segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Domingo 20/06 - por Gustavo Román

Paraguai 2x0 Eslováquia


-Depois de optar por uma formação mas defensiva na estréia, o treinador Gerardo Martino escalou a equipe com um 4-3-3, que se tornava em um 4-4-2 com o recuo de Valdez. A Eslováquia por sua vez, jogou no 4-2-3-1.

-Porém, a forte marcação Paraguaia imposta sobre Weiss e Hamsik, os dois organizadores Eslovacos, fez a Albiroja mandar na partida.

-A idéia de jogar com 3 atacantes também surtiu o efeito desejado, já que na partida de estréia, e Eslováquia já tinha tido problemas ao defender contra 3 jogadores mais adiantados. Os Sulamericanos foram muito superiores no primeiro tempo e até demoraram a marcar. Mas através de Vera, inauguraram o marcador.

-No segundo tempo, a Eslováquia tentou inverter de lado seus armadores, mas a péssima atuação de Hamsik impediu qualquer tentativa de reação.

-Já no final da partida, Riveros marcou o segundo gol, matou a partida e encaminhou a classificação Guarani para a próxima fase da Copa...



Itália 1x1 Nova Zelandia

-A Itália entrou em campo em um 4-2-2-2 contra um adversário que entrou em um 3-4-3. A entrada de um terceiro atacante na Azzurra eliminaria a sobra Neozelandesa.

-E a situação ficou ainda mais complicada quando, Smeltz, em impedimento, abriu o placar para os All Whites. Vale ressaltar que assim como na partida contra o Paraguai, Cannavarro falhou nesse lance.

-A Azzurra passou a pressionar muito mais na base da vontade e do coração, mas sentia demais a falta de um meia de criação. Com isso, usava e abusava de bolas cruzadas sobre a área. E, foi uma delas, que o árbitro marcou um penalti em cima de De Rossi. Iaquinta bateu bem e empatou o jogo.

-No segundo tempo, mesmo com as entradas de Di Natale e Camoranesi, nada mudou. A Nova Zelandia se defendia em um 5-4-1 e só melhorou um pouco depois da entrada do jovem Wood, que quase marcou um golaço.

-Depois da entrada de Pazzini, finalmente a Itália adiantou suas linhas, mas mesmo assim pouco fez. Teve oportunidades apenas em chutes de longe, dados por Montolivo e Camoranesi.

-Enfim, foi mais um resultado histórico para os Neozelandeses e mais um vexame para a Azzurra, que fica ameaçada de não conseguir se classificar para a próxima fase. Para evitar o vexame, terão que derrotar a Eslováquia, o que, com a bolinha que eles vem jogando, não será uma tarefa nada fácil...



Brasil 3x1 Costa do Marfim

-O Brasil entrou em seu tradicional 4-2-3-1 e mais uma vez começou mal a partida. Kaká não acertava uma jogada sequer e o time não conseguia se articular. Além disso, sofríamos também com a falta de combatividade de Robinho. Como Michel Bastos já não é conhecido pelo seu poder de marcação, Felipe Melo era o encarregado de dar uma mão por aquele setor, deixando Gilberto Silva centralizado, a frente da zaga e Elano voltando para compor o meio.

-A Costa do Marfim entrou respeitando o Brasil, armada em um 4-1-4-1 e travava nossa Seleção. Jogava até melhor quando os nossos 3 jogadores mais taletntosos se aproximaram.

-O resultado foi uma linda troca de passes e um belo gol de Luís Fabiano, que, com isso encerrava um jejum de 6 partidas sem marcar..

-A partir do gol, começamos a mandar no jogo. As jogadas de Kaká começaram a dar certo. Robinho se aproximava mais de Luís Fabiano, e as tabelas começavam a acontecer.

-O segundo tempo do Brasil foi muito bom. Logo aos 5 minutos Fabuloso fez um gol tão lindo quanto irregular. Com dois toques na mão, esta deveria ser a resposta a Argentinos e Franceses...Mas em uma Copa com tão pouco brilho técnico, irregular ou não, o gol foi uma pintura.

-Quando Kaká começou a trocar de posição com Robinho, saiu o terceiro gol. O camisa 10, deslocado pela esquerda cruzou e Elano completou.

-Com 3x0 contra, os Africanos deram início a carnificina, com entradas duras e desleais sobre jogadores Brasileiros. Primeiro foi Elano, que teve que deixar o jogo. Depois Michel Bastos. Até o sempre calmo Kaká começou a perder a cabeça com a deslealdade dos adversários.

-Em um contra-ataque que não poderia levar, Juan foi obrigado a dar combate na lateral direita, a bola foi cruzada para a área e Drogba em posição legal e exatamente onde o zagueiro Brasileiro deveria estar, cabeceou sozinho, diminuindo a desvantagem.

-Dunga demorou a tirar Kaká do jogo, e com isso, o meia acabou sendo expulso, apesar de na minha opinião, o choque ter sido provocado pelo jogador Africano. Contudo, o nosso camisa 10 já não deveria enfrentar Portugal de qualquer maneira, pois como ele já estava pendurado com um cartão amarelo, não fazia sentido correr o risco de perde-lo para a próxima fase ao escalá-lo em uma partida na qual já jogaremos classificados...

-No final das contas, a Seleção mostrou que tem sim futebol para ser Campeão do Mundo. Foi uma bela vitória sobre um adversário forte, bravo e violento. E que também serviu para garantir a classificação para as oitavas de final por antecipação. O caminho é esse mesmo...

Nenhum comentário: