou-se sem problemas.



Esquema tático. Bob Bradley monta sua equipe em um 4-5-1, contando apenas com Altidore na frente.



Time-Base. Howard, Spector, Bocanegra, Onyewu e Bornstein, Holden, Bradley, Beasley, Donovan e Dempsey, Altidore.



Prognóstico. Deve ficar com a segunda vaga do grupo, mas não deve ir além das oitavas de finais...



Argélia

Geral.Conta com vários jogadores Franceses naturalizados. Costuma ser um time forte em casa. Pena que a Copa não será disputada na Argélia. É a zebra do grupo.



Pontos Fortes. Conta com jogadores habilidosos. O meia Ziani é o grande destaque individual da equipe, mas quem costuma salvar a lavoura com gols decisivos é o zagueiro Yahia.



Pontos Fracos. Joga de maneira defensiva para os padrões Africanos. Os volantes são pesados e marcam mal. O ataque não é dos mais goleadores.



Tradição em Copas. Esta é a terceira Copa da Argélia. Em 1982, fez um bom papel, terminando em décimo-quinto lugar, mas venceu o Chile e a toda poderosa Alemanha Ocidental....



Campanha nas Eliminatórias. Acabou empatada em primeiro lugar com o Egito, em um grupo que também tinha Senegal, Libéria, Gambia e Ruanda. Na partida desempate, venceu o Egito por 1x0, com golmdo zagueiro Yahia.



Esquema tático. Rabah Saadane monta sua equipe em um tradicional 4-2-2-2, com destaque para o meia Ziani.



Time-Base. Chaouchi, Bougherra, Halliche, Yahia e Belhadj, Mansouri, Yebda, Menghi e Ziani, Matmour e Ghezzal.



Prognóstico. É a grande zebra do grupo e deverá acabar na lanterna. Tem chance de arrancar um bom resultado contra a Eslovenia na estréia mas mesmo assim não irá se classificar.



Eslovenia

Geral. Retranca. Essa é a melhor palavra para resumir a seleção Eslovena. Assim como a Grécia, o time joga todo atrás e espera que o atacante Novakovic fassa o milagre lá no ataque. Parece ser muito pouco. E é...



Pontos Fortes. O sistema defensivo. O time dificilmente leva gols e não tem vergonha de jogar todo atrás. Praticamente tem nas bolas paradas a sua única forma de ataque.



Pontos Fracos. A quase nula oensividade do time. Além disso, os jogadores não são muito bons técnicamente e erram muitos passes. Muitos chutões e ligação direta garantem muita posse de bola para o adversário.



Tradição em Copas. Quase nenhuma. Vai para a sua segunda Copa. Em 2002, acabou em trigésimo lugar.



Campanha nas Eliminatórias. Foi a segunda colocada em uma chave que contava com a Polonia, Eslováquia, Irlanda do Norte, República Tcheca e San Marino. Na repescagem, venceu a Rússia, por ter marcado um gol fora de casa.



Esquema Tático. Matjaz Kek monta sua equipe em um 4-5-1 bem defensivo. Condizente com sua retranca...



Time-Base. Handanovic, Brecko, Suler, Cesar e Jokic, Radosavljecic, Kirim, Koren, Birsa e Dedic, Novakovic.



Prognótsico. Apenas jogando na defesa não deve passar de fase. Acredito que termine a primeira fase na terceira colocação desse grupo.



Confrontos entre essas Seleções

Argélia x Eslovenia

Nunca se enfrentaram antes



Inglaterra x Eua

1950- Eua 1x0 Inglaterra, gol de Gaetjens



Eua x Eslovenia

Nunca se enfrentaram antes



Inglaterra x Argélia

Nunca se enfrentaram antes



Eua x Argélia

Nunca se enfrentaram antes



Inglaterra x Eslovenia

Nunca se enfrentaram antes





Amanhã voltaremos com a análise do Grupo D...

2 comentários:

Rodrigo Magalhães disse...

Olá, gostaria de fazer parceria com o Blog Futbolleiros. Para tanto, já adicionei o vosso na seção parceiros. Espero que faça o mesmo.

http://chelseanewsbr.blogspot.com

Grato!

Cleverson Marcondes disse...

Legal Rodrigo, vou ler seu blog, pelo que vi a principio vc colocou como indicação de leitura e não parceria oq é diferente, com o logotipo de nosso blog como vc pode ver na coluna da direita em nosso blog.
Mas vou ler com carinho o conteúdo de seu blog e colocar na sugestão de leitura.
Obrigado a visita, seja bem vindo.