quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Santos perde terceira partida seguida, desta vez para o Grêmio, em Porto Alegre/Por Fernanda Salgado

O Santos foi à Porto Alegre e foi derrotado por 1 a 0 pela equipe do Grêmio. A partida foi válida pela 11ª rodada da competição. O Peixe começou o jogo sendo massacrado pelo tricolor gaúcho. O time comandado pelo Celso Roth, o segundo melhor do segundo turno do Brasileirão, começou avassalador, explorando o lado esquerdo da defesa santista, com o bom jogador Mario Fernandes.


O goleiro Rafael, melhor santista em campo, tentou até onde deu evitar o gol do time do Sul, mas não deu. Aos nove minutos da primeira etapa, o meia Douglas chutou, Rafael espalmou e Marquinhos cruzou para Brandão, que de cabeça fez único tento da partida. No decorrer do primeiro tempo, o Santos foi se acalmando e começou a entrar na partida. Ibson perdeu dois gols.

Na segunda etapa, o time do Sul voltou melhor. Rafael continuou fazendo milagres e salvou o Santos de tomar mais gols. Muricy logo sacou o meia Ibson, que não vinha fazendo uma má partida e colocou o atacante Renteria, voltando com o esquema 4-3-3. Em seguida, Elano saiu machucado (de novo) e no seu lugar entrou o volante Henrique.

O problema do Santos é a falta de um camisa 10, não tem quem organize as jogadas pelo meio. Elano que poderia fazer esta função, vive um péssimo momento. É lesão atrás de lesão. O que acontece com o jogador santista? Muricy que, já deu algumas chances ao jovem Felipe Anderson parece não querer arriscar com o garoto e, com isso, sem Ganso, que está no DM, o Santos vem fazendo péssimas partidas.

Não é só a ausência de um 10 o problema santista, o sistema defensivo, setor que o técnico Muricy Ramalho sempre ajustou nos clubes que comandou, vem falhando. O lateral Léo, ídolo de uma parte da torcida vem sofrendo muito com a maratona de jogos. É nítido que não dá para o atleta jogar todos os jogos, como vem acontecendo. Éder Lima, contratado para substituí-lo, fez uma partida ruim contra o Fluminense. Sem ter quem colocar no lugar, Muricy Ramalho não tem muito que fazer. A solução é armar um esquema que os laterais possam avançar, pois, tanto Danilo quando Léo são bons no apoio. Será que jogar com três zagueiros melhoraria alguma coisa?

Espero que esta queda de rendimento, oscilação que o time alvinegro vive, não prejudique a equipe para o Mundial, em dezembro. Não quero que o Santos passe o que o Internacional passou em 2010. A equipe colorada levou o Brasileiro na “brincadeira” e chegou fora do pique para a competição intercontinental. Este é o momento do excelente Muricy Ramalho entrar em ação e mostrar para o grupo que o Brasileiro mesmo não valendo nada tem que ser usado como motivação para o Mundial.

Para o duelo contra o Palmeiras, domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro, o Peixe não terá Neymar, servindo a seleção, Arouca e Dracena suspensos. E, provavelmente, não contará com Elano que saiu do jogo sentindo a coxa direita. O Santos estacionou nos 35 pontos e está na 13ª colocação, com um jogo a menos, contra o Botafogo, que será realizado no próximo dia 19, na Vila Belmiro.

Nenhum comentário: