quinta-feira, 3 de junho de 2010

Análise do Grupo A da Copa







Gustavo Román - Históriador e estudiso do Mundo da bola...


-De hoje, até a véspera do início da Copa, estaremos aqui analisando todos os grupos e todas as 32 Seleções participantes. Como bonus, ainda darei minha cara a tapa e escrverei sobre os confrontos de oitavas, quartas, semifinais, disputa do terceiro lugar e final. Depois, todos podem me cobrar...




GRUPO A

-Análise do grupo. É um dos mais equilibrados da competição. Tem o time da casa, que além de contar com as vuvuzelas vindas da arquibancada, sempre pode ter a ajuda do apito amigo também. O México vem sempre passando de fase, além de ser um dos mais assíduos frequentadores do Mundial. E temos claro, a presença de dois campeões do Mundo. O Uruguai, que sonha em ao menos passar para as oitavas, o que já não acontece desde 1990 e a França, atual vice-campeã, mas que se classificou no sufoco e ainda tem que aturar as "excentricidades" de seu treinador, Raymond Domenech.



Análise das Seleções



África do Sul

Geral. Os Bafana-Bafana temem se tornar o primeiro anfitrião a não passar de fase na história das Copas. E o temor é mais do que justificável. Depois de surpreender e chegar a semifinal da Copa das Confederações, o time não manteve o ritmo. Os maus resultados levaram a demissão de Joel Santana.

Carlos Alberto Parreira assumiu de novo a equipe e só agora parece estar dando uma cara ao time...Os últimos resultados mostram o crescimento da Seleção.



Pontos Fortes. Conta com o apoio da torcida e alguns bons jogadores, como o meia Piennar e o atacante Nomvete. Como todo time treinado por Parreira, deve tentar jogar com posse de bola e nos contra-ataques. O problema é que, sem talento, a fragilidade da equipe deve aparecer....Só a empolgação por jogar em casa ou um possível "apito amigo" podem salvar os Sul-Africanos.



Pontos Fracos. Quase tudo. A defesa não inspira confiança. O meio não tem criatividade e o ataque não é dos mais fortes. Corre sério risco de ser um fiasco...



Tradição em Copas. Só participou de duas Copas. Foi vigésima-quarta em 98 e décimo-sétima em 2002.



Campanha nas Eliminatórias. Por ser o país-sede não disputou as eliminatórias.



Esquema tático. Parreira arma a Seleção em um 4-2-3-1, tentando povoar o meio de campo.



Time-Base. Khune, Gaxa, Mokoema, Booth e Masilela, Dikacoi, Mhlongo, Modise, Piennar e Tshabala, Nomvethe.



Prognóstico. Deve ficar em último lugar no Grupo



México

Geral. O grande objetivo dos Mexicanos é passar as quartas de finais e igualar o melhor resultado já obtido. O lema que a própria imprensa Mexicana usa, porém, já define como essa tarefa será ingrata. "Jogamos como nunca, perdemos como sempre". A equipe é jovem, tem um ataque rápido e técnico e ainda conta com alguns jogadores experientes, como Rafa Marquez e Blanco.



Pontos Fortes. O goleiro Ochoa é garantia de segurança. Rafa Marquez é um dos melhores zagueiros da Copa. E o ataque, com os jovens Giovanni dos Santos e Vela, caindo pelos lados para municiar o veterano Blanco, que fica mais centralizado. Pode surpreender.



Pontos Fracos. Com exceção de Javi Hernández, os demais reservas não vem se mostrando a altura dos titulares. A condição física de Blanco também preocupa. E, o pior de tudo, é o possível cruzamento das oitavas de finais, quando possivelmente, enfrentaria a Argentina...O esquema ofensivo também pode prejudicar o time, pois a equipe fica mais exposta.



Tradição em Copas. Participante assíduo de Copas, vai para a sua décima-quarta. Apesar disso, as melhores participações foram em 1970 e 1986, quando sediou a competição e acabou sendo eliminado naos quartas de finais.



Campanha nas Eliminatórias. Classificou-se sem grandes sustos. Passou com tranquilidade por Belize na primeira fase. Depois ficou em segundo lugar(atrás de Honduras) na segunda fase, em um grupo que contava também com Honduras, Jamaica e Canadá. No hexagonal final, ficou apenas atrás dos Eua.



Esquema tático. Javier Aguirre monta sua equipe em um ofensivo 4-3-3, com dois jogadores abertos pelas pontas e um mais centralizado a frente.



Time-Base. Ochoa, Osorio, Castro, Rafa Marquez e Salcido, Juarez, Guardado e Castro, Giovanni dos Santos, Blanco e Vela.





Prognóstico. Passa as oitavas de final como segundo classificado do grupo. Seu jogo chave será contra o Uruguai. Devrá ser eliminado logo nas oitavas, pois possivelmente, encara a Argentina.



Uruguai

Geral. A rigor, a Celeste só conta com um jogador capaz de desequilibrar uma partida. O atacante Diego Forlán. Isso, somado a tradicional raça(muitas vezes confundida com violencia, pelos jogadores) parecem ser muito pouco para levar o Uruguai as oitavas de final pela primeira vez desde 1990. Será mais fácil vencer a África do Sul e conquistar a primeira vitória desde o 1x0 frente a Coréia do Sul, ainda na fase inicial da mesma Copa de 90...



Pontos Fortes. A defesa tem em Lugano um zagueiro seguro. Porém, o ponto forte da equipe é o seu ataque. Forlán e Suarez(artilheiro do Ajax) formam uma dupla perigosa e eficiente. E ainda contam no banco de reservas com Loco Abreu, prestes a se tornar o maior artilheiro da história da Celeste.



Pontos Fracos. O time é jovem e irregular. A campanha nas eliminatórias, quando só conquistou a vaga na repescagem prova isso. O time muitas vezes confunde a raça com violencia e acaba tendo jogadores expulsos.



Tradição em Copas. Vai para a décima-primeira Copa. Já foi campeão em 1930 e 1950 e quarto colocado em 1954 e 1970. Mas desde então, vem tendo atuações pífias....



Campanha nas Eliminatórias. Terminou como quinto colocado na América do Sul. Com isso, foi obrigado a disputar a repescagem contra a Costa Rica. Em duas partidas muito disputadas, acabou se classificado.



Esquema Tático. Oscar Tabarez escala a equipe em um 3-4-1-2, com a dupla de ataque sendo municiada por Lodeiro.



Time-Base. Muslera, Scott, Lugano e Godin, Erguren, Diego Perez, Maxi Pereira e Alvaro Pereira, Lodeiro, Suarez e Forlán.



Prognóstico. O jogo contra a França será decisivo. Se vencer, pode avançar de fase, caso contrário, dará mais uma vez adeus prematuro. Meu palpite é que termina em terceiro lugar.



França

Geral. Na primeira Copa depois da aposentadoria de Zidane, deve apostar tudo em Ribery. O problema é ver se as excentricidades de seu treinador não irão atrapalhar a caminhada dos "Les Bleus".



Pontos Fortes. Nome por nome, a equipe permanece forte. Não se pode descartar uma Seleção que conta com Ribery, Henry, Evra, Gallas e Anelka. Tem camisa e tradição, o que também pesa muito. Lloris é um dos melhores goleiros do mundo e o time é forte fisicamente.



Pontos Fracos. Apesar dos nomes, a equipe não se encontra dentro de campo. A defesa não passa tranquilidade, tanto que no último amistoso(1x1 contra a Tunísia), Domenech escalou o lateral Abidal para jogar como zagueiro. Além disso, a indefinição tática e a má fase de alguns jogadores(como Henry) pode pesar contra.



Tradição em Copas. Vai para a décima-terceira Copa. Foi campeã em 1998. Vice em 2006. Terceiro 1958 e 1986. Quarta colocada em 1982.



Campanha nas Eliminatórias. Mais uma vez decepcionou os torcedores. Ficou em segundo lugar, atrás da Sérvia, em um grupo que tinha também Áustria, Lituania, Romenia e Ilhas Faroe. Na repescagem venceu a Irlanda na prorrogação, com um gol irregular de Gallas.



Esquema Tático. Raymond Domenech escala a seleção em um 4-2-3-1, que pode virar um 4-3-3- com a posse de bola. Nesse caso, Ribery e Gourcouff chegam a frente pelos lados.



Time-Base. Lloris, Sagna, Gallas, Abidal e Evra, Toulalan e Alou Diarra, Ribery, Gourcouff e Malouda, Anelka.



Prognóstico. Apesar de todas as trapalhadas de seu treinador, deve passar em primeiro lugar do grupo, o que deve evitar um confronto prematuro contra a Argentina. Não deve, contudo, passar das quartas de finais.



Confrontos entre essas Seleções

Aqui vamos dar uma passada nos jogos que já aconteceram entre essas seleções, na história das Copas.



África do Sul x México

Nunca se enfrentaram

França x Uruguai

1966- Uruguai 2x1 França, gols de Pedro Rocha, Cortez e De Burgoing

2002- França 0x0 Uruguai



Uruguai x África do Sul

Nunca se enfrentaram



França x México

1930- França 4x1 México, gols de Laurent, Langiller, Maschinot(2) e Carreno

1954- França 3x2 México, gols de Vincent, Cárdenas(contra), Kopa, Lamadrid e Balcazar

1966- França 1x1 México, gols de Hausser e Borja



Uruguai x México

1966- Uruguai 0x0 México



França x África do Sul

1998- França 3x0 África do Sul, gols de Dugarry, Issa(contra) e Henry



Amanhã estaremos de volta com o Grupo B.

Nenhum comentário: