segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Salvem o Palmeiras!/ Por Fernanda Salgado

Brigas políticas vêm atrapalhando o departamento de futebol do clube


Não sou palmeirense, mas tenho carinho e respeito pela Sociedade Esportiva Palmeiras e por dois profissionais que hoje trabalham lá. Marcos e Luiz Felipe Scolari. Tenho o Marcão como ídolo, exemplo de caráter e honestidade, coisa rara de se ver no futebol atual, onde o dinheiro está acima de tudo e de todos. Admiro o Felipão por tudo que ele fez pelo Brasil na Copa de 2002, sendo o técnico que trouxe o penta para o Brasil, pegando o time desacreditado um ano antes da Copa, levando à conquista máxima do futebol.

Como e quando a crise que se instalou pelos lados da Turiassu vai acabar? Quando os homens que brigam pelo poder vão entender que o Palmeiras está acima deles e essa guerrinha de vaidade só prejudica a instituição, criando ambiente ruim, que visivelmente atinge o futebol? Desculpem, mas, não compreendo como os dirigentes conseguem deixar o clube que dizem amar em segundo plano e pensar neles em primeiro lugar.

O Palmeiras é uma bagunça sem tamanho. Jogador que vai a público criticar o vice-presidente. Aí, o time empata com dois jogadores a mais, ele culpa o treinador dizendo que ele só treina uma jogada durante a semana. Claro que o elenco palmeirense é limitado. O time só não briga na parte debaixo da tabela porque o Felipão é o técnico. Agradeçam a ele, torcida alvi-verde.

Sábado, a equipe conseguiu empatar com o lanterna e quase rebaixado América-MG no Canindé. Olha aonde o Palmeiras chegou. E como acabar com esse tumulto que virou o Palmeiras? Organizando-se internamente. Os homens fortes do futebol e os que dizem ser oposição precisam deixar a guerrinha de vaidade de lado e pensar no problema que o clube vive. O time não conquista um título importante desde 1999, quando foi campeão da Libertadores. Sim, eu sei que o campeonato Paulista de 2008 foi conquistado pelo alvi-verde, mas esta conquista conta pouco para o torcedor.

A falta de conquista de título afasta os novos torcedores, com isso a instituição vai perdendo torcida, conseqüentemente os patrocinadores vão se afastando, aí vira uma bola de neve. Quem vai querer investir numa bagunça como esta? Eu, sinceramente não sei como isso irá acabar. Vendo de longe a situação, penso que se o Felipão sair do clube, o barco vai afundar de vez, aí, torcedor palmeirense, só rezando.

Nos últimos anos, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho e agora Felipão treinaram o Verdão. Três técnicos renomados, considerados por muita gente os melhores do Brasil, não conseguiram dar jeito no time dentro de campo. Será que a culpa é deles? Claro que não. A briga interna está deixando o departamento de futebol nesta turbulência.

Um recado aos dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras. Unam-se em respeito ao nome do Palmeiras, que é imenso. Parem de olhar para si e olhem para o todo, o clube. O Palmeiras caminhando bem, vocês serão lembrados também, os nomes de vocês serão enaltecidos por terem feito um bem ao time que dizem amar.

Salvem o Palmeiras. O nome do clube é forte, não pode de maneira alguma ser tratado com desprezo, descaso. O associado e o torcedor não merecem tamanha decepção. O Palmeiras que, durante muitos anos, era um esquadrão dentro de campo, cedeu vários atletas para a seleção brasileira, hoje é lembrado por ser ridicularizado pelos rivais. É isso que vocês querem para vocês e para os filhos e netos? Acordem enquanto é tempo.



Fernanda Salgado

Nenhum comentário: