segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mais uma decisão para o Mano/Por Fernanda Salgado

Seleção joga nesta 4ª feira contra a Argentina, decisão do superclássico das Américas



Eu sou o tipo da pessoa que apesar de uma situação estar ruim, sempre acredita que possa melhorar. Por que estou falando isso? Porque acredito que a seleção pode jogar bem e vencer com soberania a Argentina nesta 4ª feira, na decisão do superclássico das Américas. Mano Menezes está longe de merecer elogio, vem fazendo um trabalho confuso desde que assumiu o comando da seleção Brasileira, no ano passado. Mas, algo me diz que o time canarinho jogará um bom futebol contra os hermanos.

Gostei da convocação para o duelo. Só não entendo porque o volante Arouca nunca é lembrado. Isso chega a me irritar, confesso. Claro que se o objetivo é renovar, como o Mano propagou quando assumiu o comando, Kleber, Emerson, Diego Souza, Ronaldinho Gaúcho e Borges não tinham que ser lembrados, se ele fosse coerente, claro. Mas, neste momento, está claro, ele quer segurar seu emprego. Para mim isso mais ficou nítido, quando em uma das perguntas, na coletiva da convocação, disse que tem que vencer o confronto, independente de atuar bem.

Se perder, Mano não vai cair. Mas, se a derrota vier, será mais um ponto negativo na conta do treinador, que vem sendo criticado pela imprensa e pela torcida. A análise é simples. Se ganhar, a imagem que se tem da equipe pouco vai mudar, se perder, o deixará mais longe de ser o comandante do Brasil, na Copa de 2014. Mesmo com todos os fatores negativos, partidas pífias que o time comandado por ele vem fazendo, meu sexto sentido diz que neste jogo será diferente.

Estou curiosa para saber quem ele escalará no ataque, já que o Leandro Damião não foi convocado por causa de uma lesão muscular. Fred ou Borges? Analisando o momento, Borges está infinitamente melhor que o atacante do Fluminense e, como o Neymar jogará, aumenta a chance do matador santista estar entre os titulares. Porém, se ele for coerente (o que ele não vem sendo), escala o Fred.

No comando da seleção, Mano Menezes tem sido uma decepção para mim. Quando ele foi chamado para substituir o Dunga, esperava mais do técnico. Desde a época que ele treinava o Gremio, em 2005, gostava dele, achava que tinha futuro, o queria no meu time. No Corinthians, ele fez um excelente trabalho, montando um time muito bom em 2009, onde ganhou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil daquele ano. Na seleção, eu não consigo entender o que acontece. Ele até começou bem, inovando, chamando os novatos Ganso e Neymar, tão aclamados pela nação, quando Dunga não os convocou para a Copa de 2010.

Devo ser leal com você leitor (a), não dou muita bola para o time canarinho, não torço, sabe? Assisto aos jogos, porque sou apaixonada por futebol. Deixei de torcer desde a saída do Felipão, dali pra frente, perdi a vontade. Acho que não só eu vejo assim, muitos amigos também e, acompanhando as redes sociais, vejo este sentimento entre os fãs de futebol. Para resgatar esta vontade de voltar a torcer pela seleção, só dentro de campo mesmo, quando o time jogar com vontade, ser um pouco mais identificado

Nenhum comentário: