sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mais uma rodada do Brasileirão prejudicada pela seleção/por Fernanda Salgado

Dois amistosos do Brasil atrapalham a reta final do campeonato nacional



A seleção do técnico Mano Menezes jogará dois amistosos (data FIFA), hoje contra a Costa Rica e na terça-feira (11) contra o México. Por conta disso, os clubes que estão na ponta do Campeonato Brasileiro serão prejudicados, pois tiveram jogadores convocados. O que esses dois jogos vão melhorar o time canarinho? É chato a cada amistoso ter que repetir o mesmo papo. Como o jogo é calendário FIFA, por que Mano Menezes não convocou apenas jogadores que atuam fora do Brasil, já que a seleção enfrentou dois jogos a Argentina, apenas com atletas atuando no país?

O Botafogo, por exemplo, vai perder o Jefferson para o amistoso e o Loco Abreu para a seleção uruguaia, que disputa as eliminatórias para a Copa de 2014. Como o Brasil já está classificado para a Copa por sediá-la, as datas para os jogos das eliminatórias serão usadas pelo Mano para jogar amistosos. Pensam, se o Brasil não fosse sediar a competição mais importante do futebol, teria que jogar a eliminatória sul-americana, correto? E quando isso acontece, não tem rodada do campeonato nacional, por que não fizeram um calendário igual fazem quando tem eliminatória?

Mano teve bom senso e convocou um jogador de cada clube. Porém, jogares como Neymar, Oscar e Ronaldinho Gaúcho fazem a diferença nos seus clubes. Ontem, o Santos atuou contra o Grêmio, em Porto Alegre, sem Neymar. Ele fez muita falta, assim como vai fazer domingo, contra o Palmeiras. O caso do ídolo santista é mais grave e tem que ser analisado melhor. O menino não teve férias, já que no começo do ano serviu a seleção sub-17. Ele precisa descansar para jogar o Mundial Interclubes no Japão, em dezembro, pelo Peixe. Apesar de jovem, não há corpo que agüente tantos jogos e viagens. Só este ano, Neymar desfalcou o Santos por mais de cem dias servindo o Brasil.

Claro que a seleção brasileira tem que jogar, fazer testes para o Mundial de 2014, mas os clubes quem pagam seus atletas precisam deles na fase derradeira do Brasileirão. O pior é que só os profissionais que atuam dentro das quatro linhas reclamam e os dirigentes dos clubes, que têm que falar algo, ficam calados, abaixam a cabeça, pois precisam do dinheiro da TV. E a emissora está no direito dela de querer jogo da seleção e do campeonato nacional, afinal investe muita grana no futebol.

Vamos torcer para que os atletas convocados não façam falta para os seus times e que o rumo da competição que, é a mais disputa desde que o campeonato começou a ser disputado por pontos corridos, não seja prejudicado e, também, para que o Mano use estes amistosos, contra seleções sem muita qualidade técnica da melhor maneira possível. Na verdade, tínhamos que torcer para que a CBF, junto com a emissora que banca o futebol, fizessem algo para que nem a seleção nem os clubes, que são filiados à Confederação, sejam lesados.

Penso que esta e a rodada do meio da outra semana são favoráveis ao Timão. A equipe do Parque São Jorge, que deve contar com estréia do atacante Adriano, tem tudo para reassumir a ponta da tabela, já que joga duas partidas no Pacaembu, contra o Atlético-GO e Botafogo. Já o Vasco, que está na liderança, atua contra o Internacional e Atlético- PR fora de casa. O São Paulo jogou ontem e apenas empatou contra o Cruzeiro, fora de casa. A equipe do técnico Adilson Batista perdeu mais uma chance de encostar-se aos dois times da ponta da tabela.

Um comentário:

Jonatas Quintino,29 disse...

Realmente é complicado isso, mas por que os clubes brasileiros não vetam a saída dos jogadores? Os clubes da Europa só liberam seus jogadores quando são partidas do calendário da Fifa que é quando os clubes não jogam. Aqui os clubes ja tiveram que liberar os jogadores para as partidas contra a Argentina,