segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Santos vence o Palmeiras em um jogo chato/Por Fernanda Salgado

O Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0 na Vila Belmiro, com gol do artilheiro do Brasileiro Borges, que não marcava há dois jogos, e colocou fim ao jejum de sete jogos sem vencer a equipe do Palestra Itália. O Peixe não ganhava do Palmeiras desde a semifinal do Paulista de 2009, quando em pleno Parque Antartica, o time da Vila Belmiro venceu por 2 a 1 o alvi-verde. Nestes dois anos e meio, foram cinco vitórias do Verdão e dois empates. Apesar da vitória, o jogo foi horroroso, com poucas oportunidades de gol, baixa qualidade técnica.

O primeiro tempo é algo a ser esquecido pelas duas equipes. Chutões, bicões, parecia jogo de várzea, deu sono. Já na segunda etapa, a equipe do técnico Muricy Ramalho voltou melhor, fez o goleiro Deola trabalhar. Penso que o Felipão errou ao tirar o atacante Maikon Leite, apesar de não ter ido ao gol, dado perigo ao time santista, ele é veloz, com a defesa do Santos cansada, ele daria mais poder de fogo ao ataque palestrino.

Gostei muito do zagueiro Bruno Rodrigo, substituto do capitão Edu Dracena, que estava suspenso. Ele foi muito bem na antecipação e nas jogadas aéreas. Claro que jogar contra o fraco Palmeiras não é parâmetro, mas desde que o Bruno chegou ao Santos, no início de 2010, mostrou bom futebol. Teve duas contusões sérias, uma pena. Que este jogo seja o primeiro de muitas partidas boas dele. Adriano foi outro jogador do Santos que merece destaque. Ele tem que ser titular.

Sem Arouca e sem Neymar, o alvinegro da Vila Belmiro perde muito na qualidade do passe e no ataque. Tem que levar isso em consideração. O resultado positivo espanta de uma vez por todas a segunda divisão. Com mais duas vitórias o Santos pode dar por encerrado o Brasileirão e o técnico Muricy Ramalho focará o Mundial, que começa daqui a dois meses.

Peço ao treinador santista que dê folga ao Neymar. Estou muito preocupada com o desgaste físico dele. O príncipe da Vila não teve férias, vem de uma maratona, com jogos do Santos e da seleção. Ele merece um descanso de uns dez dias. Outro que merece um descanso é o lateral Danilo, que jogou o Mundial sub-20 pelo Brasil. Este é o momento de ver quem está desgastado e fazer um trabalho especial.

Sobre o Palmeiras, devo dizer que, sinto pena do técnico Luis Felipe Scollari, do goleiro Marcos, do volante Marcos Assunção e da torcida. Como este time é horroroso, tenebroso, feio demais. Olha onde os dirigentes do Palmeiras deixaram a situação chegar. O time só não está brigando para não cair por causa do técnico. Sério, se os dirigentes palestrinos não se unirem em prol do time que dizem amar, a situação vai ficar crítica em 2012. Acorda, diretoria palmeirense.

O próximo compromisso do Santos será nesta quinta-feira (13), às 20h30, contra o Atlético Mineiro, fora de casa. Para o duelo, o Peixe conta com as voltas do zagueiro Edu Dracena e do volante Arouca, que cumpriram suspensão ontem. E, do atacante Neymar, que estava na seleção brasileira.

Nenhum comentário: