sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A chave para o título/ Por Gustavo Román

Obviamente que o empate desta noite, diante do Atlético-go, em um São Januário lotado, não fazia parte dos planos Cruzmaltinos. A vitória, deixaria a equipe com três pontos de vantagem sobre o São Paulo e com uma confiança que seria difícil de ser abalada. Porém, nem tudo foi ruim para o Vasco.


Diego Sousa, um jogador que considero a chave para as apirações da equipe carioca consquistar o pentacampeonato brasileiro, voltou a jogar bem e a liderar a equipe. Mais do que isso. Volante de boa técnica, que como muitos são adiantados para atuar como meia, vive a sua melhor fase no ano.

Parte desse sucesso deve-se a um pequeno ajuste tático. Ele passou a jogar mais aberto pela esquerda, onde consegue dessa forma ter um pouco mais de espaço e pode utilizar de sua força física para levar vantagem sobre os marcadores. Ele parece estar mais calmo e com a cabeça mais focada somente em jogar futebol. Como consequência disso, foi novamente convocad para a seleção brasileira.

Mais do que tudo, Diego sabe que precisa da tão sonhada regularidade para se tornar um jogador que faz a diferença. Essa consciência, pode ser a chave para o Vasco levantar o caneco esse ano. O camisa 10 será de fundamental importância e o ponto de equilíbrio de um dos mais fortes candidatos deste campeonato.

Obs. Agora, com as lesões de Fágner e Éder Luis, que formavam o lado direito ( o do desafogo Vascaino) mais do que nunca Diego Sousa terá que chamar para si a responsabilidade de comandar o time na arrancada para o título. Resta saber se ele terá a cabeça no lugar para aguentar esse tipo de pressão.

Neste desenho fica bem clara a liberdade que Diego Sousa tem para se movimentar no ataque do Vasco. Com as ausências de Fágner e Éder Luis (e as prováveis entradas de Allan na lateral e Bernardo no meio), fica evidente o papel fundamental que o camisa 10 terá que desempenhar para que o time continue brigando pelo campeonato.

Um comentário:

Cacá Gouveia disse...

Honestamente acho muito difícil ver o Vasco perder esse título. Se perder, ou será para o Botafogo ou para o São Paulo.

Em relação ao Diego Souza, parece que ele voltou a ser o mesmo dos tempos de Grêmio e Palmeiras, quando fazia a diferença e resolvia a questão para a equipe. Mesmo não sendo meu time de coração, acho legal quando um cara volta a jogar bem num clube brasileiro, ainda mais nesses tempos cuja moda é futebol europeu.