quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paulistas e cariocas, principais duelos da rodada/ Por Fernanda Salgado

Confrontos entre os lideres são os destaques do final de semana



Vasco e Corinthians e São Paulo e Flamengo jogam neste domingo pela 27ª rodada do Brasileirão. Estes dois jogos podem definir o futuro do Campeonato Brasileiro deste ano. Desde o início da competição já se desenhava que o título ficaria entre um time paulista ou carioca, fato que acontece desde 2004.

Apostei neste espaço há dois meses que o Flamengo era o favorito ao título. Errei. Assumo. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo derrapou na competição e, na minha opinião, briga apenas pela vaga na Libertadores de 2012. Para mim, Vasco, Corinthians, São Paulo e Botafogo brigam pela conquista.

O time cruzmaltino e o do Parque São Jorge duelam pela liderança, em São Januário. Apesar do Timão ter melhorado nos dois últimos jogos, quando o Tite mexeu na defesa, aposto numa vitória do time da casa. Diego Souza, que é um jogador instável, criticado por muitos, vem resolvendo para o time do Rio e está jogando o futebol que apresentou em 2007, pelo Gremio, quando surgiu. O Vasco, que venceu a Copa do Brasil, não amoleceu no Brasileiro e vem apresentando o melhor futebol, no momento. No outro duelo, acredito que o Tricolor vença. Tem um excelente ataque e a defesa do Mengo é frágil, jogando no Morumbi, tem obrigação de vencer. É só o Adilson Batista fazer o simples e não ter medo da vitória.

Serei direta. Penso que o título fica entre Vasco e Botafogo. As duas equipes vêm apresentando um bom futebol. O Botafogo, na 4a colocação, tem um jogo a menos, contra o Santos. Entre os dois, arrisco no Vasco, que tem um desempenho melhor fora de casa. O rival não joga da mesma maneira que atua no Engenhão. Além disso, vejo que depois do problema do técnico Ricardo Gomes, a equipé vem mostrando mais empenho em conquistar o caneco.

São Paulo e Corinthians têm duas cartas nas mangas. Luis Fabiano e Adriano, que podem mudar o rumo da competição. Se estiverem em forma, jogarem um pouco do que sabem, decidirão para suas equipes. O atacante do São Paulo deve estrear contra o Flamengo, Adriano ainda é dúvida. Confesso que estou cautelosa com a volta deles na fase decisiva. Eles são excelentes jogadores, não se pode negar, mas cobrar algo, exigir, que eles apresentem resultado agora é exagero. São matadores natos, jogadores de área, mas dependem do físico. E, como ambos vêm de lesões sérias palpitar alguma coisa é precoce.

Comentar algo sobre o Brasileirão é complicado. este é o campeonato de pontos corridos mais equilibrado. Não dá pra cravar quem será campeão. A situação muda a cada rodada. É difícil fazer um prognóstico. Particularmente, prefiro assim. Emoção a cada rodada, e a equipe mais regular vence. Óbvio que o resultado do fim de semana pode não definir algo, mas fortalece muito quem se sair melhor. Não basta vencer os times da ponta e perder pontos bobos em casa. Para ser campeão de um campeonato longo como é o Brasileiro, tem que saber recuperar fora de casa o que se perdeu quando mandante. Por exemplo, o Vasco empatou em São Januário com o Atlético-GO, recuperou-se fora, contra o Cruzeiro.

Um comentário:

santista1 disse...

Também acho que o titulo fica entre Vasco ou Botafogo, espero que fique entre os dois.