sábado, 19 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - sábado 19/06 - por Gustavo Román








Gustavo Román, colaborador e integrante da equipe de de esportes da Rádio Futbolleiros.

Holanda 1x0 Japão

-Taticamente, a Holanda entrou no seu habitual 4-2-3-1 mantendo Van der Vaart como o meia aberto pela esquerda(e novamente ele não foi bem por ali). Já o Japão entrou em um 4-1-4-1, com apenas Honda na frente, Matsui encostando um pouco nele e Abe marcando Sneijder.
-Outro problema era o não aproveitamento do enorme espaço a sua frente do lateral esquerdo Gio Van Bronckhorst. Van der Vaart(até por instinto de jogar mais centralizado) derivava da ponta para a meia abrindo o corredor não aproveitado pelo lateral.
-A partir dos 35 minutos, o Japão começa a sair um pouco mais para o jogo, mesmo que timidamente, pois o empate seria um excelente resultado.
-Mesmo com mais de 70% de posse de bola, os Holandeses praticamente não conseguiram criar nenhuma jogada de perigo.
-Com a pouca inspiração da equipe Européia, o primeiro tempo terminou em um sonolento 0x0, já que os Niponicos conseguiam travar a Laranja com sua marcação.
-Na segunda etapa, mais uma vez a Holanda deu sorte de fazer um gol antes dos 10 minutos. Sneijder bateu de fora da área e o goleiro acabou falhando.
-Depois disso, o Japão fez alterações para se tornar mais ofensivo e passou a atuar em um 4-2-3-1, enquanto a Seleção Holandesa, mesmo mais rápida com as entradas de Afellay, Elia e Huntelaar, criava muito pouco.
-No final do jogo Afellay teve duas chances claras de gol mas desperdiçou ambas. Como os Japoneses resolveram não se lançar muito a frente(provavelmente pensando no saldo de gols), a vitória magra acabou sendo o resultado mais justo....
-Mesmo sendo a primeira equipe já matematicamente classificada para as oitavas de finais, a Holanda ainda tem muito a melhorar. E deve melhorar com a entrada de Robben. Já o Japão, enfrentará a Dinamarca no confronto que vale a segunda vaga do grupo com a vantagem do empate. E com o poder de marcação que vem mostrando nessa Copa, pode conseguir...


Gana 1x1 Austrália

-Não foi uma boa partida. Os dois esquemas eram iguais, um 4-2-3-1, com Boateng jogando mais recuado do que na estréia pelo lado de Gana e um pouco mais ofensivo, até pela necessidade da vitória, pelo lado Australiano.
-Holman abriu o marcador para os Socceroos, aos 11 minutos, após falha do goleiro Kingston. Após ter sofrido o gol Gana passou a jogar em um 4-1-4-1 com Boateng atuando como meia pelo lado esquerdo.
-Aos 25, depois de grande jogada de Ayew, Mensah chutou, a bola passou pelo goleiro e Kewell, em cima da linha, esticou o braço para evitar o gol. Penalti e cartão vermelho para o jogador. Na cobrança da penalidade, Gyan bateu bem e empatou a partida.
-Quando todos esperavam uma virada tranquila d Gana, até pela vantagem numérica, o que se viu, especialmente no segundo tempo, foi uma equipe preguiçosa, cheia de toques para o lado e sem poder de fogo.
-Aproveitando-se desse fato, as melhores chances criadas foram da Austrália, que só não venceu a partida por total incopetencia nas finalizações.
-No final das contas, o empate acabou sendo bem melhor para os Africanos, que lideram a chave e jogam por um empate contra a Alemanha na última rodada. Já os Australianos, precisam de uma improvável combinação de resultados para avançar na competição...


Dinamarca 2x1 Camarões

-Após a "rebelião" dos jogadores, Camarões entrou de forma diferente na partida de hoje. Eto'o jogava mais centralizado no ataque e não ficava aberto e perdido na ponta direita. Era um 4-3-1-2.
-E a mudança não tardou para se mostrar acertada. Em 4 minutos, já haviam sido duas oportunidades para a equipe Africana.
-Aos 10, em um passe errado de Cristian Poulsen(que lembou muito o de Lerby contra a Espanha, na Copa de 86), Webo roubou a bola e serviu Eto'o que não teve problemas para marcar o gol.
-Os Leões Indomáveis seguiam melhor na partida, mas tinham um problema que foi muito bem explorado pela Dinamarca. O lado esquerdo da sua defesa ficava completamente exposto, pois o lateral Ekotto subia e não havia a cobertura postada por lá.
-E assim, após um laçamento espetacular de 55 metros do zagueiro Kjaer, Romedhal cruzou para Bendtner empatar a partida.
-Os últimos minutos do primeiro tempo foram emocionantes, com as duas seleções desperdiçando oportunidades...
-No início da segunda etapa, o ritmo da partida caiu um pouco. Mas aos 15, Romedhal, o melhor em campo, aproveitou-se mais uma vez do buraco nas costas de Ekotto e marcou o gol da virada Dinamarquesa.
-A partir daí, mais uma vez o jogo ficou elétrico. Camarões se lançou com tudo para o ataque e a Dinamarca respondia em rápidos e perigosos contra-ataques.
-Os Africanos poderiam até ter empatado ou mesmo virado o jogo, mas pecaram muito na pontaria. Foram 23 finalizações dos Leões contra apenas 13 dos Europeus.
-Com o jogo terminado, Camarões se tornou a primeira seleção matematicamente eliminada da Copa, enquanto a Dinamarca terá que vencer o Japão na última rodada para se classificar. Mas fica a certeza de que, pelo menos por enquanto, esse foi o melhor jogo da Copa....


OBS. Hoje, excepcionalmente, não haverá a Prancheta do Guga, que retorna amanhã, falando do jogo do Brasil...

Nenhum comentário: