terça-feira, 30 de agosto de 2011

Não pode ser o fim! Por Gilmar Siqueira

A histórica derrota por 8x2 para o Manchester United na última rodada da Premier League fez com que a torcida do Arsenal se irritasse de tal forma que passaram até mesmo a contestar o trabalho de Wenger, que está na equipe desde 1996.

Ele mudou a história do Arsenal após a sua chegada, conquistando 3 títulos ingleses e 4 da FA Cup, chegando também à finais de competições europeias. Como se não bastasse isso, por 8 anos consecutivos os Gunners terminaram entre os dois primeiros colocados da Premier.

Logicamente o mítico -e pragmático- George Graham teve bons momentos no comando do Arsenal, mas o time não manteve uma constância e um bom estilo de jogo, o que mudou radicalmente após a chegada do treinador francês.

A verdade é que Wenger abraçou o projeto dos Gunners, sendo um verdadeiro manager e controlando não apenas o time em campo, como também as categorias de base e as contratações, tendo total apoio da diretoria.

Vale lembrar que em 2006 o Arsenal se mudou para o Emirates Stadium, com uma capacidade muito maior que a do Highbury. A construção do novo estádio começou dois anos antes e custou cerca de 430 milhões de libras, visando um lucro futuro, assim como o Old Trafford contribuía muito com a receita do Manchester United.

Mas com tantos investimentos assim, quem sofria? O próprio Arsenal, que não podia fazer grandes contratações. O orçamento era demasiadamente reduzido para isso, foi aí que Wenger se viu forçado a investir nas categorias de base, buscando um mercado ainda mais barato para manter o time.

O mais surpreendente é que ele fez com que os Gunners brigassem sempre no topo da tabela, dando sua cara à tapas depois de qualquer insucesso dos garotos. Sim, mesmo sendo o Arsenal realmente é difícil acreditar que o time brigou por título em tais condições.

E com todos estes problemas, que treinador teria coragem de assumir este clube? Que treinador manteria por tanto tempo um estilo de jogo? Não consigo pensar em nome mais capacitado que o francês. É verdade que ele tinha a obrigação de ganhar a Carling Cup contra o Birmingham, mas os feitos que ele já conseguiu foram maiores.

Sou favorável a uma mudança de projeto, isso é fato. Ainda mais porque o time finalmente tem dinheiro em caixa depois das vendas de Nasri e Cesc Fàbregas. Mas quem precisa estar à frente desta mudança é Arsène Wenger.

Este é o pior Arsenal de toda a "era Wenger". O time segue sofrendo demasiadamente com lesões e perdeu jogadores vitais, precisando mesmo fazer grandes contratações. O novo acionista majoritário, Stan Kroenke, revelou seu total apoio ao treinador francês, mas a única coisa que a torcida exige são os reforços.

Se os Gunners chegarem à quarta posição ao fim desta Premier League, será outro feito histórico, tal é a debilidade do time. A briga do Arsenal é mesmo por uma vaga na Europa League.

Por Gilmar Siqueira

Um comentário:

Nyelder Rodrigues disse...

Grande Gilmar!

Wenger ainda gera bons lucros para o Arsenal. A partir do momento em que os rendimentos financeiros caírem, Wenger cai junto.

E se continuar assim, a bufunfa recebida pelo Arsenal terá redução drástica já nessa temporada.

O risco de demissão é enorme. Caso a equipe seja eliminada na primeira fase da UCL, aposto em uma demissão imediata, sem eira nem beira. Infelizmente.